quarta-feira, 15 de abril de 2009

Fernando Meneses "vê" troços do 28º "Sical"...

A dois dias de se iniciar mais uma edição do Rali Sical trazemos, como habitualmente, uma visão abalizada do traçado escolhido para a prova do TAC, sendo que o figurino é em todo idêntico ao do “Lilás” de 2008, apenas com duas alterações motivadas por obras em curso. Para revelar o que pensa sobre cada uma das classificativas nada melhor do que um homem que conta por vitórias as duas saídas de 2009: Fernando Meneses, o recente vencedor do Circuito do Carnaval e do Rali de Inverno (Pico), e justamente apontado como um dos candidatos a vencer na Formula 3.

PE 1 - LITORAL
Asfalto – 3,11 Kms
Recorde: Fernando Peres/José P. Silva
Mitsubishi Lancer Evo IX – 2’33’’2 – 2008



“É um troço onde habitualmente consigo bons resultados, sendo que adoro conduzir na parte de calçada, onde o desafio de manter o carro com aderência é constante. Depois há a própria envolvência do troço, com todo aquele público a puxar pelos concorrentes, imensos “flashes”, e um ambiente em que apetece mesmo dar espectáculo o que, inevitavelmente acaba por acontecer. É uma verdadeira super-especial…”

PE 2 e 4 - IMPÉRIO/FETEIRA
Asfalto – 8,74 Kms
NOVA VERSÃO



“O Império/Feteira é um troço marcado por duas rectas bastante grandes e muitas lombas sobre curvas, o que leva a ter de se acertar muito bem as trajectórias já que, sendo um troço com zonas bastante rápidas, qualquer mínimo erro que se cometa pode resultar no final da prova. Acredito que, com piso seco, as médias vão ser muito altas.”

PE 3 e 5 - BARRO VERMELHO/PIAH
Asfalto – 12,46 Kms
NOVO



“Trata-se de um troço longo e bastante exigente em termos de condução, onde as constantes mudanças no tipo de asfalto levam a que se tenha muita atenção, já que as condições de aderência são imprevisíveis. Dentro de um mesmo troço há zonas muito limpas que alternam com outras mais escorregadias, obrigando a um acerto constante do tipo de condução. Tem vários ressaltos e mudanças de ritmo, também.”

PE 6 e 8 - VILA NOVA
Asfalto – 7,72 Kms
Recorde: Fernando Peres/José Pedro Silva
Mitsubishi Lancer Evo IX – 4’28”6 – 2007



“É um troço complicado quando se necessita de recuperar tempo, pois assenta em zonas rápidas e travagens algo fortes para curvas fechadas. Uma vez que já toda a gente o conhece bastante bem, acaba por ser um troço onde nem se perde nem se ganha muito, sendo os tempos normalmente bastante semelhantes entre si.”

PE 7 e 9 - SÃO BRÁS/LAGOA DO JUNCO
Asfalto – 14,70 Kms
Recorde: Ricardo Moura/Sancho Eiró
Mitsubishi Lancer Evo IX – 8’39”0 – 2008



“Neste o caso já muda de figura, e posso até referir que é a classificativa de que gosto mais no traçado. É o troço onde as condições climatéricas (nevoeiro, chuva) podem fazer mais diferença e, sendo o mais longo do rali, engloba partes muito rápidas e algumas zonas perigosas, necessitando de muito motor no início, mas também de muita garra na parte que desce a Serra do Cume, zona onde se fazem normalmente grandes diferenças. Como é o último troço do rali será decisivo, além de que a sua extensão obriga a que se ataque em ambas as passagens, pois é uma aposta obrigatória da prova.”

Sem comentários:

Enviar um comentário