segunda-feira, 19 de abril de 2010

Descrição e Acessos - Rali Famalicão

1ª e 3ª PEC – Fradelos/Transfradelos

Uma Prova Especial de Classificação com um traçado misto – numa versão contrária à de edições anteriores e novos trajectos. Com inicio na Aldeia de Ferreirinhos, precisamente no local onde terminava nos anos transactos, segue pelo caminho de asfalto a par da A7 e volta à direita no túnel, subindo até junto da “RIB”, contornando esta, com a rede a ficar do lado esquerdo, até atingir o asfalto no antigo gancho.
Percorrendo o resto da subida em asfalto, passa-se junto do portão da “RIB” e faz-se o percurso antigo até ao túnel da A7. Após este, volta à direita (subida em asfalto ao lado da A7), atravessando a estrada (terra) que liga Fradelos a Balazar, entrando nos terrenos da Transfradelos - antiga pista, onde se vai percorrer mais 2,5 quilómetros, todos eles com ampla visão para o público. Nesta parte do troço, será criada uma zona espectáculo, pelo que se aconselha que estacione atempadamente sua viatura, dada a afluência do público que vai por certo ser grande.

Onde ver
Inicio: A partir da EN 309 – Aldeia de Ferreiros na freguesia de Fradelos, chega-se facilmente ao túnel. Pelo Asfalto do antigo troço, na estrada que liga Vilarinho a Outiz, ao avistar ao antigo gancho pode estacionar sem dificuldade e com uma pequena caminhada pode escolher vários locais interessantes.

Meio: A partir de Fradelos tem vários locais, todos próximos do túnel, na aldeia de Painho. Por Sapugal, seguindo pela Rua do Seixo Branco chega até à entrada da “pista” da Transfradelos. Também pode optar por chegar a este local a partir do lugar de Gandra na freguesia de Balazar.

Final: O acesso ao final está amplamente divulgado, decorrendo no interior das instalações da Transfradelos, O melhor acesso será pela estrada que liga as freguesia de Fradelos a Balazar, seguindo esta direcção irá encontrar o portão (lado direito) de acesso à Transfradelos, podendo estacionar a sua viatura em local que não impeça o normal circular de viaturas no interior desta empresa.

Coordenadas do inicio

Link do mapa 1ª e 3ª Pec

Descrição e Acessos - Telhado/S.Cosme

2ª e 4ª PEC – Telhado/S.Cosme

Um traçado inédito e, os seus onze kms fazem desta especial de classificação a mais longa e determinante do Rallye. Começa plano e logo de seguida uma grande subida (final do troço de anos transactos), levando os concorrentes até ao planalto sempre em sentido contrário do antigo troço. Uma especial com zonas largas e estreitas, muito técnica, até que chega à zona dos 5 caminhos, este ano com a novidade de uma verdadeira “zona de espectáculo” que admitimos possa vir a ser uma grande atracção para os espectadores, fotógrafos e público aficionado. São cerca de mil metros com os concorrentes a passar quatro vezes junto do público.
Depois, continua em sentido contrário do antigo troço, entra numa zona nova, um pouco estreita, muito exigente onde todos os cuidados são poucos. Já perto do final começa uma longa descida onde é preciso muita alma, toda entre muros, mas, bastante larga a permitir que venha ao de cima todo o virtuosismo dos pilotos.

Onde ver
Inicio: aconselha-se que chegue cedo a este acesso. Ao km 23,4 da EN 309, em Telhado, voltar à direita, passar o riacho e subir até chegar ao inicio, são cerca de 0,6 kms, seguindo depois a pé um pequeno percurso. Pode ainda seguir em frente até ao antigo final (sobe bastante) e chega-se ao planalto onde tem um interessante gancho.

Meio: O ponto mais interessante desta Especial ser a “zona espectáculo” dos cinco caminhos (próximo da escavação arqueológica do Castro das Eiras), onde foi feita uma verdadeira “pista” com excelentes curvas ao longo de quase um quilometro, com ampla visão sem sair do local. São muitos os acessos a este local a partir de Telhado; Requião; e Vermoim, por Vinhó; Pousada de Saramagos e Joane, a partir da EN 206. Recomenda-se a utilização de veículos de 4 rodas motrizes.
Ainda para o meio, pode-se utilizar o inicio do antigo troço a partir de Vale S. Martinho que o levará até próximo dos “castelos” onde tem uma descida larga muito interessante.

Final: Feito a descer (faz lembrar a mítica descida da Lousã, entre morros), aconselha-se que aceda a partir das fábricas da “Têxtil Manuel Gonçalves”, logo acima tem um cruzamento, voltar à direita e o final é a 0,5 kms à frente. Pode-se subir a pé a partir do final do troço, é muito perto, onde se pode ver uma longa descida, larga, com algumas curvas muito interessantes onde o espectáculo é garantido. Para os conhecedores ou “desenrascados” também podem chegar ao inicio desta descida a partir do campo de futebol do S.Cosme.

Coordenadas do inicio
Latitude: N 41°27.023' / N 41°27'01.405" / N +41.4503904
Longitude: W 8°26.797' / W 8°26'47.830" / E -8.44661951

Coordenadas do final
Latitude: N 41°26.343' / N 41°26'20.611" / N +41.4390588
Longitude: W 8°27.930' / W 8°27'55.808" / E -8.46550226

Link do mapa 2ª e 4ª Pec.