segunda-feira, 27 de abril de 2009
Mais informações sobe projecto Aston Martin
O surpreendente anuncio da aquisição de um Aston Martin por parte da Sports&You e a sua intenção de o utilizar nos ralis nacionais pelas mãos de José Pedro Fontes, foi uma grande notícia para as provas de estrada nacionais, mas agora fiquemos a saber um pouco mais deste projecto.
O carro em questão é um Aston Martin DBRS9 GT3, tratando-se de uma unidade que foi adquirida à Scuderia Itália e que era utilizada por esta equipa no campeonato FIA GT em 2008 na classe GT3.
Será a primeira vez que um DBRS9 irá competir em ralis, pois até agora apenas o Rali GT de motor V8 4,3 litros desenvolvido pela Prodrive tem efectuado algumas provas na Europa desde 2006. O DBRS9 possui um majestoso V12 de 6 litros.
Sendo um carro originário das pistas, a sua chegada aos ralis obrigará a algumas especificidades na preparação, como José Pedro Fontes nos explicou. "Teremos de alterar suspensões, barras, além de adoptarmos um rapport de caixa mais curto."
Fontes frizou que o facto do regulamento nacional para os GT em ralis ser baseado no regulamento GT3 do campeonato FIA-GT facilita bastante a utilização em provas de estrada, sendo necessárias poucas alterações. Para além disso, a preparação para ralis "não pode comprometer a eficácia deste carro em provas de pista, já que não será exclusivo para ralis."
Além dos pontos já referidos, serão montadas as inevitáveis protecções inferiores e será ainda montado um travão de mão hidraulico, porque "o carro tem 4,8 metros de comprimento e sem um travão desses alguns troços ficam quase impossíveis de se fazer." esclareceu Fontes.
Quanto a timmings, José Pedro Fontes conta que o carro chegue a Portugal na próxima semana e o objectivo é o de estar presente no Rali de Vila verde que é a primeira prova em asfalto do Campeonato de 2 Litros / 2 rodas motrizes, marcada para 26 e 27 de Junho. "Não sei se será possível, depende da forma como correr a preparação." explicou. Em relação a este projecto, que inclui as provas de asfalto do CPR2L/2RM, não está ainda garantido que abranja todos os ralis.
Quanto à utilização em pista, Fontes explica que apenas há projecto para que o carro corra, não estando definido especificamente que provas nem quando. Esclareceu também que a apresentação da maquete diz apenas respeito ao projecto de ralis, já que "a presença nas pistas poderá enventualmente acontecer com outros parceiros." Nestas provas de circuito Fontes manter-se-á ligado ao projecto, seja como piloto seja noutra função.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário