sexta-feira, 9 de abril de 2010

Moura defende pódio em Fafe.


Arranca esta noite o Rali Serras de Fafe, a segunda prova do Campeonato de Portugal da especialidade e um evento que assinala o regresso à “catedral dos ralis portugueses”, estreando em 2010 os pisos de terra, e logo nos troços da região de Fafe, tão acarinhados pela esmagadora maioria de pilotos e adeptos.

Depois de uma excelente vitória no agrupamento de Produção na prova inaugural do campeonato (Rali Torrié), Ricardo Moura, o bi-campeão de Ralis dos Açores, sabe que este “não será um terreno fácil”, sendo que o piloto apoiado pela ARC-Sport, e que pelo segundo ano defende as cores da região no continente, reconhece ter pela frente “um rali com muitas dificuldades, numa zona muito popular para todos os que gostam da modalidade e de espectáculo, e onde deverá contar o excelente conhecimento que todos os pilotos do continente têm daqueles troços”. Para o piloto do EVO9 branco e azul, que será novamente acompanhado pelo nortenho António Costa, as expectativas são altas, mas as ambições também estão definidas à partida: “Quero terminar esta prova a pensar nos pontos, porque se seguem três ralis determinantes para o campeonato. Ao representar os Açores no campeonato nacional, a minha motivação é cada vez maior, embora a táctica para este rali seja diferente. Estou confiante no trabalho que a ARC Sport tem vindo a desenvolver, e sei que conto com o apoio dos açorianos que vão acompanhar com atenção mais este desafio”, afirma Ricardo Moura”, a poucas horas de mais um desafio numa carreira crescente ao nível do desporto automóvel de competição.
O certame promete muita animação na luta pelos primeiros lugares, se bem que o líder do campeonato Bernardo Sousa reúna um natural favoritismo, afinal conhece a prova e tem de longe o melhor carro do plantel. Para contrariar a supremacia do Fiesta S2000 do madeirense teremos de contar com os melhores da Produção, onde Miguel Campos, Pedro Peres, o já citado Moura, Vítor Lopes e mesmo Pedro Meireles deverão ter uma palavra importante a dizer, isto se o Peugeot de Vítor Pascoal se mantiver sem os melhores argumentos mecânicos, como se viu no Rali Torrié. Curiosidade para a presença de Vítor Sá, que vai estrear um Peugeot da “Barroso Sport” nos pisos de terra, enquanto nas duas rodas motrizes a disputa será renhida, com Adruzilo Lopes a querer “vingar” a penalização de Vieira do Minho, mas a ter de se “mexer” face a João Ruivo, Barros Leite e aos melhores C2 R2 do “Challenge” promovido pela Citroen. Apenas oito inscritos aderiram à prova extra para os VSH, onde o Carisma GT de Nuno Cardoso se destaca dos demais.

Quanto ao rali em si, este ano novamente a cargo do “Demoporto” de Carlos Cruz, a estrutura escolhida é bem mais “pacífica” que os troços em sentido inverso de 2009, com as possibilidades para o público a serem apetecíveis e prevendo-se bastante assistência para Lameirinha, Montim, Luílhas e outras PE’s que tais. Assim sendo, e depois do arranque de hoje (21h30) com uma renovada SE (1,6 kms) no Parque da Cidade de Fafe, as “históricas” Lameirinha (15,3 kms, com mais 2 que o trajecto habitual) e Luílhas (18 kms) terão passagem dupla amanhã de manhã, seguindo a prova tarde dentro com Ruivães (13,1 kms) e Montim (8,5 kms) a terem três visitas do pelotão de 35 equipas, com as derradeiras passagens a serem antecedidas por um dos cinco PA’s do rali, todos eles concentrados em Fafe. Serão no total onze classificativas, que perfazem 133,8 quilómetros, pelo que só às 17h30 dos Açores se saberá quem sucedeu a Bruno Magalhães no estatuto de “rei de Fafe”, um epíteto de que nem todos os melhores pilotos nacionais conseguiram ostentar.

Foto: Bruno Fernandes.

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