quarta-feira, 1 de junho de 2011

Apresentação Rampa de Bragança/MCoutinho



Correspondendo ao convite endereçado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) a Direcção do Nordeste Automóvel Clube (NAC) aceitou para esta edição da rampa, a sua inclusão no recém-criado Troféu Ibérico de Montanha (para os espanhóis e sua federação Copa Iberica de Montaña).
Para além disso, vai pontuar, como sucede desde 2006, para o Campeonato de Portugal de Montanha, e vai realizar-se nos próximos dia 25 e 26 de Junho, no habitual troço da EN206, que liga Bragança a Torre de D. Chama.

Apresentado o projecto à Autarquia Brigantina, que acolheu de imediato com agrado e disponibilidade mais este desafio, com que clube, cidade, região e desporto automóvel se iam deparar, foi possível aos elementos da Direcção virarem atenções para outras necessidades e prioridades agora sentidas mais que nunca.
               
Com o tecido empresarial de Bragança a sentir o esforço do NAC, aberto ao diálogo, e a querer inteirar-se da realidade que nos rodeia e da necessidade premente de trazermos à região eventos de nível nacional e que ajudem na divulgação das potencialidades que nos são próximas, foi possível encarar com alguma tranquilidade a realização da Rampa de Bragança/MCOUTINHO.
Tal como o indica o nome comercial do evento, também este importante grupo empresarial do sector automóvel, entendeu que deveria estar ao lado do clube, da região e cidade, onde cada vez vai criando mais raízes, e aceitar negociar o nome do evento numa permuta impensável há meia dúzia de anos, mas que a era moderna da gestão e aplicação de recursos tornaram possível.
               
O Programa inserido no Regulamento Particular da Rampa de Bragança/MCOUTINHO prevê que a prova se desenrole em dois dias, com uma sessão de Treinos na tarde de sábado, dia 25, precedidos das habituais Verificações Administrativas e Técnicas, e uma subida de Treinos Livres e Três de Prova na manhã de Domingo, dia 26. Este será o Programa a manter no caso de os inscritos serem em número superior a trinta. Caso tal não suceda, e a exemplo da edição do ano anterior, as verificações passarão a ter lugar na tarde de sábado e treinos e subidas de Prova acontecerão na manhã de Domingo.
               
Para além do facto de pontuar para a Copa Ibérica, outras novidades se prendem com o evento deste ano. Assim, teremos na noite de sábado, a partir das 22h00, seja qual for a opção de horário que se venha a tomar em presença da Lista de Inscritos, uma Parada e um Desfile de todas as viaturas dos concorrentes, serviço e patrocinadores, entre a Avenida Sá Carneiro e a Rotunda do Lavrador. A estes vão juntar-se as viaturas desenvolvidas e alterados por alunos e docentes de Engenharia Mecânica e Engenharia Electrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança e que se associam ao NAC nesta mostra nocturna em pleno coração da cidade.
A ausência, por carga de trabalho nos dois circuitos da Boavista, a realizar se, o primeiro no fim-de-semana que antecede a nossa prova e o segundo no fim-de-semana que se segue impediu a habitual colaboração dos Comissários de Pista da ACDME. Este ano vão ser substituídos por elementos vindos de outras paragens, oportunamente anunciaremos em definitivo qual a opção tomada, tudo levando a crer que vão ser os homens do Clube Automóvel de Vila Real quem desta feita vai estar connosco, mantendo-se contudo a habitual colaboração do Foz Côa Automóvel Clube, de um grupo de amigos de Vila Real uns e outros que desde 2005 marcam presença e colaboram neste evento. Como não poderia deixar de ser, dos habituais colaboradores da terra, temos os cidadãos naturais e os que a estudar no Instituto Politécnico de Bragança, fazem questão de marcar presença na colaboração connosco tal o seu gosto pelo Desporto Automóvel. Uns, já repetentes, outros que vão vir pela primeira vez este ano.
               
Da visita que no passado dia 21 fizemos à prova disputada em Braga, Rampa da Falperra, trouxemos a esperança de que vamos ter na Rampa de Bragança/MCOUTINHO uma interessante presença de pilotos nacionais. Se a realização da prova ao realizar-se entre os dois já referidos circuitos, pode ser motivo de afastamento de alguns concorrentes do Campeonato de Portugal e Taça Nacional de Clássicos, não restam dúvidas de que a Categoria 1 está animadíssima, António Nogueira e o Porsche, “alvos a abater”, não só com o número de pilotos inscritos, mas também pelo cuidado posto na preparação dos carros para esta época.
Já na Categoria 2, onde militam o Campeão em título Paulo Ramalho e o seu Juno, os poucos interessados na categoria são de primeiríssima qualidade e vai ser interessante ver a evolução destes pilotos e a luta que se adivinha entre si e com os mais ousados da Categoria 1.
Nos Clássicos e porque acreditamos que a presença de Rui Costa foi esporádica, compete a Martine Pereira e ao Lola T 70 defenderem a titularidade nesta categoria.
Em Espanha vai realizar-se a 11 e 12 de Junho próximo a subida a Santo Emiliano
(Langreo - Oviedo), prova onde vamos estar presentes para uma abordagem aos pilotos daquela nacionalidade e aquilatar do seu interesse em estarem presentes em Bragança, prova onde podem vir buscar pontuação para a Copa Ibérica e que está relativamente perto das suas terras de origem, pois é nas zonas da Galiza, León e Oviedo que vamos encontrar um número interessante de concorrentes a este tipo de provas.
               
Para além desta nossa presença, também, e através dos canais oficiais, o NAC conta com o apoio expresso da Câmara Municipal de Bragança, parceiro inquestionável dos eventos do clube, para divulgação junto de várias entidades espanholas e Comunicação Social da prova, podendo ainda acontecer um encontro com jornalistas espanhóis no decorrer da 1ª Feira Ibérica da Sustentabilidade Urbana a realizar em Bragança de 7 a 9 de Junho próximo.
Num momento preocupante para a economia do País e das regiões mais afastadas do Litoral e Centro, é com satisfação que registamos a presença de uma série de novos patrocinadores do Nordeste Automóvel Clube, que se juntam assim aos que há mais tempo estão connosco, o que nos deixa contudo, uma maior responsabilidade para a realização desta prova e de outros eventos que se seguem. Tudo faremos para ser merecedores destes reconhecidos gestos de quem acredita na nossa competência, no rigor das nossas execuções e da paixão com que nos dedicamos aos eventos que organizamos.
               
Patrocinadores, Bombeiros Voluntários de Bragança, Delegação em Bragança da Direcção de Estradas, Comando Distrital da Policia de Segurança Pública, Comando Territorial de Bragança da Guarda Nacional Republicana, equipas de Médicos e Enfermeiros, Centro Hospitalar do Nordeste, através do Hospital Distrital de Bragança, colaboradores, público em geral, Comunicação Social e concorrentes, todos, sem excepção, são a razão da nossa actividade e do afinco com que encaramos a realização dos nossos eventos e a quem estamos muito gratos por nos ajudarem a concretizar os nossos projectos e realizar eventos dignos de registo.
               
Com a ajuda de todos não iremos fugir à regra.
Ângelo Ribeiro

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