Algumas mudanças em diversas classificativas marcam as principais alterações de uma prova que mantém a estrutura de 2009.
Depois de ter regressado ao calendário do Campeonato do Mundo de Ralis – WRC em 2009, o Vodafone Rally de Portugal mantém o convívio com as mais importantes competições mundiais, entre 27 e 30 de Maio do próximo ano, levando às estradas do Algarve e do Baixo Alentejo os maiores nomes dos grandes ralis internacionais.
O Vodafone Rally de Portugal será pontuável para nada menos do que seis campeonatos: os já existentes WRC – Absoluto e WRC – Junior, a que se juntam o recém criado S-WRC para pilotos de veículos S2000, Taça FIA WRC para equipas com viaturas S2000, Ford Fiesta Sporting International Trophy e, logicamente, para o Campeonato de Portugal de Ralis, o que desde logo – e à semelhança do que sucedeu na edição de 2009 – deixa antever uma lista de inscritos bem recheada.
A prova tem organização do Automóvel Club de Portugal (ACP), o patrocínio da Vodafone Portugal, Turismo de Portugal, BP Ultimate, Hertz, Essilor e o apoio das Câmaras Municipais de Almodôvar, Faro, Loulé, Ourique, S. Brás de Alportel, Silves, Turismo do Algarve e Turismo do Alentejo.
A edição de 2010 conta com 3 etapas e um percurso total de aproximadamente 1223 km, integrando 18 provas de classificação que perfazem 355 km, o que representa 30% do itinerário do rali.
Graças à disponibilidade manifestada desde a primeira hora pela administração do Parque das Cidades relativamente à utilização dos excelentes recursos do Estádio Algarve, esta infra-estrutura desportiva voltará a ser o centro nevrálgico do rali.
De salientar que a super especial do Estádio Algarve será disputada novamente por duas vezes, uma logo a abrir a parte competitiva da prova, na quinta-feira, dia 27 de Maio, agora em horário nocturno, com início previsto para as 21h20, o que permitirá uma ainda maior adesão de espectadores, e a segunda a encerrar esse mesmo quadro competitivo, no domingo, dia 30 de Maio, antecedendo a cerimónia de consagração dos vencedores.
O Vodafone Rally de Portugal manterá uma estrutura global semelhante à da edição de 2009, embora apresente algumas novidades em termos de traçado.
A primeira etapa, que se inicia com a super especial do Estádio do Algarve e se prolonga por sexta-feira, dia 28 de Maio, tem uma dupla passagem por 3 classificativas:
SANTA CLARA, um troço com quase 23 km nos concelhos de Almodôvar e Ourique, será realizado nesta edição em sentido contrário ao utilizado em 2009, ano em que foi introduzido na prova.
OURIQUE, com cerca de 20 kms, decorre nos concelhos de Ourique e Almodôvar. Mantém-se o início da prova no Rio Torto, mas o final foi antecipado em cerca de 3 kms devido aos trabalhos de asfaltamento previstos para a estrada de acesso à Azilheira,
SILVES, com 21,5 km e integralmente disputado no concelho de Silves, não sofre qualquer alteração.
Do programa da segunda etapa, a disputar no sábado, dia 29 de Maio, constam mais três provas especiais de classificação a percorrer por 2 vezes:
ALMODOVAR, totalmente disputada no concelho de Almodôvar, surge este ano numa nova versão com um pouco mais de 26 km. A principal novidade desta classificativa reside no facto de se iniciar cerca de 3 km antes daquilo que é habitual, permitindo a montagem de uma Zona Espectáculo muito interessante na povoação de Santa Clara.
VASCÃO regista uma evolução na parte final do traçado, agora com mais de 25 km, que se inicia perto de Dogueno, no concelho de Almodôvar, e termina em Besteiros, no concelho de Loulé.
S. BRÁS DE ALPORTEL mantém inalterado o seu percurso de 16 km, que decorre totalmente no concelho de S. Brás de Alportel. Sendo a mais curta classificativa do Rally de Portugal, é também a única cujo percurso se mantém inalterado desde que a prova se estabeleceu na região sul do país.
A terceira e decisiva etapa, que terá lugar no domingo de manhã, dia 30 de Maio, inclui uma dupla passagem por duas classificativas, para além da já referida super especial no Estádio Algarve:
FELIZES é a nova designação do anterior troço do Malhão, com um pouco mais de 21 km, e que surge agora reformulado na parte final de um percurso que se distribui pelos concelhos de Silves e de Almodôvar
LOULÉ, com cerca de 22,5 km, decorre totalmente no concelho de Loulé, e mantém-se inalterado relativamente à última edição da prova
A cerca de cinco meses da realização da prova, a organização do Vodafone Rally de Portugal continua a trabalhar de forma afincada para que a competição possa revestir os mais elevados padrões de qualidade e segurança, de forma a corresponder aos comentários positivos que equipas, pilotos, media, autoridades desportivas e promotor fizeram à edição de 2009 e que justificaram a confiança depositada na competição pela ISC, entidade promotora do WRC, com a qual o ACP assinou recentemente um acordo válido para a inclusão do Vodafone Rally de Portugal até 2012.
Sem comentários:
Enviar um comentário