terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ken Block também de Fiesta S2000.

Depois de muito espectáculo com o Subaru Impreza o piloto Ken Block irá este ano pilotar um Ford Fiesta S2000 no Campeonato Americano.


O Fiesta possui um novo design radical e a Monster Energy preenche bem a figura do carro que será visto em ação pela primeira vez este fim-de-semana em Atlanta no Sno Drift Rally.

Depois de ter sido confirmado a sua presença no WRC com um Ford Focus RS preparado pela M-Sport, Block vai de certeza ser um bom meio de divulgação para a marca visto que tudo o que se associe ao piloto é de certeza espectácular especialmente na América.


Provas a disputar por Ken Block em 2010 com o Fiesta:

Janeiro - Sno Drift Rally Atlanta
Fevereiro - Rally dos 100 Acre Wood Salem
Abril - Olympus Rally Olympia
Maio - Oregon Trail Rally Hood River
Junho - Susquehannock Trail Performance Rally Wellsboro
Julho - Inglaterra Forest Rally Newry
Julho/Agosto - X Games, em Los Angeles


O vídeo abaixo revelam também a programação do Monster World Rally Team para o ano de 2010.


Ângelo Ribeiro

sábado, 23 de janeiro de 2010

Vinyes, piloto oficial da Suzuki Ibérica

O andorrano Joan Vinyes é desde esta manhã piloto oficial da Suzuki Ibérica.


Joan Vinyes visitou esta manhã as instalações da Suzuki Ibérica para assinar o contrato com a marca, que vai representar a Espanha no Campeonato de Rally de asfalto em 2010 com o objectivo de conquistar a recém-criada Copa da Espanha de 2 rodas motrizes até 2.000 cc. Para isso, Vinyes terá á sua disposição um Suzuki Swift S1600. Juan Lopez Frade, Gerente Geral da Suzuki Ibérica, mostrou-se satisfeito com o acordo realizado, afirmando "com a criação da copa de tracção dianteira pela parte da Federação, a Suzuki aconselhou-me a nomeá-lo e não poderíamos ter escolhido piloto melhor do que o Joan para levar a cabo esta missão ", disse ele.

Da mesma forma, Joan Vinyes estava optimista antes do novo projeto, comentando "É um prazer voltar a correr para uma marca oficial, especialmente, para a Suzuki, uma marca é muito envolvida em ralis. Espero corresponder às expectativas e conquistar o título no final do ano ".

O programa terá inicio no Rally Vilajoiosa, prova de abertura do Campeonato de Espanha de 2010 e a gestão técnica será confiada ao especialista galego AR Vidal.

Ângelo Ribeiro

Vouilloz quer mais provas no IRC com a Skoda

Nicolas Vouilloz não quer que o seu terceiro lugar no Rali de Monte Carlo seja apenas a sua única aparição com a equipa Skoda Motorsport este ano no Intercontinental Rally Challenge.


O piloto francês, campeão do IRC em 2008, terminou em terceiro lugar no primeiro na primeira prova deste ano com o Skoda Fabia S2000 da Skoda France. Foi a primeira vez que o piloto conduziu uma máquina Checa nesta competição e foi a primeira vez que teve no seu lado direito o navegador Benjamin Veillas.

Vouilloz, afirmou: "Gostaria de agradecer a Skoda France por esta oportunidade de competir nesta prova mítica. Quanto ao resto da temporada nada está decidido, mas gostaria de ter possibilidade de ajudar a equipa novamente, talvez, nos ralis a disputar em asfalto na segunda metade da temporada. Eu gosto do carro, é muito competitivo, mas não há mais nada previsto para além deste rali que disputei".

Ângelo Ribeiro

Circuito do Monte com pilotos praticamente confirmados

A temporada de 2010 de ralis tem a sua abertura no Circuito do Monte, organizado pelo Clube Desportivo do Nacional.


Já estão praticamente confirmados nomes bem conhecidos dos ralis na madeira, e destacam-se os seguintes: Vítor Sá com um Peugeot 207 S2000, João Magalhães em Lancer Evo X, Filipe Freitas também em Evo X, Miguel Nunes com um Peugeot 207 S2000, António Nunes em Evo X, Samir Sousa tripulando um Renault Clio S1600, Dinarte Baptista com um Citroen C2, Duarte Ramos em Peugeot 206 S1600, Vasco Nóbrega num Toyota Carina. Para além destes espera-se que outros também inscrevam-se.
No Clube Desportivo Nacional conta com 7 duplas, Miguel Nunes, António Nunes, João Magalhães, Filipe Freitas, João Silva, Luís Serrado e João Ferreira levam assim nas suas viaturas o símbolo do Clube Desportivo do Nacional.
Resta acrescentar que quem quiser inscrever-se no Troféu Centenário CD Nacional precisa de enviar o boletim de inscrição até ao dia 15 para Talento Sem Limites - Promoção de Eventos Desportivos, Lda Rua Ponta da Cruz, Loja 14ª 9000-103 Funchal, juntando a fotocópia de livrete e título de propriedade da viatura a utilizar, fotocópia da carta de condução do piloto e fotocópia do B.I. ou C.C. do piloto ou navegador.

Texto:Milton Nunes

Autocross/Crosscar das Amendoeiras em Flôr 2010


Falta já pouco mais de um mês para o arranque da temporada 2010 do Off-Road nacional que, como já vem sendo hábito, se iniciará com o Autocross/Crosscar das Amendoeiras em Flôr nos próximos dias 27 e 28 de Fevereiro em mais uma realização do Foz Côa Automóvel Clube.

Ficam de seguida o Boletim de Inscrição e o Regulamento da prova:

Regulamento Autocross/Crosscar Amendoeiras em Flôr

Boletim de Inscrição Autocross/Crosscar Amendoeiras em Flôr

Ângelo Ribeiro

B. Magalhães: "Cumpri um sonho de criança."

Uma demonstração extraordinária de Bruno Magalhães e Carlos Magalhães na recta final do Rallye de Monte Carlo, marcada pelas passagens no infernal Col du Turini, permitiu à equipa portuguesa Peugeot Total a proeza de estrear-se com um 7º lugar e arrecadar os primeiros pontos, no arranque da época 2010 do IRC (Intercontinental Rallye Challenge).


Foi a melhor classificação de um piloto português neste rali, nas últimas décadas. À partida para a 78ª edição do mais célebre rali do mundo, as últimas quatro classificativas da prova seriam as mais exigentes e difíceis, pelo que os pilotos encararam com ansiedade esta noite, enquanto o muito público aguardou o desenrolar do rali com grande expectativa.

O resultado sempre imprevisível da passagem pelo Col du Turini e pelas estradas estreitas e encadeadas da classificativa (PEC 12 e 14), bem como da que se seguiu (PEC 13 e 15) deixou todas as equipas apreensivas, mas foi precisamente aí que os campeões portugueses desferiram um ataque, ao volante do seu Peugeot 207 S2000 e coroaram de êxito a estreia nesta prova, colhendo os primeiros pontos (2) da sua aventura internacional, além dos elogios da imprensa estrangeira.


Bruno Magalhães: “Cumpri um sonho de criança ao vir correr a Monte Carlo! À partida interessava-nos ficar no ‘top 10’, pelo que estou muito feliz com este 7º lugar e sinto que os objectivos foram totalmente cumpridos. Se tivéssemos um pouco mais de experiência num rali tão difícil em termos de afinações e com tanta variedade na escolha de pneus, teríamos ido ainda mais longe.”

Carlos Barros, Director Desportivo: “Estou muito contente com o trabalho de toda a equipa. O Bruno e o Carlos portaram-se lindamente, não houve um único erro nem um arranhão no carro, o que é notável num rali como estes. Fizeram uma prova muito inteligente e não podia ter sido melhor. Sentimo-nos orgulhosos e estou certo de que todos os nossos patrocinadores podem também orgulhar-se por esta aposta de trazer um português ao IRC.”

Peter Solberg testa o seu novo C4 WRC

Petter Solberg, que recentemente anunciou o seu regresso na Noruega à Citroën no WRC 2010, tem vindo a testar o seu novo Citroen C4 WRC 2009, pela primeira vez na Suécia no dia de ontem.

Solberg está no dia de hoje a competir no rali Finnskogsvalsen em Torsby com sua nova aquisição, que chegou de França, dois dias antes, enquanto se prepara para o Rally da Suécia no próximo mês.


Solberg afirmou, no seu blog: "Só ainda tive um primeiro contacto com o carro, mas é simplesmente espectacular! É totalmente diferente do carro que eu tinha no ano passado. Quero dizer, o equilíbrio é bom mas a aderência é surpreendente.

Agora só tenho uma coisa a dizer - " Rali da Suécia - aqui vou eu! "


Ângelo Ribeiro

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Hirvonen venceu e Bruno Magalhães termina em sétimo.

Cumpriu-se a estreia de sonho para o Ford Fiesta S2000. O novo carro da marca norte-americana terminou o Rali de Monte Carlo na primeira posição, pelas mãos de Mikko Hirvonen, sendo secundado pelo Skoda Fabia S2000 de Juho Hanninen.


Bruno Magalhães também terminou o Rali numa excelente posição, ao ficar com o sétimo posto final, já que os cerca de 19 quilómetros da última tirada não foram suficientes para o português passar Guy Wilks, com este a terminar apenas 20,9 segundos à sua frente na geral.


Com efeito, o piloto português ainda perdeu mais algum tempo na derradeira especial, mas o que conta é o resultado final e esse é tanto mais de salientar, na medida em que Magalhães nunca havia tripulado numa prova com estas características.

Classificação Top 8

1-HIRVONEN Mikko Ford Fiesta S2000 4:32:58,5
2-HANNINEN Juho Skoda Fabia S2000 + 01:51,4
3-VOUILLOZ Nicolas Skoda Fabia S2000 + 03:19,1
4-SARRAZIN Stéphane Peugeot 207 S2000 + 07:25,5
5-KOPECKY Jan Skoda Fabia S2000 + 08:48,7
6-WILKS Guy Skoda Fabia S2000 + 09:24,5
7-MAGALHAES Bruno Peugeot 207 S2000 + 09:45,4
8-VIGION Jean-Sébastien Peugeot 207 S2000 + 13:33,5

Abandono de Wittman

O momento do toque de Franz Wittman que levou Bruno Magalhães a recuperar a 8ª posição.



Ângelo Ribeiro

Rali de Trás-os-Montes/Carnaval 2010

Iniciado como Rali de Chaves, esta nossa prova disputada anualmente pelo Carnaval,viu diversificado o percurso, sendo a designação modificada para um mais abrangente título : Rali de Trás os Montes.
Volta agora de novo às origens, isto é à cidade de Chaves.


Escolhemos para base, as modernas instalações do Hotel Casino, onde ficaremos alojados e decorrerá também o jantar de distribuição de prémios.
Não faltam motivos de interesse neste Rali de Trás os Montes / Carnaval 2010.
Para além da vertente desportiva – razão principal da prova – encontrará também alguns motivos de interesse cultural.
Procuraremos dar a conhecer um pouco do país real, profundo, menos conhecido, reino maravilhoso, a paisagem de Barroso onde impera a água, o silêncio das aldeias, o verde dos campos.
Em Montalegre visitaremos o Ecomuseu de Barroso, recentemente inaugurado, tendo como objectivo a interpretação dos valores culturais e naturais do território barrosão.
O Castelo de Montalegre no topo de um monte granítico será também visitado.
Após o almoço teremos oportunidade de conhecer as ruínas do Mosteiro de Santa Maria de Júnias (século XII).
Segue-se Tourém, aldeia medieval, comunitária, associada à fundação de Portugal e com a situação curiosa da linha da fronteira penetrar em território espanhol, daí dizer-se que Tourém é um dedo português metido na Galiza.
Seguiremos alguns quilómetros por estradas espanholas até reentrar em Portugal a caminho de Chaves.
O ex-libris deste Rali é indiscutivelmente o baile de Carnaval, que este ano terá lugar no Casino de Chaves.
Esperamos como sempre a originalidade das fantasias que darão alegria e descontracção ao nosso Carnaval...

Ângelo Ribeiro

Rali TT Serras do Norte com inscrições abertas

Numa altura em que estamos a pouco mais de um mês da abertura do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, o Motor Clube de Guimarães tem tudo a postos para a sua 18ª edição do Rali TT Serras do Norte, que será disputada nos dias 19 e 20 de Fevereiro em Macedo de Cavaleiros.


Um percurso muito concentrado com cerca de 146 km percorrido por duas vezes pelos concorrentes, onde o prazer da condução está desde já garantido. A zona de Podence (a povoação dos famosos Caretos de Macedo de Cavaleiros) será o palco da Super Especial com 7,8 kms, que também será percorrida por duas vezes, e a soma das duas passagens ditará a ordem de partida para o percurso selectivo, que terá o seu início e final no mesmo local.

O Inverno rigoroso não tem poupado as estradas da Região Transmontana, mas os Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros não se tem poupado em esforços para ter os pisos em muito bom estado, tal como vem acontecendo nas últimas edições desta prova.

A ZA será nas excelentes condições oferecidas pelo Parque de Exposições de Macedo de Cavaleiros, local onde volta a estar instalado o centro nevrálgico deste rali TT.

Como vem acontecendo, o Motor Clube de Guimarães preocupa-se com o público, e serão criadas várias zonas para o efeito ao longo do percurso selectivo.

As inscrições encerram no dia 10 de Fevereiro, e os preços são muito atractivos face aos anos anteriores.

CAM Apresentou a 2ª edição do Rali de Barcelos




Agendada para os dias 12 e 13 de Fevereiro, a segunda edição do Rali de Barcelos foi apresentada ao final da tarde desta quinta-feira no auditório da Câmara Municipal que dá nome à prova.Como novidades para esta edição,regista-se a disputa em apenas um dia bem como a especial de Courel-Cristelo que será percorrida pela primeira vez. De resto,apenas algumas pequenas alterações na estrutura dos troços,para além da mudança do centro nevrálgico que passa agora a ser a Câmara Municipal de Barcelos onde estará também instalada a sala de imprensa.Pontuável para o Campeonato Open de Ralis,Campeonato Júnior,Troféu de Clássicos,Troféu Modelstand e Troféu Fastbravo,a organização,a cargo do Clube Automóvel do Minho, espera este ano continuar a ter a maior lista de inscritos das provas da modalidade tal como sucedeu em 2009.
Nesta apresentação,Barbosa Ferreira começou por agradecer:“Mais uma vez o empenho da autarquia barcelense,bem como das juntas de freguesia do concelho,pois sem isso era impossível organizar a prova”.O presidente do CAM agradeceu ainda:“Ao Motor Clube de Barcelos e aos Motogalos que estão connosco nesta organização”,acrescentou antes de explicar todos os pormenores deste Rali de Barcelos.Por seu turno,o vice-presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting congratulou-se pelo empenho da autarquia e agradeceu-o,fazendo votos para que:“Tudo corra bem e penso que sim,pois confiamos na experiência que o CAM tem.Além disso,acho gratificante ver uma prova que
pode ter um recorde de inscritos”,concluiu Hugo Ribeiro.Por fim,Miguel Costa Gomes explicou que o seu interesse pelo Desporto Motorizado começou:“Pela corrida que fiz há pouco tempo em Braga e pelo gosto que o Hélder Pimenta me incutiu”.O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos considerou ainda:“Ser este rali uma grande atracção que contribui para o desenvolvimento económico da região,bem como para o lazer dos barcelenses.Gostei ainda da ideia de ter um carro com as nossas cores oficiais e que divulgou a prova,eBarcelos.Por fim,apelo aos presidentes das juntas de freguesia que sensibilizem as populações para o aspecto da segurança”.Miguel Costa Gomes agradeceu ainda a todos os envolvidos na organização e não esqueceu de referir:“O prémio José Tavares,piloto barcelense que já não está entre nós.Será uma homenagem que lhe queremos fazer entregando este troféu ao melhor piloto de Barcelos na prova”,concluiu o autarca que está a bordo de um dos carros“zero”da prova.
Este Rali de Barcelos começa com a disputa das especiais de Carvalhal/Goios(5,13 km),Carvalhas/S.
Eulália(9,60 km)e Moure/Adães(5,00 km).Depois de uma passagem pelo Parque de Assistência,tem lugar a primeira passagem pela especial espectáculo Barcelos.Esta, com 6,40 km,será disputada bem no centro da cidade à semelhança do ano passado.
Depois,tem lugar os troços Courel-Cristelo(11.50 km),Vila Cova/Vilar do Monte(6,65 km),este um pouco mais curto,e Panque/Alvito(11.00 km),que cresceu cerca de quatro quilómetros.Por fim,tudo terminará com nova passagem pela especial espectáculo Barcelos,já na noite de sábado pelas 21h00,mas desta vez com os concorrentes a cumprirem o traçado por ordem inversa.Ao todo serão percorridos 171,47
quilómetros,com 61,68 dos quais,a serem cronometrados.


Datas importantes:

Abertura das inscrições: 7 de Janeiro
Fecho das inscrições: 4 de Fevereiro
Reconhecimentos: 6 e 7 de Fevereiro das 09h00 às 18h00;
Especial Barcelos no dia 13 das 09h00 às 12h30
Toda a informação da prova está disponível em www.camminho.com

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Armindo Araújo testou em asfalto

Armindo Araújo esteve esta semana em Itália, nos arredores de Sanremo, onde ao longo de três dias fez cerca de 750 quilómetros ao volante do Mitsubishi Lancer Evo X da Ralliart Itália, carro que vai tripular já no próximo mês no Rali da Suécia. Este foi o primeiro ensaio da temporada do Campeão do Mundo de Ralis Produção e o piloto regressou da região da Ligúria bastante satisfeito.


Depois de no primeiro dia ter feito cerca de 150 quilómetros, os dias seguintes foram mais longos, mas o piloto português estava muito contente. “De facto, estes ensaios abriram boas perspectivas para a época que se avizinha, pois ao longo dos três dias não conhecemos qualquer problema mecânico e sinto que o Mitsubishi está ainda mais competitivo. Testámos várias coisas ao longo dos três dias e os resultados foram sempre positivos, pelo que sinto que estamos no caminho certo”, explicou o tirsense.

No regresso a Portugal, o Campeão do Mundo de Ralis Produção estará este sábado na entrega de prémios da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, sendo que será agraciado com o mais alto galardão da instituição, o Prémio César Torres. “Receber um prémio com o nome de uma pessoa que tanto deu ao automobilismo nacional e tanto fez pela modalidade é sem dúvida uma honra para mim”, conclui Armindo Araújo.

Texto:José António Marques

Nasser Al-Attiyah na moda do Fiesta S2000

Trinta e dois dos melhores pilotos de rali do Médio Oriente a vão ompetir no Rally Internacional do Qatar e esta tarde viram a bandeira de partida em Doha Corniche oficializada por Mohammed Ben Sulayem, Vice-Presidente da FIA e nove vezes campeão do Rally International do Qatar.
Com exceção de Khalifa Saleh Al-Attiyah do Qatar e Faris Bustami da Jordânia, cada piloto na lista de inscritos inicial teve o seu início oficial, mas houve uma série de atrasos na Ford com os Ford Fiesta S2000 de Sheikh Khalid Al-Qassimi e Nasser Saleh Al-Attiyah.

A equipa descobriu uma falha na afinação no carro novo e enfrentou uma corrida contra o tempo para que Khalid pudesse ter o carro em funcionamento antes do início da cerimonia. "Suponho que estas coisas acontecem com carros novos", disse Al-Qassimi. "É melhor que aconteça antes do rali do que numa prova oficial."

"Consegui passar meia hora ou mais ao volante do novo carro ontem e fiquei impressionado", disse Al-Attiyah. "Tivemos alguns problemas iniciais, mas que é de se esperar, num projeto novo. Eu quero usar o Ford no Médio Oriente, porque este é o carro que será utilizado no futuro do WRC. Este rali não será fácil, mas vou tentar o meu melhor. "

No começo do dia, vários pilotos tinham aderido Nasser Khalifa Al-Attiyah oficiais para a pré-conferência de imprensa no QMMF. "Estamos orgulhosos de sediar a primeira rodada do Médio Oriente FIA de Ralis e aguardamos a executar o que esperamos venha a ser um rali segura e bem sucedida", disse Al-Attiyah.

O Presidente do QMMF também aproveitou a oportunidade para homenagiar Nasser Saleh Al-Attiyah, com uma coroa de louros por terminar em segundo lugar na semana passada no Rally Dakar na América do Sul.

Ângelo Ribeiro

Kris Meeke out.

O campeão em título está fora do rali de Monte Carlo depois de embater numa ponte.
Veja o video.


Ângelo Ribeiro

Hirvonen continua a "Fiesta" em Monte Carlo

Mikko Hirvonnen lidera o Rali de Monte Carlo, e Bruno Magalhães caiu para 7ºda geral.

A décima especial - última do dia - foi ganha pelo francês Sébastien Ogier, que foi o mais lesto a percorrer os cerca de 22 quilómetros de troço cronometrado, batendo Nicolas Vouilloz por 5,5 segundos. Com isso, Ogier reforçou o derradeiro lugar do pódio, dispondo agora de 24 segundos de avanço sobre Vouilloz e poderá mesmo passar a centrar as suas atenções na passagem ao segundo lugar.
O terceiro na especial foi Juho Hanninen, com o piloto do Skoda Fabia S2000 a conseguir superiorizar-se a Mikko Hirvonen, quarto, mas apenas por 1,4s. Face a estes resultados, a diferença entre ambos na geral cifra-se nos 47,7s, com o piloto finlandês a manter-se na melhor posição para oferecer um triunfo ao Fiesta logo na estreia do novo carro.

No entanto, se o Ford Fiesta S2000 parece firme na liderança, o segundo posto pode ser alvo de disputa, já que Ogier entra para o terceiro e decisivo dia a 22,6s de subir mais uma posição. E a julgar pelo ritmo evidenciado por Ogier, a hipótese de passar Hanninen é uma possibilidade bem real. Amanhã, saber-se-á a resposta.
Bruno Magalhães continua 'são e salvo' no Rali de Monte Carlo, numa prova que a cada troço mais problemas 'coloca' aos pilotos, inclusive os mais experientes, com as diferenças no final de cada troço a serem algo anormais, fruto, especialmente, das diferenças entre as escolhas de pneus que permitem que um piloto que realize uma má especial num troço, possa ter os melhores pneus para a seguinte. Neste contexto, não é de estranhar que o líder da prova, Mikko Hirvonen, 'leve' 27.7s de Sébastien Ogier e quase vinte de Juho Hanninen, e noutros seja ele que dá cartas.

Na nona especial, Sébastien Ogier venceu, deixando Juho Hänninen a 9.2s. Jan Kopecký foi terceiro a 11.1s, enquanto Franz Wittmann, em Peugeot 207 S2000, foi quarto, a 24.7s. Mikko Hirvonen foi apenas sexto, confessando que os dois homens que o perseguem na classificação arriscaram bem na escolha de pneus, que curiosamente foi distinta: Hänninen rodou sem pregos nos pneus e Ogier levou pregos pequenos. São no mínimo curiosas as abordagens distintas, que resultam em prestações tão díspares de troço para troço é assim o Monte Carlo.

Na geral Mikko Hirvonen continua na frente, agora 'apenas' com uma vantagem de 49.1s sobre Juho Hänninen. Sébastien Ogier passou Nicolas Vouilloz na classificação geral, e já é terceiro, a 1m17.8s do líder. Nicolas Vouilloz é agora quarto a 1m36.3s, e na quinta posição está Stéphane Sarrazin, já longe da luta pela vitória, a 5m55.8s, do líder. Quatro pilotos a lutar pela vitória, num rali onde o Ford Fiesta S2000, que se estreia nesta prova está a surpreender ao não dar o mínimo problema a Mikko Hirvonen.

Nas hostes lusas, Bruno Magalhães caiu de quinto para sétimo em duas especiais, sendo passado por Stéphane Sarrazin e Franz Wittmann, que realizou um excelente nono troço, onde obteve o quarto tempo da especial. O piloto português continua com uma toda que o tem colocado à margem dos problemas, mas para isso arrisca muito pouco, o que 'paga' em tempo. Com estas condições, é a melhor estratégia para um 'rookie' na prova e vai pagar dividendos no fim do rali.

Clasificação Geral

Fotos Rali Montelongo



Mais uma excelente galeria de fotos de bons momentos "molhados" vividos por, Bruno Fernandes no Rali de Montelongo.



Isabel Bento

Fotos Rali Montelongo


Aqui fica uma galeria de fotos do Rali Montelongo vividos por, Bruno Fernandes.





Isabel Bento

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O melhor de Ken Block em 2008



Ângelo Ribeiro

CPR 2010: Vitor Pascoal só em "part-time"?

A menos de dois meses do arranque do Campeonato de Portugal de Ralis, Vitor Pascoal está indeciso em relação ao programa que fará esta temporada, sendo apenas certo o carro a utilizar: o Peugeot 207 S2000.

"A escolha do Peugeot é óbvia, é o carro que possuo e tenho de o rentabilizar, mas apenas se conseguir apoios" referiu Pascoal. No entanto o projecto ainda não está definido nem garantido, encontrando-se "em conversações com os patrocinadores."

Neste momento há duas opções em cima da mesa: "ou aposto no CPR, tal como nas épocas anteriores, ou então faço um conjunto de provas seleccionadas do CPR e aposto em uma ou duas provas no estrangeiro."

A possibilidade de não disputar o campeonato todo, começa logo pela mudança de piso do Rali Torrié. Vitor Pascoal afirma que "não pensei que se fizesse uma alteração destas a menos de dois meses do início do campeonato, mas afinal confirmou-se mesmo!" Ou seja, uma chamada telefónica apenas para saber os planos de Pascoal para 2010, acaba numa longa conversa sobre a prova inaugural do campeonato.

Vitor Pascoal relembrou uma afirmação partida da FPAK, de que o desporto automóvel é para quem tem dinheiro, "não é mentira, isto é um desporto caro, é para quem tem dinheiro, sem duvida. Quem não tem não corre!", explicou. E apresenta o seu exemplo, "estou com dificuldades em arranjar patrocínios para a temporada, se não os conseguir arranjar, o mais certo é que não faça o campeonato todo e dispute apenas alguns ralis. Não posso exigir que o campeonato seja reduzido para metade só porque não tenho dinheiro para o fazer todo."

Para o piloto, este problema do desporto automóvel ser apenas para quem tem poder financeiro, tem duas faces, a dos pilotos e organizadores. Mas, aparentemente, a questão apenas se aplica "aos pilotos, quando os organizadores não tem possibilidades financeiras de realizar uma prova, altera-se o campeonato e os pilotos que paguem a factura. São sempre os mesmos a pagar a factura..." Pascoal relembra que "pilotos e equipas lutaram muito para que o campeonato tivesse duas partes, conseguiu-se isso e durante anos respeitou-se esse principio de organização, mas agora esquece-se essa divisão numa questão de semanas para resolver o problema de um organizador."

A discussão em torno desta questão tem gerado argumentos de todos os lados, mas o piloto de Amarante faz questão de acrescentar que "o argumento do número de quilómetros não convence, porque a esse número de quilómetros em terra não tem correspondência em pontos. Posso somar 55 pontos em asfalto e 40 pontos em terra, isto se garantir só vitórias." No entanto, fez questão de frisar que "a posição Targa Clube, sem asfalto não havia rali. Então para minorar esta desiquilibrio criado, que compromete a divisão que vigorou durante anos, havia a possibilidade de passar o rali para a fase de asfalto. Porque razão não fizeram isso? Se o rali é em asfalto, porque razão não foi colocado junto dos ralis de asfalto mantendo o esquema de divisão dos tipos de piso?"

Para concluir, o vice-campeão do CPR de 2009 explicou ainda o seu caso. "Eu tenho duas opções, ou compro agora evoluções, ou compro apenas no verão. Se comprar agora, corro o risco de ter o carro desactualizado quando vier a fase de asfalto, se comprar apenas no verão, corro o risco de ser batido pelos novos N4 já no Torrié, pois o meu carro tem apenas as evoluções de 2008. Isto só acontece, porque há uma prova fora do lugar, este rali deveria ser colocado na fase de asfalto. Mas o que também interessa salientar, é que isto não se resume a ser fácil mudar um carro de asfalto para terra, não é só mudar amortecedores em 1 hora, é mudar muito mais que isso, é mexer em muita coisa e é testar. Tudo isto custa dinheiro, custa e demora muito mais que mudar 4 amortecedores."

Vitor Pascoal rematou: "Se o organizador não tem dinheiro, não há problema, passa-se o custo para os pilotos e equipas! Mas pronto, se calhar nem vou ter dinheiro para correr, por isso provavelmente não terei direito de reclamar."


Texto:José António Marques

Excelente estreia para Bruno Magalhães

Aos comandos do Peugeot 207 Super 2000, Bruno Magalhães e Carlos Magalhães foram os primeiros de 63 concorrentes a arrancar hoje para a etapa inaugural do Rallye de Monte Carlo. À apreensão inicial por irem “abrir” as difíceis estradas com neve e gelo, sem quaisquer referências de trajectória, a dupla da Peugeot Total respondeu com concentração absoluta e um excelente ritmo, chegando com brilho, em sexto lugar da geral, ao final do primeiro dia de prova.

Bruno Magalhães chegou a Monte Carlo a encarar o rali como uma aprendizagem mas, ao adaptar-se bem às classificativas duras de hoje, respondeu com mestria, desde muito cedo, ao pelotão internacional do IRC, com tempos entre os oito pilotos mais rápidos e cotando-se como o melhor ‘rookie’ (estreante) da prova.

“O balanço deste primeiro dia é muito bom. Não esperava estar em 6º lugar já na primeira etapa. Não foi um dia fácil porque fomos os primeiros na estrada e infelizmente alguns espectadores lançaram neve para o troço, o que não veio ajudar nada. Como somos estreantes optámos sempre pelas soluções mais seguras, quer em pneus, quer em ritmo. Sinto que poderia ter arriscado mais em alguns locais, mas a nossa estratégia não é essa.”

Com 144,8 km contra o cronómetro, a etapa começou de forma especial com o regresso do rali à histórica classificativa do “Burzet” (27,27 km), seguindo-se a “St. Pierreville – Antraiques”, a mais longa de todo o rali, com 45,17 km. Se na primeira especial Bruno Magalhães enfrentou “placas de gelo e de neve que obrigaram a constantes mudanças de ritmo, na segunda tudo correu muito bem, apesar do imenso nevoeiro”, e o piloto português conseguiu em ambas o 8º melhor tempo.

Hirvonen lidera em Monte Carlo

Mikko Hirvonen e Sebastien Ogier, os dois pilotos do Mundial de Ralis, dividiram entre si as vitórias nas especiais de hoje. Hirvonen lidera com uma vantagem já algo confortável, mas não sobre Ogier, que se atrasou na 3ª especial devido a um despiste que terá sido provocado pela neve colocada na estrada pelos espectadores (uma mania já muito antiga!) e que mesmo assim terminou a etapa em quinto.


Se não fosse isso os dois pilotos ocupariam os dois primeiros lugares, mostrando que afinal ainda haverá alguma diferença, mesmo com carros semelhantes, entre os bons pilotos do WRC e os (também bons) do IRC. Algo para confirmar (ou não) nos próximos dias. Algo que também já se percebeu é que o Fiesta é um carro muito bem nascido...

O campeão em título do IRC, Kris Meeke depois de um início algo titubiante, devido a um set up do 207 pouco correcto, recuperou e é agora segundo mas já a mais de 40 segundos de Hirvonen.

Em terceiro está Juho Hanninen, o primeiro da armada Skoda, já a um pouco mais de 1 minuto de Hirvonen, sendo que grande parte desse tempo foi perdido na última especial, onde ficou a 39s de Ogier e a 19 de Hirvonen.

Na quarta posição vem Nicolas Vouilloz que esteve algo discreto, sem grandes rasgos mas também sem cometer erros. Na próxima etapa terá que "dar mais ao pedal" pois tem Ogier já relativamente perto.

Em sexto terminou o "nosso" Bruno Magalhães que tem demonstrado uma boa adaptação a um rali em que é tudo novo para ele. Não cometeu erros nem excessos, e aproveitando os problemas dos outros, entre eles Kopecky que sofreu um furo e Sarrazin que teve problemas no 207, está numa excelente classificação.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Video on-board Andrej Jereb Rally Monte Carlo



Ângelo Ribeiro

Gardemeister na frente, B. Magalhães 12º para já.

Toni Gardemeister, ao volante de Punto Abarth, foi o mais rápido na 1ª especial, na frente de Nicolas Vouilloz.

Mikko Hirvonen foi quinto com o Fiesta S2000, enquanto o piloto português cedeu 2,8s em oito quilómetros de troço, dos quais seis estavam com muito gelo, depois de ter utilizado pneus com pregos pela primeira vez na sua carreira, perdendo muito tempo nos primeiros 1.800 metros da especial, ainda 'só com asfalto molhado. A especial já fez 'vítimas'. Kris Meeke e Sébastien Ogier furaram rodas dos seus Peugeot 207 S2000.
Bruno Magalhães assegurou há pouco a 12ª posição na estrada para a primeira etapa do Rali de Monte Carlo, depois de obter precisamente essa posição na especial de abertura do Rali de Monte Carlo.

Desapontamento nas hostes do piloto de F1 da Renault, Robert Kubica, que terá ficado pelo caminho com um falha no motor do Clio R3, desconhecenod-se se irá conseguir partir amanhã. Amanhã de manhã, o Burzet para abrir o apetite...


Tempos
1º GARDEMEISTER Toni Abarth Grande Punto S2000 06:54,2
2º VOUILLOZ Nicolas Skoda Fabia S2000 + 00:01,2
3º KOPECKY Jan Skoda Fabia S2000 + 00:02,1
4º MEEKE Kris Peugeot 207 S2000 + 00:04,2
5º HIRVONEN Mikko Ford Fiesta S2000 + 00:05,1
6º HANNINEN Juho Skoda Fabia S2000 + 00:02,2
7º WITTMANN Franz Peugeot 207 S2000 + 00:00,3
8º WILKS Guy Skoda Fabia S2000 + 00:03,8
9º BOUFFIER Bryan Subaru Impreza WRX STI ---
10º SARRAZIN Stéphane Peugeot 207 S2000 + 00:01,8
11º OGIER Sebastien Peugeot 207 S2000 + 00:01,3
12º MAGALHAES Bruno Peugeot 207 S2000 + 00:02,8
13º ORSAK Jaroslav Skoda Fabia S2000 + 00:10,0
14º VIGION Jean-Sébastien Peugeot 207 S2000 + 00:00,1
15º JEREB Andrej Peugeot 207 S2000 + 00:10,5
16º CERNY Jan Renault Clio R3 + 00:01,8


Texto: Autosport

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Novo Impreza da Prodrive

A Prodrive lançou a versão N2010 do Impreza e está confiante que o carro é tão competitivo como um S2000.


Um novo restritor de 33mm, de acordo com as últimas regras da FIA que pretendem aproximar a competitividade dos N4 à dos S2000, novos injectores e uma electrónica recalibrada contribuem para aumentar a potência do motor em cerca de 20 cavalos, ao mesmo tempo que aumentam a resposta em toda a curva de rotações.

Os amortecedores Ohlins têm agora um curso maior e todo o conjunto da suspensão foi reforçado.


Segundo Grahan Prew, director comercial da Prodrive, “as alterações no motor e na suspensão fazem com que o N2010 seja de longe mais competitivo do que o seu antecessor. Na terra o Impreza está certamente ao nível de qualquer S2000 mas é no asfalto que o aumento de performance do motor fará do N2010 uma alternativa credível a um S2000 mas com um preço que é cerca de 50% mais baixo e com custos de manutenção significativamente mais baixos.”

O custo do carro ultrapassa os 135.000,00€. Se os resultados comprovarem as expectativas da Prodrive, então a relação custo/benefício dará mesmo que pensar.

Rali Montelongo - Video



Ângelo Ribeiro

Manuel Coutinho venceu Rali Montelongo.

A temporada de 2010 do Campeonato Open de Ralis já arrancou com o Rali de Montenlongo, marcado por chuva abundante, contribuindo para a existência de muitas saídas de estradas.


A primeira prova do Open de Ralis foi ganha por Manuel Coutinho, que fez um excelente rali do principio ao fim, não dando qualquer hipótese aos seus adversários. O candidato à vitória seria Ricardo Costa, mas foi obrigado a abandonar devido a problemas de mecânica, e seguidamente uma saída de estrada, com o seu Mitsubishi.
Na segunda posição da geral ficou classificado Daniel Ribeiro, que venceu o Desafio Modelstand. A encerrar o pódio ficou André Pimenta, na estreia do Mitsubishi Carisma GT.
Entre os clássicos, Pedro Couceiro venceu.

Os 10 mais rápidos:

1º Manuel Coutinho/Manuel Babo - Mitsubishi Lancer Evo VI -32m51,5s
2º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães - Peugeot 206 GTI - a 1m41,2s
3º André Pimenta/Marcos Gonçalves - Mitsubishi Carisma GT - a 2m29,8s
4º Pedro Ortigão/Mário Castro - Peugeot 206 GTI - a 2m36,6s
5º Sérgio Arteiro/Estefânio Pinto - Peugeot 206 GTI - a 3m17,3s
6º Tiago Almeida/Ricardo Matos - Mitsubishi Lancer Evo IV - a 3m21,4s
7º Rui Salgado/Luís Godinho - Peugeot 306 GTI - a 3m25,4s
8º André Castro/Pedro Magalhães - Citroen C2 - a 3m27,3s
9º Luís Bastos/Paulo Marques - BMW M3 - a 3m54,3s
10º Diogo Salvi/Filipe Carvalho - Mitsubishi Lancer Evo VI - a 3m54,3s

Texto:Emanuel Gomes

sábado, 16 de janeiro de 2010

Vila Real: 2010 promete mais e melhor.

O 43º Circuito Automóvel de Vila Real será apresentado sábado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) como um dos maiores eventos a realizar no Norte este ano. Com um novo orçamento, a prova nortenha vai ter novidades em 2010.


Paulo Costa, director geral da Global Sport, entidade que promove o evento, disse à agência Lusa que este ano se vai assistir a uma verdadeira revitalização o evento, esperando que possam deslocar-se à prova mais de 250,000 pessoas. Para cumprir as regras de segurança da FIA e conseguir a tão desejada internacionalização da prova, a autarquia vai também iniciar em breve os trabalhos de repavimentação e construção das novas "boxes" e na zona da mítica recta de Mateus.

Fazendo este ano parte do programa "Douro de Emoções", com 750 mil euros para serem gastos na promoção, em conjunto com outras actividades da região, Paulo Costa referiu ainda que, para além das provas do calendário nacional da FPAK, estão a ser negociadas duas provas internacionais de velocidade: uma de GT e outra para viaturas clássicas, prova que o ano passado foi um fiasco e ficou a baixo das expectativas.

O Circuito de Vila Real decorre este ano de 19 a 20 de Junho e as corridas da cidade são organizadas pelo Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), a Câmara Municipal de Vila Real e a Global Sport.

Texto: Sergio Fonseca

Dani Sordo inscrito no Rally Arctic Lapland

O piloto espanhol Dani Sordo, vai participar no Rally Arctic Lapland a disputar nos dias 29 e 30 de Janeiro de 2010 com o Citroen C4 WRC.


Sordo foi inscrito pela Citroen Junior Team, e irá juntar-se novo companheiro Kimi Raikkonen, formando uma equipa com dois carros. Este rali serve de preparação para o Rally da Suécia, primeira prova do WRC que se inicia uma semana depois.

Numa lista com 73 inscritos aparecem nomes como Georg Gross (Ford Focus WRC), Jarkko Miettinen (Skoda Fabia S2000), Michal Solowow (Peugeot 207 S2000), Kosti Katajamaki (Mitsubishi Lancer Evo) e o pai de Jari-Matti Latvala, Jari Latvala na classe histórica, com um Ford Escort RS.

Ângelo Ribeiro

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Apresentação Nupel Rally Team

A temporada de 2010 já teve inicio para a Team Nupel e o novo Ford Fiesta S2000 já rodou por estradas galegas. Os pilotos tiveram o seu primeiro contacto com o novo veículo e ficaram muito satisfeitos com a sua prestação.


Xevi Pons vai participar na S-WRC com um Fiesta S2000 assistido pela M-Sport que terá a sua estreia no Rali do México entre 5 e 7 de Março.
Por outro lado o campeão de ralis de asfalto, Sergio Vallejo deixa o seu potente Porsche GT3 para defender o título no Campeonato de Espanha com o Fiesta S2000.
Um outro Fiesta irá ser entregue a Álvaro César Muñiz-Blanco para disputar também o Campeonato de Espanha.



A apresentação desenrolou-se sobe a supervisão directa de Malcom Wilson, que se deslocou à Galiza para seguir de perto as evoluções dos pilotos e conhecer pessoalmente o funcionamento da Team Nupel.

Ângelo Ribeiro

Equipa motivada para Montelongo.

A equipa dos comissários de Braga irá apostar de novo no Campeonato Regional de Ralis Norte, após um ano onde se conotou entre as mais rápidas. Com meios limitados, e podendo apenas estar à partida das provas de asfalto, quer do Regional Norte quer as que coincidam com o Open de Ralis, a equipa Paulo Silva / Sofia Mouta tem como objectivo para prova o de terminar o rali e, se possível, dentro do TOP5 do regional.

Para Paulo Silva “com o mau tempo que se fez sentir durante o domingo espero que no dia do rali já não haja neve e gelo, só vamos treinar o Rali na próxima sexta feira e espero que já esteja tudo a 100% nos troços se não vamos ter um rali muito difícil para o nosso carro”

Paulo Silva contará, mais uma vez, com Sofia Mouta, também comissária de Pista, que conta já com o título regional de ralis norte reservado aos navegadores. Para Sofia “O rali não é fácil e o mau tempo que se tem abatido na região será de certeza o maior adversário para todos os concorrentes. Para nós, com o BMW tracção traseira será ainda mais complicado, mas confio plenamente que o Paulo estará entre os mais rápidos de entre este tipo de carros”

A dupla espera que o público compareça em massa ao rali, para o qual estará reservada muita animação fruto da extensa e de grande qualidade lista de inscritos onde se destaca esta dupla com o seu BMW 325i verde e amarelo.

Texto: OrlandoCompetições
Fotos: Isabel Bento

Rallye Torrié marca regresso ao asfalto.

A prova organizada pelo clube do Porto, volta a abrir as hostilidades dos ralis Nacionais, e apresentará uma mudança radical em relação ás últimas edições, pois o Targa Clube vai fazer desenrolar a sua prova em piso de asfalto, o que no fundo será um regresso ás origens. O rali vai para a estrada nos próximos dias 5 e 6 de Março, (Sexta-feira e Sábado) de novo nos Concelhos da Póvoa de Lanhoso e de Vieira do Minho, que reafirmam assim a sua aposta no apoio a este evento que marcará o arranque do campeonato de Portugal de Ralis.

Esta mudança já tem vindo a ser mencionada em diversos órgãos de Comunicação Social e no meio automobilístico, e portanto, a novidade já não é nesta data total. E foi a partir deste tema que se lançaram várias questões a Fernando Batista, o Presidente do Targa Clube que agora reproduzimos e que servem como pequeno avanço à apresentação oficial do evento que em breve será agendada.

- Quando estamos a menos de dois meses do Rallye Torrié 2010, quais as suas perspectivas para a prova?

F.B.- Que seja uma edição que lembre os muitos ralis em piso de asfalto que o Targa Clube realizou nas mais de quatro décadas de existência do clube. As vicissitudes do desporto de tempos a tempos levam-nos a ter de enfrentar mudanças. Sempre estivemos aptos a dar resposta, creio eu com resultados positivos, e este é mais um desafio que vamos enfrentar, sempre em prol dos ralis e dos objectivos a que o clube se propõe.

- O que motivou esta mudança para o asfalto no ano de 2010?

F.B. – Apenas uma questão motivou esta mudança, os elevados encargos necessários para a recuperação e manutenção dos pisos em terra que como sabemos exigem das autarquias envolvidas um elevado esforço financeiro, nomeadamente e de forma mais incisiva, à autarquia de Vieira do Minho, responsável pela zona da Serra da Cabreira onde se realizavam mais quilómetros. Objectivamente falando, se um clube organizador pudesse interromper a efectivação das suas provas e retomá-las mais tarde sem implicações, seria muito mais fácil. Neste caso concreto, cabe ao clube gerir as dificuldades que se lhe deparam e encontrar as soluções que lhe parecem ser as mais correctas e viáveis para continuar em frente nos seus objectivos.

- Porque é que só hoje se tornou público que o rali é em asfalto?

F.B. – Toda a logística inerente à prova, e particularmente no capítulo da segurança e na relação com as autoridades competentes, assim como a consequente aprovação do regulamento da prova levam o seu tempo e não permitiram ao Targa Clube anunciar previamente e oficialmente tal alteração. Apenas quando todas as entidades se pronunciaram, e se deixou de ter expectativas e passamos a ter certezas, foi possível tornar públicas as opções para o rali, o que hoje efectivamente acontece.

- Contudo a prova ao ser realizada em asfalto acarreta uma necessidade de meios diferente, certo?

F.B – Obviamente um reforço nos meios humanos e técnicos enquadrados no esquema de segurança da prova. A sensibilização junto das populações e localidades por onde o rali decorrerá vai crescer. Os meios humanos na generalidade serão em maior número, o que acarretará também outros custos, neste caso, a cargo do clube. Em contrapartida, a tranquilidade de em caso de condições climatéricas adversas, sabermos que a possibilidade de termos de gerir situações críticas quanto ao piso é bastante mais pequena num rali de asfalto. Já tivemos no passado exemplos muito recentes que nos demonstram isso.

Com a divulgação do regulamento geral da prova ficou já a conhecer-se a estrutura geral do rali, e onde já se pode ver o programa proposto para os dois dias de competição, programa esse que será pormenorizado na apresentação oficial do Rallye Torrié que decorrerá em breve.

Rali Rota do Medronho

Desde que a Escuderia Castelo Branco confirmou com as Câmaras Municipais de Oleiros e Proença-a-Nova, a realização em 20 e 21 de Março, da primeira edição do Rali Rota do Medronho, a contar para o Campeonato Open de Ralis 2010, que a animação e o entusiasmo das gentes dos referidos concelhos não para de aumentar, impulsionadas pela dedicação dos seus responsáveis autárquicos.

O reconhecimento das classificativas vai iniciar-se ainda antes do final do mês de Janeiro, para permitir a conferencia atempada do percurso e a produção do “road-book”, que deverá estar concluído em finais de Fevereiro, altura em que também será estabelecido todo o esquema de segurança da prova, como sempre optimizado pela experiencia de um clube com mais de 40 anos de tradição em Automobilismo Desportivo, particularmente em ralis.

De qualquer forma, o regulamento da prova já está disponível no site da FPAK e indica que o Rali Rota do Medronho inclui 76km de Provas Especiais, divididas por quatro passagens duplas por Oleiros (5km) e Urraca (14,9km) durante a manhã e depois Proença-a-nova (8,5km) e Pergulho (10,6km), para encerrar a competição durante a tarde.

Inicia-se assim o anunciado “upgrade” da prova do Campeonato Open de 2010 – que também conta para o Campeonato de Portugal Júnior de Ralis, Troféu Nacional de Clássicos, e Campeonato Regional de Ralis - Centro e ainda para o Desafio Modelstand e Troféu Fastbravo – mas mais notícias irão sendo divulgadas pelo nosso centro de comunicação, sempre que achemos que os progressos efectuados assim o justifiquem…

Trofeu de Ralis Clubes de Trás-os-Montes

O Clube Automóvel de Vila Real, Clube Automóvel da Régua e Clube Automóvel de Vilarandelo, vão este ano pela primeira vez juntar-se, com o objectivo de contribuírem para melhorar a participação dos Pilotos interessados em participar nas suas provas, pontuáveis para o Campeonato Regional Douro de Ralis e Campeonato Open de Ralis, organizando para isso um Troféu que engloba 4 provas de asfalto.

Rali Município de Sabros 27 / 28 de Fevereiro C. Automóvel da Régua
Rali Rota do Folar 3 de Abril C. Automóvel Vilarandelo
Rali do CAVR 22 / 23 de Maio C. Automóvel de Vila Real
Rali de Vila Real 20 / 21 de Novembro C. Automóvel de Vila Real

As provas terão um sistema de pontuação previsto no Regulamento do Troféu, este já aprovado e disponível no site da pela FPAK, estando para já garantidos 2400€ de prémios monetários a distribuir em função da classificação final, para além de Troféus para os 12 Pilotos melhor classificados assim como para os Navegadores.
A inscrição no Troféu é gratuita, apenas sendo necessário que os interessados mencionem nos Boletins de Inscrição das provas em que participem, que pretendem pontuar para o mesmo.

Mais informações devem ser solicitadas através do E-mail trofeuralisclubestransmontanos@gmail.com

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Rali Montelongo - Video

Aqui fica o vídeo de 2009 do rali montelongo pela MotorNonStop.


Ângelo Ribeiro

ERC 2010 - Montalegre

Nos dias 30 de Abril, 1 e 2 de Maio irá realizar-se mais uma vez em montalegre uma prova do Europeu de Ralicross. Esta prova que conta com a organização do CAVR inicia a época do ERC.
Adivinha-se um fim-de-semana em cheio com a presença de todos os inscritos para o campeonato.



Ângelo Ribeiro

AUTOMÓVEIS ANTIGOS E TODO TERRENO ABREM ÉPOCA 2010

Com a realização a 27 e 28 de Fevereiro próximo do II Passeio de Automóveis Antigos Cidade de Chaves, daremos inicio às actividades previstas para o corrente ano.
O programa, quase na sua totalidade delineado, será divulgado muito em breve, uma vez que vamos estar limitados ao número de pessoas participantes, apenas 70, e vamos ter necessidade de atempadamente proceder a reservas quer de restaurantes, quer de unidade hoteleira.

Contudo, é possível adiantar desde já, que a 27 vamos, com saída de Chaves, almoçar a Alturas do Barroso, na Casa do Ferrador, e que o jantar será na cidade dos Imperadores, na tradicional Adega do Faustino. Para descanso e almoço de Domingo, a escolha recaíu no Hotel Rural Quinta de Samaiões. A manhã será preenchida com duas a três visitas culturais a pontos de interesse da cidade.
No fim de semana que se vai seguir estaremos de volta com o TT, vamos para a 4ª edição do TT No Feminino/Rádio Brigantia, que mais uma vez vai ser solidário com uma IPSS local, tal como na anterior edição.

Estão nesta altura a ser desenvolvidas várias acções no sentido de assegurar a presença da madrinha da edição de 2008, a quem rogamos o favor de convidar mais algumas adeptas desta modalidade para estarem presentes ne edição deste ano.
Como vem sendo habitual será um passeio turístico, de média dificuldade, e que terá como cenário percursos em terra à volta do concelho, sempre à descoberta das maravilhas que em tão grande número, podemos apreciar no Nordeste Transmontano.

Fonte: NAC

Luís Bastos- Ganhar ritmo e dar espectáculo.

Depois de uma temporada em 2009 com altos e baixos a dupla Luis Bastos/Paulo Marques, que terminou a apenas dois pontos do podio no final da epoca no CRRD, vai tentar novamente este ano chegar mais longe com o seu sempre espectacular BMW M3.


É já neste fim-de-semana que se vai iniciar a época com o Rali Montelongo e apesar de nunca ter disputado este rali o piloto espera terminar a prova e ganhar ritmo "É a primeira vez que vou disputar este rali, pelo que o principal objectivo é chegar ao fim e voltar a ganhar ritmo competitivo.
Para já não vamos pensar em grandes resultados embora tentando sempre o melhor possível e proporcionando algum espectaculo ao público".

Ângelo Ribeiro

Armindo Araujo defende titulo.

Armindo Araújo já sabia desde o fim da passada semana que vai poder defender o seu título de Campeão do Mundo de Produção, e para tal conta este ao com o novo Mitsubishi Lancer Evo X, carro que, em conjunto com a Ralliart Itália, irá ajudar a desenvolver, estando previsto para esse efeito vários testes.


As aturadas negociações com os seus patrocinadores deram frutos. "Tenho de agradecer aos meus patrocinadores, TMN, Galp, MCA, Mitsubishi e agora a um novo parceiro que se junta a nós, a Lusitânia Seguros, a confiança demonstrada mais uma vez em mim e espero retribuir com os melhores resultados possíveis e naturalmente com o título no final do ano",

Em equipa que ganha não se mexe, pelo que a aposta continua a ser "a Ralliart Itália. Ao longo destes dois anos deram mostras de um grande profissionalismo e tenho total confiança no trabalho de toda a estrutura. Tiveram um papel muito importante em 2009 e estou muito optimista para o ano de 2010, acreditando que tudo vai continuar a correr bem", frisou o tirsense.
Novamente com o apoio do ACP, e a exemplo do que já sucedeu em 2007, quando participou aos comandos de um Mitsubishi Lancer WRC, o piloto irá estar À partida da provap ortuguesa do Mundial de Ralis com o Lancer Evo X, na tentativa de repetir a vitória entre os concorrentes do Grupo N.

Hoje teve lugar a assinatura oficial do acordo selado entre Armindo Araújo e os seus patrocinadores no Palácio de Porto Covo, Sede da Lusitânia Seguros, o novo parceiro do projecto desportivo, onde se pode ver o carro já com a decoração final com que o Campeão do Mundo de Ralis Produção irá competir em 2010.


Texto: Autosport

Raikkonen testou e Solberg confirmou.

Falta mais de um mês para o campeonato do Mundo "arrancar", e já as equipas que começam a testar para esta próxima temporada, enquanto que outros confirmam o seus projectos.

Caso do ex-piloto da Formula 1, Kimi Raikkonen, que testou recentemente o Citroen C4 WRC, que irá lutar pela Citroen Junior Team. Kimi testou a sua nova "montada" em piso de neve, mas antes do arranque do WRC Raikkonenn terá um teste mais a sério, já que o mesmo vai participar num rali no dia 28 de Janeiro.
O outro, é o caso do ex-campeão do Mundo, Petter Solberg, que já confirmou o seu projecto para 2010, Solber vai disputar o campeonato do Mundo com o Citroen C4 WRC, o mesmo que competiu nas últimas provas de 2009. Segundo o piloto da Petter Solberg Rally Team: "Agora já posso finalmente anunciar que cheguei a acordo com a Citroen Racing e vamos ter um carro para lutar pelos lugares da frente em 2010."-disse Solberg.
Resta acrescentar que Kimi Raikkonen irá competir com Sebastien Ogier pela Citroen Junior Team.

Texto:Milton Nunes

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

"Sinto orgulho por levar as cores portuguesas a Monte Carlo".

Os campeões portugueses de Ralis, Bruno Magalhães e Carlos Magalhães, estão a uma semana do primeiro desafio da época 2010 - o Rallye de Monte Carlo - que marca uma nova fase na carreira da equipa portuguesa Peugeot Total. Esta prova mítica dá início ao campeonato Intercontinental Rally Challenge (IRC) de 2010 e, este ano, promete ser o rali mais mediático da história. Decorre na região dos Alpes de 19 a 23 deste mês e a equipa nacional já está a postos.Os reconhecimentos do Rallye de Monte Carlo começam já no dia 16, pelo que a equipa do 'Leão' realizou este fim-de-semana o último teste em piso molhado para as derradeiras afinações do Peugeot 207 Super 2000 que ostentará as cores nacionais e para que nenhum pormenor seja descurado antes da partida.

O Rallye de Monte Carlo é não apenas uma das provas automóveis mais antigas do mundo, mas também um rali com um nível de dificuldade extraordinário. Apesar de ser uma estreia para o jovem tri-campeão português, existe um clima de grande expectativa e entusiasmo, mitigado por uma grande serenidade e pela consciência de que vai ser um rali complicado, em que todo o cuidado é pouco. Nesta edição vão alinhar 64 equipas, cabendo aos campeões nacionais o número de partida: 9.

As condições climatéricas e o piso são completamente novos para Bruno Magalhães, que nunca tinha conduzido em neve e gelo até ter feito testes em Valloire, no passado dia 15 de Dezembro. "Este é um desafio completamente novo. O Rallye de Monte Carlo está no imaginário de todos os pilotos como uma das provas mais míticas do automobilismo. Para mim é a realização de um sonho poder estar nesta prova.", começa por afirmar Bruno Magalhães.

"Estou muito motivado e radiante por poder representar não só a Peugeot Portugal e os nossos patrocinadores, mas também sinto orgulho por levar as cores portuguesas a esta prova... basta ver a decoração do carro! Tenho noção das dificuldades que vamos encontrar, pois estas condições em nada se assemelham às provas do nacional. Estamos perante um Rali muito difícil, não só pela neve e o gelo, mas também porque é muito longo. Temos que fazer um rali inteligente, com toda a cautela. Estes desafios são importantes para a minha evolução enquanto piloto, por isso sinto-me honrado e privilegiado."


Texto: Autosport.pt

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bi-Campeão Nacional é nono numa lista recheada de S2000.

1 MEEKE Kris-NAGLE Paul 207 S2000 N4
2 HIRVONEN Mikko-LEHTINEN Jarmo Fiesta S2000 N4
3 KOPECKY Jan-STARY Petr Fabia S2000 N4
4 OGIER Sébastien-INGRASSIA Julien 207 S2000 N4
5 HANNINEN Juho-MARKKULA Mikko Fabia S2000 N4
6 SARRAZIN Stéphane-RENUCCI J.-Julien 207 S2000 N4
7 VOUILLOZ Nicolas-VEILLAS Benjamin Fabia S2000 N4
8 GARDEMEISTER Toni-TUOMINEN Tomi Grande Punto S2000 N4
9 MAGALHAES Bruno-MAGALHAES Carlos 207 S2000 N4
10 WILKS Guy-PUGH Philip Fabia S2000 N4
11 BOUFFIER Bryan-PANSERI Xavier Impreza STI N4
12 WITTMANN Franz-WICHA Klaus 207 S2000 N4
14 MARTY Olivier-ROUX Thomas Grande Punto S2000 N4
15 MAURIN Julien-THIMONIER Gilles Fiesta S2000 N4
16 VIGION J.-Sébastien-PREVOT Stéphane 207 S2000 N4
17 POUTOT Renaud-CURRAT Lionel Grande Punto S200 N4
18 BURRI Olivier-REY Stéphane Impreza STI N4
19 NOBERASCO Gabriele-MICHI Daniele Lancer EVO 9 N4
20 BETTI Luca–X 207 S2000 N4
21 OLIVEIRA Daniel-DEL BARRIO Carlos 207 S2000 N4
22 ORSAK Jaroslav-VAJIK Karel Fabia S2000 N4
23 JEREB Andrej-KACIN Miran 207 S2000 N4
24 ROMEYER Frédéric –X Lancer EVO 9 N4
25 AYMARD Jérôme-AYMARD Sandrine Impreza STI N4
26 STAJF Vojtech-DOLECKOVA Marcela Impreza STI N4
27 BANKS Richard-O’CONNOR Chris Impreza N4
28 BOLAND Eamonn-MORRISSEY MJ Lancer EVO 10 N4
29 FRAU Richard-LE GARS Serge Lancer EVO 10 N4
30 PHILLIPS Franck-GALLIBERT Laurent Lancer EVO 10 N4
31 PROH Alessandro-DELL’AGOSTINO Angelo Lancer EVO 10 N4
32 BAUDOUIN Miguel-GASTINEL J.-François Lancer EVO 10 N4
33 BARRY Daniel-BRADY Martin Lancer Evo N4
34 CINOTTO Michele-CINOTTO Pietro Lancer EVO 9 N4
35 CAMPANA Pierre-DE CASTELLI Sabrina Clio R3 A7
36 PRINCEN Kris-SMEETS Eddy Clio R3 A7
37 KUBICA Robert-GERBER Jakub Clio R3 A7
38 ARZENO Mathieu-ROCHE Romain Clio R3 A7
39 MAUFFREY Eric-HOUSSIN Gaetan Clio R3 A7
40 CERNY Jan-KOHOUT Pavel Clio R3 A7
41 FONTAINE Christophe-COLAS Yvon Clio R3 A7
42 BARRAL Thomas-SEUX Sabrina Clio R3 A7
43 CAMPEDELLI Simone-FAPPANI Danilo Clio R3 A7
44 RAOUX Jean Michel-X Clio R3 A7
45 OGLIARI Giacomo-VERDELLI Marco Clio R3 A7
46 DUTREUIL Guy-MALLON Laurent Clio R3 A7
47 FREGUGLIA Giuseppe-FALZONE Gabriele Clio R3 A7
48 GAMBA Matteo-INGLESI Emanuele Clio R3 A7
49 CARANNA Ettore-MESSINA Maurizio Clio R3 A7
50 TANCI Pierre-MARTINI Eric C2 R2 Max A6
51 HUNT Harry-GNYNN George Fiesta R2 A6
52 SOLETTA Umberto-FRESU Francesco Clio S1600 A6
53 BONACINI Alberto-MONCADA Antonello C2 R2 Max A6
54 FARNAUD Michel-GIRAUD Thierry Saxo kit car A6
55 VIALLE Lilian-ROISSAC Patrice Clio Ragnotti N3
56 CAVE Tom-PARRY Craig Fiesta N3
57 RADA Martin-JUGAS Jaroslav Alfa 147 TS N3
58 MONNET Arnaud-CHAGOT Bertrand 206 RC N3
59 SILVAGGI Pietro-PIZZUTI Mario Fiesta ST N3
60 CAMBON Daniel-ANTHERIEU Valérie Clio Ragnotti N3
61 PROSDOCIMO Alessandro-NADIN Mauro Fiesta N3
62 RYZNAR Lukasz-JUCEWICZ Michal Astra OPC N3
63 DUMAS Maurice-DUMAS Geneviève Swift N2
64 BERARD Christophe-BERNABO Christophe Fabia N1

Ângelo Ribeiro

Fiesta S2000 homologado dia 13.

A mais recente viatura da classe S2000, o Ford Fiesta S2000 terá a sua homologação no próximo dia 13.
Como estava previsto, o Fiesta S2000, seria homologado no passado dia 1, mas a M-Sport não procedeu tal como pretendia. A equipa liderada por Malcolm Wilson tem trabalhado no desenvolvimento do novíssimo Ford Fiesta, e a sua homologação será feita esta semana.
Na próxima quarta-feira, procederá uma verificação ao Fiesta S2000 com a delegação da Federação Internacional do Automóvel, pois o carro tem a sua primeira competição dentro de uma semana, e a FIA desloca- se depois de amanhã as instalações da M-Sport em Cumbria, na Inglaterra.
Texto:Milton Nunes

Vítor Sá confirmado com o Peugeot 207 S2000.

Já esta confirmado o projecto para a equipa da Sá Competições para a época de 2010, Sá irá estar a competir no Campeonato de Ralis Coral da Madeira, com um Peugeot 207 S2000.
Vítor Sá também já escolheu o navegador que o irá acompanhar na temporada de 2010, nas 8 provas que compõe op referido campeonato, e o mesmo é o experiente Nuno Rodrigues (ex-navegador de Pedro Mendes Gomes). O piloto da Sá Competições já tinha adiantado que Nuno Rodrigues seria o navegador, e poderiam marcar presença já no passado Rali do Faial, mas por razões de saúde impediram que o mesmo se realizasse.
Resta somente acrescentar que a viatura francesa deverá ser preparada e assistida pela equipa Barroso Sport.

Texto:Milton Nunes

Gilles Pannizzi vs. "Japanese Tarmac Warriors"



Ângelo Ribeiro

sábado, 9 de janeiro de 2010

António Nunes poderá surgir com mais um evo X.

O irmão mais novo de Miguel Nunes, nos últimos tempos tem vindo a demonstrar interesse numa viatura do agrupamento de Produção.
Alguns dias atrás existiam rumores de que António Nunes poderia adquirir o Mitsubishi Lancer Evo X, ao piloto da Sá Competições, mas como tem surgido informação de que o carro da marca Japonesa ser vendido para o estrangeiro, Nunes poderá ficar mais uma temporada ausente do Campeonato Coral de Ralis da Madeira ou então adquirir uma nova viatura.
Caso se confirme esta notíca, o agrupamento de produção para a temporada de 2010 estará muito mais forte, juntando assim António Nunes com Filipe Freitas e João Magalhães, ambos em Lancer Evo X.

Texto:Milton Nunes

FIA definiu P-WRC para 2010.

A FIA anunciou oficialmente o calendário de provas e inscritos para o Campeonato de Produção Mundial de Ralis(P-WRC) onde estará presente o Campeão Mundial em título, Armindo Aráujo com um Mitsubishi Evolution X.

Este campeonato é composto de nove ralis, onde os participantes tem de disputar pelo menos seis, incluindo dois fora da Europa. No PWRC está também integrado a competição Pirelli Star Driver.

14 Febreiro - Suécia (SWE)
7 Março - México (MEX)
4 Abril - Jordânia (JOR)
9 Maio - Nova Zelandia (NZL)
1 Agosto - Finlandia (FIN)
22 Agosto - Alemanha (DEU)
12 Setembro - Japão (JPN)
3 Outubro - França (FRA)
14 Novembro - Grã Bretanha (GBR)

São 11 equipas as inscritas nesta categoria para 2010:

Toshi Ara - Subaru Team Arai (MEX, NZL, DEU, JPN, FRA, GBR)
Gabor Mayer - Gaboko Hungary ASE (MEX, JOR, NZL, FIN, JPN, GBR)
Nicholai Georgiou - Pirelli Star Driver (FIN, DEU, FRA, GBR)
Peter Horsey - Pirelli Star Driver (FIN, DEU, FRA, GBR)
Hayden Paddon - Pirelli Star Driver (FIN, DEU, FRA, GBR)
Alex Raschi - Pirelli Star Driver (FIN, DEU, FRA, GBR)
Ott Tanak - Pirelli Star Driver (FIN, DEU, FRA, GBR)
Armindo Araujo - Ralliart Italy (SWE, MEX, JOR, DEU, FRA, GBR)
Czech National Team (SWE, JOR, NZL,FIN, JPN, FRA)
Gianluca Linari (SWE, MEX, JOR, NZL, JPN, FRA)
Fabio Frisiero - Hawk Racing Club s.r.l. (SWE, MEX, NZL, FIN, FRA, GBR)

Ângelo Ribeiro

O dia mais longo e difícil para Carlos Sousa.

Depois de uma actuação em crescendo que lhe permitiu chegar a um excelente quarto lugar da geral, a sétima e mais temida etapa do Argentina-Chile Dakar 2010 traiu as aspirações de Carlos Sousa. Na realidade, uma falha nos travões do Mitsubishi e um erro de navegação ajudam a explicar o muito tempo perdido nos quase 600 quilómetros cronometrados que constituíram a especial – a mais longa e dura desta edição – com o português a quedar-se pelo 17º tempo e a ser relegado do quarto para o sétimo lugar da geral. Um resultado que, apesar de tudo, lhe permite encarar com optimismo a segunda metade da prova, até pelo facto da equipa ter ainda mais tempo para reparar o seu Mitsubishi. É que amanhã (sábado) é dia de descanso para os concorrentes do mais duro e imprevisível rali do mundo.

Manda a tradição que, mesmo antes da jornada de descanso, a etapa seja a mais longa e extenuante de todo o programa competitivo, como que num derradeiro teste à capacidade de sofrimento das equipas e à resistência e fiabilidade de algumas mecânicas. Este ano não foi excepção e o tortuoso caminho de regresso a Antofagasta encarregou-se de provar isso mesmo, com perto de 600 quilómetros cronometrados de pistas que tanto permitiram explorar o sentido de orientação dos co-pilotos nas montanhas de areia fina como também a destreza dos condutores nos traiçoeiros blocos de sal do meio da etapa ou nos rápidos estradões que antecediam a chegada desde longo dia – o mais amargo de todos para Carlos Sousa.

Com uma notável e sólida actuação desde o primeiro dia, o português vinha fazendo um rali em crescendo, chegando a sexto à terceira etapa, a quinto dois dias depois e finalmente a quarto à chegada da etapa de ontem. Sempre cauteloso, Carlos Sousa alertava sempre para o facto de o rali estar ainda muito longe do fim, sendo ainda fundamental vencer a etapa anterior ao dia do descanso sem problemas…
Só que nada disso aconteceu: “Foi um dia mau, pleno de azares”, desabafou o piloto à chegada a Antofagasta, após quase sete horas e meia de condução. “Começou mal logo de início, com um problema nos travões a atrasar-nos bastante. Tentámos minimizá-lo com uma condução mais defensiva, mas acabámos por ficar mesmo sem travões antes de chegada à neutralização da etapa, cerca do km 177. Na ligação até ao recomeço da especial,conseguimos reparar parte da avaria com a ajuda do (Guilherme) Spinelli, anulando o circuito numa das rodas, embora chegando já 10 minutos atrasado à partida”, explica Carlos Sousa.

“Mas isso nem foi o pior. Depois do recomeço da especial, um erro de navegação levou-nos para uma zona de montanhas. Num dos topos, e para evitar o carro de um concorrente que dava meia volta, acabei por cair por uma dessas montanhas e perder mais de uma hora até conseguir regressar à pista. Cheguei a pensar que o rali terminaria ali, pelo que mesmo perdendo hoje três lugares na classificação, só posso estar satisfeito por ter conseguido terminar”, reforçou o português.

“Agora é recuperar totalmente o carro amanhã e começar a pensar que falta ainda mais meio rali para cumprir. E a partir daqui já não há lugar a outra estratégia: dar o máximo a cada etapa e tentar chegar o mais á frente possível na classificação geral”, conclui o melhor dos representantes da Mitsubishi neste Dakar e o único dos estreantes neste novo formato a figurar nos 12 primeiros lugares da geral provisória.

Fonte.maistt.blogspot.com