quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

The Best Of WRC 2009



Ângelo Ribeiro

Loeb com DS3 em Monte Carlo?


Se o lendário Rali de Monte Carlo é um dos eventos inevitável do ano de 2010, a organização já superou as estradas estreitas cobertas de neve, com uma lista de inscritos de luxo, com mais de 20 Super 2000 podendo ainda vir a confiemar a presença do campeão mundial Sebastien Loeb, ao volante de um Citroen DS3, se houver homologação, o francês correrá na classe 1.6 Turbo.

Ângelo Ribeiro

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Festa em família premiou campeões!

Foi num ambiente próximo do familiar que se procedeu à entrega final dos troféus referentes à época terceirense fora de estrada em 4×4.

Um agradável jantar nas instalações do “Queijo Vaquinha” serviu bem de mote para uma cerimónia sem entraves, onde quase todos os (muitos) participantes da época marcaram presença, sendo que alguns dos premiados aproveitaram a ocasião para os agradecimentos da praxe, assim como para um ou outro “recado”, mas tudo dentro do espírito de camaradagem a que a modalidade obriga. Aliás, e nesse particular, o agradecimento de António Macedo (o 2º no Trial) terá sido o mais original, com o homem do UMM a agradecer a si próprio pela preparação do jipe luso! O ponto alto verificou-se na entrega das taças maiores a Carlos Meneses e José Ponte, sem dúvida a dupla mais eficaz em 2009 (ver caixa). O pódio da Navegação ficou completo com as equipas Nuno Rosado/Ricardo Costa e Ruben Leonardo/Dário Meneses. Na especialidade do Trial, foi novamente a norte da ilha que se fixou a vitória, com mais um triunfo de Manuel Sousa e Carlos Almeida, na frente de António Macedo/Guilherme Bettencourt e de Fernando Bartolomeu/Luís Faria.

Votado pelos presentes foi o “Prémio Fair Play”, que seria entregue ao casal do “Team Big Foot”, Ricardo e Catarina Rocha, sem dúvida uma distinção merecida para a dupla do Patrol, reconhecendo a ajuda sempre prestada a quem na caravana deles necessitou. Também “a UNIÃO” teve direito a prémio pela divulgação dada ao certame.

A noite encerraria em boa disposição com a música dos “Só Fórró”, possivelmente a mais popular banda da actualidade na Terceira, com o bem disposto José Fernandes a “entrar” no mundo no TT terceirense para, com os habituais improvisos, arrancar gargalhadas e aplausos da assistência. Antes disso houve ainda tempo para a família Cota, proprietária da fábrica do “Queijo Vaquinha”, reiterar o seu apoio ao Troféu de Navegação e Trial 4×4, que voltará no próximo ano a contar com o patrocínio daquela iguaria bem terceirense. Assim, em 2010 há mais, com o final de Janeiro a receber nova edição do passeio da Tasca “O Papagaio”, como vem sendo hábito a servir de “aquecimento” para a nova temporada. Até lá, boas entradas e boas canadas na ilha lilás!…

Pedro Leone e Bruno Ramos alimentaram o sonho até ao final.

Decorreu no passado fim-de-semana de 19 e 20 de Dezembro, a última prova do Campeonato Regional de Ralis do Sul, o rali de Vila de Ourique.
Esta era a prova em que o título de campeão regional de Ralis do Sul, se iria decidir, numa disputa que se previa forte e acesa, entre Pedro Leone e Nuno Pinto, apenas separados por 5 pontos.

A dupla Pedro Leone e Bruno Ramos fizeram uma prova exemplar, mantendo ao rubor até ao final a discussão do título, mas o azar bateu-lhe à porta no último de derradeiro troço onde tudo se iria decidir, e o embate contra uma pedra fez danificar a suspensão direita, obrigando a dupla a desistir.
O piloto, Pedro Leone ainda incrédulo afirma: “Lamento que este tenha sido o desfecho, a prova estava a correr-nos realmente muito bem e acreditámos sempre que tudo era possível até ao final, mas nos ralis estas coisas acontecem e efectivamente não tivemos sorte nas duas últimas provas. Sinto, contudo, que cumprimos o objectivo de 2009, pois fizemos excelentes provas e com muito boas prestações, pelo que quero uma vez mais agradecer todo o apoio dado pela equipa de assistência da Racing Team by Expofor e aos nossos patrocinadores pela confiança depositada.” Já Bruno Ramos acrescenta: “ Tivemos a um passo da vitória e ela fugiu-nos da mão, mas levamos connosco o bom campeonato que disputámos no qual a nossa participação deixou marca.”

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Travis Pastrana treina para Salto Record

É real, e espetacular. Travis foi praticando saltos de curta distância, em preparação para o recorde do salto de rally ... e nem todas elas foram bem sucedidas.

Ângelo Ribeiro

Campeão Nacional já em testes

Bruno Magalhães, tricampeão nacional de Ralis, deslocou-se ontem aos Alpes franceses para uma sessão crucial de testes com vista à participação no Rali Monte Carlo, prova de abertura da época do IRC, em Janeiro.


Ao volante do 207 Super 2000 da Peugeot Sport, o campeão nacional conduziu pela primeira vez em neve e deu o “pontapé de saída” na preparação da Equipa portuguesa para um dos ralis mais míticos do mundo.

O dia de testes organizado pela Peugeot Sport na região de Valloire foi um verdadeiro baptismo sobre a neve para Bruno Magalhães que, acompanhado pelo colega de equipa Carlos Magalhães, fez praticamente 170 km de treino nestas difíceis condições, testando todos os tipos de pneus disponíveis para a Equipa.

Bruno Magalhães é a jovem esperança portuguesa na próxima edição do emblemático Rali Monte Carlo, um rali com um fascínio único, que pertence ao clube exclusivo das provas mais antigas do automobilismo. Mas a singularidade das condições em que esta prova se desenrola fazem dela um caso à parte. As estradas alpinas cobertas de neve e gelo exigem experiência e tornam a escolha de pneus um exercício de quase adivinhação, pelo que os testes de ontem foram determinantes.


“Sendo a primeira vez que conduzo em neve, acho que os testes foram muito proveitosos e que me adaptei muito bem a estas condições tão diferentes das que encontramos no campeonato português”, começou por referir Bruno Magalhães, “Foi muito positivo podermos experimentar todos os tipos de pneus disponíveis, já que o grande desafio era perceber exactamente qual a melhor aderência que conseguimos obter para o nosso 207 Super 2000.”


Durante o dia, os engenheiros da Peugeot Sport que acompanharam o campeão português aproveitaram para testar diferentes diagramas de amortecedores, de modo a obterem um melhor feedback do piloto.

A lutar contra o tempo nos Alpes franceses, e sob 13ºC negativos, o piloto da Equipa Peugeot Total reconhece que “esta foi uma jornada de trabalho em que tudo foi novo para nós. A sensação de rolar em neve e gelo foi boa e foi uma estreia absoluta, sem termos de comparação com a condução em pisos de terra ou de asfalto como temos em Portugal.”

Ao olhar para os possíveis ensinamentos que pôde retirar para o próximo desafio da Equipa, o Rali Monte Carlo, Bruno Magalhães mostra-se consciente das enormes dificuldades que o esperam: "Uma coisa é andar em testes, onde as trajectórias vão ficando mais visíveis e conhecidas à medida das passagens que fazemos, e outra completamente diferente é conduzir em prova. Aí o mais difícil será “ler” o terreno à primeira, e o Rali de Monte Carlo é sobejamente conhecido por ser um dos mais complicados do mundo, seja pelas classificativas encadeadas em condições muito diversas, seja pelas armadilhas que as diferenças de terreno podem ocultar aos pilotos”, concluiu.

Terceirenses superam expectativas no deserto!

Prometia ser uma edição única, a que celebrava os dez anos do “Sahara Aventura”, num aniversário a ser festejado com pompa e circunstância, e com a organização a prometer diversas surpresas. De facto, a prova foi de alto nível, competitivo e social, conseguindo as equipas portuguesas presentes a sua melhor prestação de sempre, o mesmo se podendo dizer face à representação açoriana, com o destaque a ir para os Land Rover Td5 de António Ventura/José Ponte e de Tiago Valadão/Fábio Valadão, formando a equipa “Terceira Açores 4×4”, e que foram quartos à geral, fechando o pódio da categoria de jipes “Melhorados” (ou seja, com pequenas alterações face aos de série),numa prestação considerada “notável”, até porque os quatro elementos do “team” nunca se intimidaram com a grandeza de Marrocos ou do deserto, onde faziam a sua estreia absoluta. Constituindo a equipa “Açores 4×4”, os mais experientes.

Geral ( TOP 8 )

1º Movimar Pinhel TT, 4665
2º Team All4×4/Duomaquete, 4240
3º Team Adventure, 4220
4º Terceira Açores 4×4, 4205
5º Dape New Energy/Fisgas TT, 4041
6º Proseries Desert Team, 3800
7º Npower Wheels/4 Rodas, 3610
8º Açores 4×4, 3565

Texto: Miguel de Sousa Azevedo | Fotos oficiais “10º Sahara Aventura”

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Bom início do Dacia Duster no Trophee Andros!!

Quem sabe nunca esqueçe e por isso mesmo Alain Prost encontra-se para já na segunda posição neste espectacular Campeonato Trophee Andros.
Vale a pena ver o vídeo.


Ângelo Ribeiro

Bernardo Sousa: "Só guiarei Ford Fiesta S2000 em Fevereiro"

Bernardo Sousa não sabe ainda quando irá exactamente guiar pela primeira vez o Fiesta S2000, mas pelas indicações que tem, tal não deverá acontecer nos próximos dois meses. Conforme explica, "vou estar em Monte Carlo como espectador para me entrosar com a equipa e avaliar as capacidades do carro e só em meados de Fevereiro é que deverei fazer o primeiro teste dinâmico com o carro".

De resto, a política de testes também ficou definida no contrato feito com a M-Sport e especifica que haja sempre um teste antes da provas de mudança de piso, sendo que o primeiro deverá ser para preparar o Rali da Suécia. Contudo, o piloto também explica que "é sempre possível comprar mais testes, se tal se justificar, ou ser mesmo chamado pela equipa para ajudar a desenvolver o carro, caso esse seja o desejo deles".


E é bem natural que com 10 Fiesta S2000 agendados para serem entregues até ao final de Fevereiro e mais 10 depois até ao final de Junho, é bem natural que os clientes da M-Sport sejam cada vez mais exigentes e anseiem, cedo, por novas evoluções.
Fonte: Autosport

XVI PASSEIO TT CASTANHAS 2009 MCOUTINHO

Aqui fica mais uma galeria de fotos do passeio realizado no passado mês de Novembro da autoria de BÁRBARA E RICARDO SOARES.

Para visualizar a galeria clicar AQUI

Ângelo Ribeiro

NAC - CALENDÁRIO ACTIVIDADES 2010

O projecto de calendário para as actividades do NAC a realizar no próximo ano está já em divulgação.

De realçar o facto de a Direcção do clube ter decidido acabar com a prova de Tuning, ter substituído o slalom NAC/LAGOA AZUL, por uma prova Especial a realizar nos arruamentos da Quinta da Braguinha e ir pela primeira vez efectuar uma exposição de Carros Antigos pertença dos associados do clube.

No decorrer dos meses de Janeiro e Fevereiro serão fornecidos mais dados sobre todos os eventos e pormenores sobre cada um deles.

Podem eventualmente aparecer mais eventos ligados aos Automóveis Antigos, tal como foi demonstrado no jantar de Natal, por ir de encontro aos associados presentes e que manifestaram vontade de que assim acontecesse.

Para visualizar o calendário de provas clicar AQUI

Ângelo Ribeiro

Jan Kopecky testou para Monte Carlo



Ângelo Ribeiro

TRIT: Circuito de Natal - Fotos "Formula Rali"‏


Aqui fica a galeria de fotos dos melhores momentos vividos por Francisco Veloso.

Para visualizar a galeria clicar AQUI

Acima dos objectivos iniciais

Num calendário divido em duas fases distintas, com provas em asfalto e provas em terra, Gil Antunes / Daniel Amaral encararam a temporada de estreia num campeonato nacional, como é o Open de Ralis, com grande optimismo e confiança.


“Ultrapassamos os nossos objectivos iniciais, que passam por estar no Top 10, mas no final da época conseguimos chegar à 7ª posição o que para época de estreia é excelente”, disse Gil Antunes como balanço da temporada de 2009.

Muito mais à vontade de na fase de terra, Gil Antunes diz que “já calculava que os ralis de asfalto fossem mais dificeis para nós, porque tanto eu como o meu navegador tinhamos pouca experiência nesse tipo de piso, mas também o carro não estava perfeito para o asfalto. Já nos ralis de terra tinhamos alguma experiência e os resultados apareceram, dentro do que esperavamos, mesmo sem muitos meios, com poucos treinos e em oito dos ralis sem qualquer conhecimento dos mesmos”.

Para 2010 Gil Antunes pretende potenciar um ano de experiência no Open de forma a que possa consolidar e tentar melhorar os resultados obtidos fruto de um maior conhecimento das provas. “Queremos voltar a correr no Open e tudo indica que será com o Opel Astra, que iremos tentar evoluir um pouco mais dentro das nossas possibilidades”, refere Gil Antunes.



Para terminar, o piloto de Sintra não deixa de fazer os tradicionais agradecimentos de final de época. “Quero aproveitar a oportunidade para deixar alguns agradecimentos. Em primeiro ao meu navegador, depois ao pai dele o “Amaral” que muito me apoiou durante toda a época. Também quero agradecer à minha assistência (Domingos Sport), que me ajudou muito a obter os resultados. Não podia deixar de agradecer ao Luís Mota e toda a sua família que são impecáveis, também a toda a minha família, patrocinadores e amigos”, concluiu Gil Antunes.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Melhor da Galiza



Ângelo Ribeiro

Campeonato de Ralis Coral da Madeira 2009

O Campeonato Coral de Ralis da Madeira teve muita luta e animação, nas oito
provas disputadas entre Março e Outubro, mesmo com listas não muita extensas de inscritos, devido a crise e não só, foram alguns títulos entregues somente na última prova do campeonato. Com alguns títulos a serem disputados, fez com que a caravana do automobilismo regional levasse muito público as estradas da região.
A ausência de alguns nomes conhecidos de ralis da madeira fizeram sobressair o desempenho das equipas lideradas por João Silva, Samir Sousa, Wilson Aguiar, André Silva e mais recentemente Pedro Diogo, que conseguiram vencer provas nas categorias que estão inscritos.

Alexandre Camacho e Miguel Nunes foram uma das duplas animadoras da época de 2009, ficando o ceptro entregue a Alexandre Camacho só no Rali do Faial, Filipe Freitas conseguiu vencer entre a categoria S1600, havendo luta essencialmente sobre Samir Sousa. João Silva conquistou o seu primeiro título no Campeonato Júnior, fruto de um bom andamento e de uma boa adaptação a sua montada (Renault Clio R3 Maxi). João Ferreira/ João Paulo conquistaram o título de campeões do troféu Engº Rafael Costa, este que também teve muita luta por parte de Wilson Aguiar e André Silva.
No Agrupamento da Produção, João Magalhães/ Jorge Pereira revalidaram o título, Rui Pinto deu luta, mas não conseguiu acompanhar Magalhães.
No Campeonato Feminino, Isabel Ramos e Carina Barros levaram para “casa” mais um título, sem perseguição para o mesmo, Joana Fernandes/ Sofia Pereira, Sofia Correia/Susana Sousa e também Carolina Costa/ Rubina Gonçalves foram outras equipas inscritas no Troféu Feminino.
O Campeonato Coral de Ralis terminou, mas algumas equipas já começam a pensar na nova temporada, Filipe Freitas é uma das novidades, que poderá tripular um Lancer evo X.

Texto: Milton Nunes

ABARTH RACE DAY 2009

No passado dia 14 de Novembro no circuito de Franciacorta (Itália) decorreu o evento Abarth Abarth Race Day.

3000 participantes, 750 veículos de toda a Europa, mais de 300 corridas, 8 equipas e 15 pilotos, incluindo as estrelas de rali Giandomenico Basso e Luca Rossetti, todos juntos para compartilhar uma paixão, a Abarth.

Ângelo Ribeiro

Tabaio Jr. Campeão

Dois anos depois do seu pai ter sido campeão nesta Divisão 1, Ruben Tabaio conquistou hoje o seu primeiro título no Rallycross. Aos 22 anos, e "servindo-se" do mesmo Ford Focus WRC que o seu pai usou, o jovem algarvio mostrou rapidez e consistência que fazem dele um justo vencedor...


Dependendo apenas de sí próprio para confirmar o título, Tabaio apenas teria que alinhar em todas as corridas desta prova de Lousada. O seu mais directo adversário na luta pelo título era Pedro Matos mas o piloto do Mitsubishi Lancer Evo VI tinha que reduzir um diferença pontual de 20 pontos, o que se avizinhava difícil.

Nos treinos Tabaio começou por ser o mais rápido mas nas corridas de qualificação foi a vez de Joaquim Santos tomar as rédeas, vencendo a primeira e terceira, com Pedro Matos a vencer a restante. Como apontamento ficam as diferentes escolhas de pneus feitas pelos pilotos: Santos e Tabaio decidiram-se por pneus de terra enquanto que Matos usou os habituais slicks com rasgos.

Na final, Joaquim Santos voltou a optar pelos pneus de terra e venceu categoricamente provando que era de facto a melhor opção face ao piso bastante enlameado que a pista da Costilha apresentava. Ficava por decidir a segunda posição com Ruben Tabaio (agora com slicks) a levar a melhor sobre Pedro Matos e a confirmar o título. Mais atrás, a estrear de forma promissora o novo Toyota Corolla WRC, Alberto Moreira ficou na quarta posição enquanto
que Carlos Silva ficou com o quinto lugar final.

No´campeonato, Ruben Tabaio é então o campeão com Pedro Matos a ficar com o vice-campeonato.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Maciel foi o mais forte à chuva

Duarte Maciel e Tiago Silva foram os grandes vencedores do Circuito de Natal, prova integrante da Taça de Ralis da Ilha Terceira disputada sob forte intempérie de chuva e vento. A dupla do Saxo Cup superiorizou-se ao longo de toda a prova, embora as diferenças ao cronómetro para Fernando Meneses e Roberto Areias tenham sido mínimas.
Meneses que mais que a vitória no rali queria sobretudo festejar o título acabou por penalizar fortemente em virtude de uma saída antecipada do Parque de Assistência, acabando por perder o título que parecia certo, embora as contas finais ainda estejam por fazer. Narciso Martins e Carlos Oliveira foram terceiros à frente de Tiago Mota e Tomás Pires que brilharam com o quarto lugar final. Quinto lugar e nova boa actuação para o graciosense Cláudio Bettencourt. Énio Medeiros não ganhou para o susto quando uma pedra atirada por algum espectador inconsciente lhe estilhaçou o pára-brisas. Ainda assim, o homem navegado por Paulo Rego fez um bom sétimo lugar à frente de Artur Silva e Paulo Jesus.

Marco Sousa e Miguel Bendito ganharam a categoria VSH à frente de Nuno Rosado e Miguel Azevedo e de Carlos Andrade e Rui Silva. O primeiro dos Clássicos foi Filipe Moura, navegado por Duarte Gil. Cecília Augusto e Andreia Silva triunfaram no feminino.

Hirvonen on board SS4 no Rally Ireland 2009



Ângelo Ribeiro

Fotos 24 Horas Fronteira

Melhores momentos vividos pelo nosso colaborador Luís Costa.


Para visualizar a galeria clicar AQUI

Ângelo Ribeiro

Tributo Audi Quattro Sport S1 Rally



Ângelo Ribeiro

Nasser Al Attiyah Penta Campeão

Nasser Al Attiyah venceu o Rally Internacional de Dubai, conquistando o campeonato FIA do Médio Oriente pela quinta vez consecutiva.

Três pilotos entraram na ronda final da competição ainda com hipóteses de se sagrarem campeões: Al Attiyah, do Qatar, o seu companheiro de equipa na Subaru, Misfer Al Marri, e o piloto da Peugeot Saudita, Yazeed Al Rajhi. Nasser liderou o rali desde o início, mas perdeu tempo na terceira especial, quando bateu forte numa pedra.


O seu atraso deixou o piloto saudita Al Yazeed Rahji momentaneamente na liderança, mas na especial seguinte, o Saudita saiu da pista e Al Attiyah voltou ao comando. Com isso, Nasser pôde controlar o rali ao seu próprio ritmo, sabendo que ele e o seu colega de equipa, Misfer, estavam garantidos para terminar na frente do campeonato.

O piloto mais rápido no rali, porém, foi Rashid Alketbi num Skoda Fabia S2000, mas o piloto perdeu cerca de 25 minutos na especial de abertura, com problemas com uma mangueira de água. Daí em diante, o piloto dos Emirados Árabes Unidos fez o melhor tempo em todos os troços do rali, terminando em sexto na geral, 19 minutos atrás do vencedor.
Na busca do Pirelli Star Driver do MERC para preencher a quinta e derradeira vaga para o WRC 2010, apenas dois pilotos iniciaram a prova elegíveis: Nick Georgiou, que foi azarado ao não ganhar o título no ano passado, e Meshari Al Thafiri, do Kuwait. Mas a prova não correu de feição para este último, que saiu de estrada na primeira especial, arruinando as suas hipóteses. Assim, Georgiou apenas teve de chegar ao final do rali, terminando em 11 º lugar e passado e foi confirmado como vencedor do prémio.

Melhores momentos do Rally Shalymar 2009



Ângelo Ribeiro

Solberg e Raikkonen na Citroen Junior Team?

O norueguês Petter Solberg está cada vez mais próximo de pilotar um C4 World Rally Car fazendo equipa com Kimi Raikkonen na próxima temporada, depois de receber uma proposta muito interessante por parte da Citroën.


Solberg, vencedor do Campeonato do Mundo de Rallyes em 2003 con um Subaru, disputou a maior parte do campeonato de 2009 com um Xsara WRC privado, aceitando competir nas duas últimas provas da temporada com um C4 WRC da Citroën Junior Team.

Perante um cenário de poucas perspectivas de conseguir um programa 100% patrocinado numa equipa oficial em 2010, Solberg decidiu voltar a competir por suaconta própria e tratar de conseguir dinheiro suficiente para disputar a próxima temporada aos comandos de um World Rally Car – ou será um Ford Focus RS WRC ou um Citroën C4 WRC.

Numa entrevista EXCLUSIVA ao wrc.com, Solberg revelou que já conseguiu 70% do presuposto e sente-se cada vez mais entusiasmado por aquirir um C4.

Solberg negou rumores que o indicam entrar para a equipa Júnior da Citroën patrocinado pela Red Bull, junto a Raikkonen. Em vez disso, Petter insistiu vai competir com a sua própia equipa, a Petter Solberg World Rally Team.

Ângelo Ribeiro

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Circuito VAL DO SALNÉS - Festa de Despedida








No âmbito da sua política de apoio ao desporto, a FactorENERGIA (empresa que actua no ambito da efíciencia energética e energias renováveis) vem criar o Trofeu monomarca FactorENERGIA – Saxo Cup.


Esta iniciativa deve-se essencialmente ao facto de sabermos que existem alguns Citroen Saxo de competição no parque automóvel regional, muitos dos quais estão inactivos. A criação de um troféu monomarca é uma mais valia para o campeonato, uma vez que de certa maneira desperta o interesse e vontade de começar a preparar as pequenas viaturas com o objectivo de participar no mencionado troféu. O grande desafio será o de ultrapassar o número de concorrentes (cinco) que participaram no passado troféu redline motorsport / Freem Saxo Cup, e fazer com que esta competição tenha os contornos de desportivismo salutar obtidos na época passada, com o rigor e profissionalismo inerentes à nossa empresa. Adiantamos que o regulamento está praticamente pronto e que os possíveis interessados poderão contactar o sr. Victor Sardinha através do e-mail trofeusaxo@factorenergia.ptEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail ou pelos contactos 291 76 42 04 e 918 502 214.

Raikkonen na Citroen em 2010

Estão desfeitas as dúvidas. Kimi Raikkonen vai mesmo pilotar pela Citroën no Mundial de Ralis de 2010, confirmando as notícias que a revista AutoSport já havia adiantado nas últimas semanas.

Depois de confirmar que não estaria na Fórmula 1 em 2010, o piloto finlandês foi anunciado hoje como piloto da Citroën Júnior Team, fazendo equipa com Sébastien Ogier, com Raikkonen a indiciar que a Red Bull teve um papel preponderante nesta sua transferência das pistas para os troços de rali.
"Sempre quis competir em rali, especialmente no Mundial. Graças à Red Bull, tenho a oportunidade de pilotar o melhor carro da competição, o Citroën C4 WRC. Este é novo desafio, mas extremamente excitante", afirmou Raikkonen.

"Neste momento, apenas temos um contrato de um ano e vamos ver como será o futuro. Estou ansioso por começar a testar o carro e iniciar o primeiro rali", referiu o piloto.

Depois de algumas 'aventuras' ao volante dos Abarth Grande Punto S2000, Raikkonen terá agora a oportunidade de mostrar o que vale com um carro competitivo. Para Olivier Quesnel, patrão da equipa Citroën, "a adição de Raikkonen ao plantel da equipa é um motivo de grande orgulho".

"O empenho e energia da Red Bull são uma combinação perfeita com a sede de vitórias da Citroën. Vamos continuar a contar com o Sébastien Loeb e o Dani Ogier para defender os nossos títulos em 2010, e também vamos prolongar o nosso vinculo com o Sébastien Ogier, que mostrou muito potencial este ano", referiu.


Do programa de Raikkonen e Ogier apenas não constará o Rali da Nova Zelândia, ao passo que Raikkonen deverá estrear-se oficialmente com a Citroën em Janeiro do próximo ano, aquando do Rally Arctic Lapland, prova de abertura do campeonato finlandês.

Que belo troço…

A classificativa que será palco deste Circuito de Natal corre-se entre São Brás e a Casa da Ribeira, com o percurso de 7 quilómetros a ter zonas de asfalto no início e no final, na parte intermédia que atravessa a Ladeira da Pena, e “pisando” ainda o empedrado da antiga estrada Angra/Praia, por cinquenta metros e mesmo ao cimo do Pico Celeiro. Todo o resto é terra “da boa”, com um piso bem arranjado – onde a bagacina vermelha contrasta com uma superfície mais dura – que, se permite velocidades, também não perdoa erros, pelo que nem só para os destemidos o traçado serve. Algumas curvas lentas e outras secções de extrema rapidez e a pedir volante “certeiro” serão uma noção do que a meia centena de equipas irá cumprir contra o cronómetro. Assim bem em jeito de se dizer: que belo troço. E bela Taça!

“Team Além Mar” abre a estrada!

Será com Ricardo Moura (carro 0) e Ricardo Carmo (00) que o “Team Além Mar” se vai juntar à festa de amanhã, alinhando os seus dois principais pilotos como chamariz da jornada, e isto sabendo-se que o campeão em título tem larga legião de fãs na Terceira. Teremos, por isso, dois EVO9 a abrir a cortina do que será uma encerramento em grande da temporada.

Taça de Ralis Ilha Terceira “fecha” amanhã… Na terra de todas as decisões!

São inúmeros os atractivos para a derradeira jornada do ano dos ralis terceirenses. Corrido numa classificativa digna de elogios (ver caixa), o Circuito de Natal vai decidir os títulos em disputa ao nível da taça de ralis local, poderá revelar um quinto vencedor diferente à geral em outras tantas provas e, passada a azáfama das notas e curvas, a Gala nocturna deverá revelar o que a nova temporada nos reserva em termos do certame levado a cabo pela “Olavo Esteves Competições”. Ingredientes mais do que suficientes para um sábado de luxo, com o público certamente a querer marcar presença numa prova que novamente superou as 50 inscrições.
Em perspectiva está uma luta renhida pela vitória, sendo que o tipo de troço será favorável aos quatro rodas motrizes, no caso os Lancer EVO de Hermano Couto e Narciso Martins (e isto já assumindo nova ausência de Tiago Azevedo), mas que dizer das actuações já aferidas de pilotos como Duarte Maciel e Fernando Meneses na terra? Pois, sem grandes riscos, destes quatro sairá o mais alto nome no pódio, podendo sempre contar-se com Artur Silva, Paulo Meneses, o regressado Tiago Mota ou nova boa exibição de Sérgio Cardoso para animar os lugares da frente, num lote que poderá ganhar um ou outro “outsider” pelo caminho. Na competição pelo título Fernando Meneses (540 pontos) lidera, mas não pode falhar face ao irmão Paulo (500), ou mesmo a Artur Silva (460), sendo que Sérgio Cardoso (380) ainda pode ir ao pódio e Carlos Martins (320) aguarda deslizes das máquinas mais potentes. Nos navegadores, Silvestre Rocha (500) dificilmente será alcançado por Roberto Areais ou José Costa (380 para ambos). Na discussão da Taça Saxo Cup/Auto Avelino, Artur Silva lidera, na frente de Meneses, enquanto Nuno Silva fecha o pódio.

Ao nível dos VSH também está tudo em aberto, com o leque de potenciais vencedores a ser encabeçado pelo rápido Lizuarte Mendonça, que lidera (710 pontos) a tabela da taça, a ter de defender-se de Ricardo M. Moura (690) e de Carlos Andrade (610), pelo que também neste particular os motivos de interesse são de realce, ainda mais porque Marco Sousa tem já o 309 em condições, Hélder Pereira tem sido dos mais velozes e César Silva vai alinhar com um Micra 1.6.

No reino dos Clássicos, Carlos Borges vence sempre que termina e é quem comanda a taça, mas o certo é que o Kadett GT/E não pode falhar, pois os Starlet de David Vieira e Filipe Moura estão logo a seguir do carro alemão. Em suma estão reunidas as condições para uma jornada de qualidade, apadrinhada novamente pela presença do bi-campeão Ricardo Moura.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Alain Prost testa Dacia Duster

Alain Prost regressa ao Troféu Andros desta feita ao volante do novo Dacia Duster.
A 21ª edição do Troféu Andros (2009/2010) vai ter início este fim-de-semana, em Val Thorens.
Prost realizou os derradeiros testes para o inicio de época.


Ângelo Ribeiro

XLIX Ralicross de Lousada

É já no próximo fim-de-semana que a competição regressa ao Eurocircuito de Lousada, com a realização da derradeira jornada dos “nacionais” de Ralicross. Uma prova organizada pelo Clube Automóvel de Lousada e que conta com uma excelente Lista de Inscritos. São seis, as dezenas de pilotos que se inscreveram nesta jornada organizada pelo Clube Automóvel de Lousada, que se realiza já no próximo fim-de-semana. Uma Lista excelente, pois o número de pilotos que se inscreveram no Ralicross, é mais do dobro, relativamente às provas anteriores. Também na prova extra, de Crosscar, foi conseguido um interessante lote de concorrentes, onde pauta a maioria dos principais pilotos do Campeonato da modalidade.
Além de tudo o mais, há a presença de vários pilotos espanhóis, bem conhecidos, como o caso de Santiago Ares Fernandez e de Alberto Henriques, o Vice-Campeão de Espanha, de Autocross.
A jornada de Lousada, vai dar a conhecer os novos Campeões e Vencedores da Taça, porquanto, até este momento, só o ceptro da Divisão 6, está entregue. Quanto aos outros, só em Lousada serão conhecidos os novos Campeões.
Esta prova, terá início na tarde de sábado, com a realização dos treinos. Já no domingo, bem cedo pela manhã, iniciam-se as “hostilidades” com a realização da Warm-up, a que se seguirão as três corridas de qualificação, bem como as tão esperadas finais. Estas últimas, já da parte da tarde.
Uma prova a não perder.

Para visualizar a lista de inscritos clicar AQUI

M. Hirvonen testou Fiesta S2000

Mikko Hirvonen começou a testar o novo Ford Fiesta S2000 da M-Sport no Ardeche, ontem, antes da estreia oficial do carro no IRC em Janeiro de 2010 no Rali de Monte Carlo.

A equipa vai testar durante alguns dias de testes na França, mas a M-Sport ainda não anunciou quem irá pilotar a nova máquina em Monte Carlo.


Ângelo Ribeiro

XIII Rallysprint d' Inverno 2009



Ângelo Ribeiro

Luís Nóvoa - 25 Anos de Carreira

Para encerrar a época de 2009, a LNóvoa Racing estará presente no 4º Salão Automóvel Antigo – Clássico e Sport de Aveiro, a realizar nos dias 5 e 6 de Dezembro próximo, no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.


No domingo, pelas 15,30 horas, o piloto Luís Nóvoa será presenteado com uma simples e merecida homenagem, comemorativa dos seus 25 anos de carreira.

Ao longo destes 25 anos muitas pessoas têm colaborado com Luís Nóvoa, na qualidade de mecânicos, patrocinadores, aos quais gostaria de acrescentar pilotos e amigos que, gostaria de ver reunidos neste momento memorável.

Monza Rally Show 2009



Ângelo Ribeiro

Bernardo Sousa de Fiesta S2000

Bernardo Sousa estará presente no Mundial de Ralis de 2010. O piloto português irá competir na WRC Cup aos comandos de um Ford Fiesta S2000 e integrado na estreutura da M-Sport, a equipa oficial da marca norte-americana no WRC.

A WRC Cup é uma nova competição inserida no Campeonato do Mundo de Ralis e destinada somente a carros da categoria S2000. Contará com sete provas ao longo da temporada, duas delas fora da Europa.

Depois de dois anos no P-WRC, Bernardo Sousa dá agora o salto para esta nova competição, com o objectivo de lutar pela vitória: «Esta nova competição foi criada com o intuito de permitir uma luta mais directa entre os pilotos que utilizam viaturas da categoria S2000. São carros muito competitivos e as vitórias são disputadas ao segundo. Estou muito satisfeito por ter sido um dos primeiros pilotos privados a garantir o Ford Fiesta S2000 para a temporada de 2010», disse Sousa, o primeiro piloto a garantir o volante do novo Ford Fiesta S2000.

As sete provas que Bernardo Sousa irá disputar em 2010 são Suécia, Jordânia, Portugal, Alemanha, França, Japão e Inglaterra.

Texto : AutoMotor.pt

Rallye Tall Pines



Ângelo Ribeiro

Zé Pedro Fontes ajudou Pai Natal!

Com o Natal a chegar, chega também a altura das surpresas e da magia em volta de todas as crianças do Mundo! Assim, o El Corte Inglés Gaia / Porto não podia deixar de se associar ao espírito natalício e, como tem sido hábito, trouxe da Lapónia o Pai Natal!
No domingo à tarde, o Pai Natal chegou acompanhado de muitos “ajudantes”, todos eles transportados por veículos muito invulgares e que despertaram a curiosidade de todos. Assim, Zé Pedro Fontes foi orgulhosamente o “motorista” de alguns dos amigos do Pai Natal, transportando no seu Aston Martin DBRS9 GT 3 de ralis algumas personagens de “Star Wars”. Foi um momento de festa para as centenas de pais e filhos que aguardavam na praça em frente ao Centro Comercial pela chegada do Pai Natal, com o Aston Martin do Vodafone Wedo Samsung Team a receber um destaque tão grande quanto o das personagens da famosa saga de George Lucas! Para Zé Pedro Fontes “foi um grande prazer estar associado a esta iniciativa da chegada do Pai Natal”, disse. “É um momento único no ano das crianças e poder partilhar da alegria delas é um orgulho para mim e para a Equipa”, disse ainda o piloto.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Rinaldo Capello venceu o Rali de Monza

Rinaldo Capello, aos comandos de um Citroen C4 WRC venceu o Rali de Monza, deixando Valentino Rossi a 17.8s. Fabio Babini foi terceiro, aos ocmandos de um Subaru impreza WRC, na frente de Marcus Gronholm, que foi 'travado' na derradeira especial - realizada sob chuva intensa - devido à existência de carros mais lentos a rodar à sua frente. Os WRC 'ficaram' com os nove melhores lugares da classificação, com o décimo posto a ficar na posse do primeiro entre os GT, o Lotus Exige 260 Cup de Stefano d'Aste. Com mais um punhado de WRC pelo meio, o primeiro S2000, o do italiano Paolo Andreucci só surge na 18ª posição. Pela classificação final, pode ter um ideia muito concreta da fantástica lista de concorrentes desta prova, que junta WRC, GT, S2000, Grupo N, R3, etc, etc.


Classificação


1º CAPELLO Rinaldo PIROLLO Luigi Citroen C4 WRC WRC 1:17'47.2
2º ROSSI Valentino CASSINA Carlo Ford Focus WRC WRC 17.8
3º BABINI Fabio BERNACCHINI Giovanni Subaru Impreza WRC S12 WRC 42.3
4º GRONHOLM Marcus RAUTIAINEN Timo Subaru Impreza WRC S14 WRC 48.7
5º NAVARRA Andrea CERRAI Massimiliano Subaru Impreza WRC S14 WRC 1'32.8
6º PERICO Alessandro MORELLO Moreno Errepi Racing Srl WRC 1'55.7
7º SIMONCELLI Marco D'AMORE Guido Ford Focus WRC WRC 1'57.6
8º RE Felice BARIANI Mara Errepi Racing Srl WRC 2'03.3
9º AGHINI Andrea ROSSI Attilio Errepi Racing Srl WRC 2'18.7
10º D'ASTE Stefano D'ASTE Linda Lotus Exige 260 Cup GT 2'25.9
11º CAVALLINI Tobia LUPI Michele Ateneo WRC 2'29.7
12º LONGHI Piero CASSOL Luca Skoda Fabia WRC WRC 2'39.2
13º BRIVIO Roberto BRIVIO Davide Ford Focus WRC WRC 2'43.5
14º SALUCCI Alessio FLAMIGNI Matteo Ford Focus WRC WRC 3'04.6
15º FONTANA Corrado MONTI Giovanni Bluthunder Racing Italy WRC 3'06.6
16º CAPIROSSI Loris MOMETTI Roberto Ford Focus WRC WRC 3'42.1
17º PROIETTI Angelo DI FRANCESCO Piero Tecnica e Promozione Sportiva WRC 4'05.6
18º ANDREUCCI Paolo BAGATTA Guido Racing Lions Srl S20 4'20.3
19º ROSSETTI Luca CHIARCOSSI Matteo Procar Rally Team S20 4'43.2
20º SPINELLI Marco VIMERCATI Andrea Porsche 997 GT3 GT 4'49.7
21º COLOMBINI Denis POGGIALI Manuel Racing Dreams SanMarino S20 5'02.2
22º GIACONIA Daniel TORRI Massimo Giesse Promotion WRC 5'26.0
23º OPPIZZI Paolo NENCINI Alessandro Errepi Racing Srl S20 5'59.2
24º FORATO Antonio BARDELOTTO Walter Rubicone Corse GT 6'03.0
25º SILVA Marco PINA Giovanni Giesse Promotion WRC 6'06.5
26º FONTANA Luigi FOTI Patrizia Bluthunder Racing Italy WRC 6'14.5
27º VILLA Manuel SERRA Bernardo Gruppo Happy Racer Srl S20 6'39.6
28º RODA Gianluca FRIGERIO Giovanni Porsche 911 GT3 GT 6'43.2
30º TAGLIANI Michele PERICOTTI Benedetta Eurospeed S20 6'50.4
31º PASINI Mattia DI CIOCCIO Elena Skoda Fabia S2000 S20 6'53.2
32º NECCHI Paolo IVANOV Sergey Peugeot 207 S2000 S20 6'59.6
33º BELTRAMI Massimo VENTURA Sara Sc. Zero4Piu' WRC 7'04.5
34º STAGNI Mario ROVAGNATI Laura Mitsubishi Lancer EVOX N4 7'11.1
35º FONTANA Fabrizio SAVASTANO Simona Peugeot 206 WRC WRC 7'26.4
36º DUCOLI Felice MAIFREDINI Giovanni Dp Autosport Srl WRC 7'39.6
37º TOSINI Luca SERVALLI Pierfrancesco New Driver Racing R3C 7'42.8
38º BOSCA Alessandro ARESCA Roberto Eurospeed R3C 8'02.1
39º BENDOTTI Gianpietro SOLARI Fulvio Team Speed Race R3C 8'14.4
40º ALBERTINI Stefano SCATTOLIN Simone Meteco Corse R3C 8'19.1
41º FERRARI Fabrizio TOGNI Michela Renault Clio R3C R3C 8'23.2
42º BIZZARRI Stefano INGLESI Emanuele Errepi Racing Srl R3C 8'27.9
43º COLOMBI Marco PULICI Guido Colombi Racing Team S16 8'49.8
44º TRENTIN Mauro ZANELLA Flavio Hawk Racing Club Srl S20 8'50.9
45º BOSSALINI Elia MANGIAROTTI Daniele Fiat Punto S2000 S20 9'09.5
46º BUTTI Fabio BOSCO Piero Giesse Promotion S20 9'20.1
47º GRILLO Davide PEDRETTI Andrea Errepi Racing Srl S20 9'23.3
48º PROH Alessandro DELL'AGOSTINO Angelo Mitsubishi Lancer EVOX N4 9'35.9
49º CAZZANIGA Fernando BERETTA Erminio Lotus Exige 260 Cup GT 9'51.3
50º VESCOVI Alberto MATERAZZETTI Alessandra Pistoia Corse S20 10'01.2
51º BETTINI Paolo BALLERINI Franco Rally Point S20 10'29.8
52º CONSOLI Pietro BRACCHI Virginio Mitsubishi Lancer EVO9 N4 10'34.9
53º PEDROCCHI Alessandro FALOCCHI Luca Dp Autosport Srl S16 10'36.5
54º BIOLGHINI Pablo ZANELLA Roberto Mitsubishi Lancer EVOX N4 10'58.8
55º MISTRETTA Bartolomeo CANGEMI Andrea A.S.D. Sporting Club R3C 10'59.0
56º MEZZOGORI Andrea BALDINI Roberta AS LANTERNA CORSE R3C 11'05.4
57º MEDA Guido MEDA Pietro Fiat Punto S2000 S20 11'11.8
58º CASTIGLIONI Matteo MELZI Federico Lotus Exige 260 Cup GT 11'29.2
59º GAIARDONI Marino FILL Peter Car Racing N4 11'47.2
60º ATTARDO Giuse POZZATO Filippo Palladio S20 12'01.0
61º BARCHI Roberto ROGGERONE Danilo Gruppo Happy Racer Srl N4 13'27.3
62º SCOTTI Alessandro GUALTIERI Isabella Porsche Gt3 GT 13'44.1
63º CREMONINI Cesare BALESTRI Nicola Fiat Punto S1600 S16 14'19.2
64º BELLI Marco MISURI Tommaso Mitsubishi Lancer EVOX N4 14'40.2
65º TORTONE Enrico TORTONE Maurizio Eurospeed S20 14'42.0
66º BOBBIESE Franco FORTINA Maurizio Giovann Lotus Exige Mk1 GT 14'53.8
67º CURTI William MAZZONI Lorenzo Mitsubishi Lancer EVOX N4 15'29.8
68º PREGNOLATO Alessandro GARAVAGLIA Paolo Equipe Vitesse N4 16'32.7
69º ALBERGHINO Agostino REMONDINO Sergio Gruppo Happy Racer Srl GT 17'55.6
70º LA RUSSA Geronimo CASTIGLIONI David Mitsubishi Lancer EVO9 N4 19'15.8
71º BOSSI Riccardo MAZZOLI Marco BIELLA MOTOR TEAM S20 20'05.9
72º DALLAVILLA Andrea DELLA NOCE Marco Mirabella Mille Miglia S20 20'23.3
73º MAURIGI Ivan AMICI Corinne Dp Autosport Srl R3C 24'32.7
74º PIEROTTI Luca MILLI Manuela Sc. 011 RACING R3C 24'56.8
75º CAFFI Alessandro SCIO Enrico Dp Autosport Srl S20 25'04.4
76º ERRANI Riccardo CASADIO Stefano Ford Mustang Gt 300 GT 28'04.7
77º ROSSI Graziano PAVAN Massimo Ford Mustang GT 29'07.8
78º CORDONI Mario CALLERI Gilberto Subaru Impreza Sti N14 N4 30'37.4
79º MONTI Andrea MONTI Cesarino Mitsubishi Lancer EVO9 N4 30'44.1
80º CURTI Luciano BIANCO Beniamino Abs Sport GT 31'48.1
81º DONETTO Oscar FLOREAN Fulvio Nordwest Motorsport Srl WRC 36'51.7
82º FRANCIA Fabio COLOMBO Massimo Mirabella Mille Miglia N4 39'40.5
83º BOTTA Nicola BRUNS Marco Made In Italy S.S.D. A.R.L. WRC 40'00.4
84º COLLOMB Daniele TUMIOTTO Leonardo Errepi Racing Srl N4 40'46.0

Top 30 acidentes de Rali.



Ângelo Ribeiro

Lista de Inscritos Rali Cidade de Portimão

1 Nuno Pinto João Silva Mitsubishi Evo III II IV
2 Pedro Leone Bruno Ramos Ford Sierra Cosw. II IV
3 António Lampreia António Morais Ford Escort Cosw. II IV
4 Bruno Andrade Ricardo Barreto Subaru Legacy Turbo II IV
5 Márcio Marreiros Paulo Costa Opel Corsa 1.6 I I
6 João Luís João Penedo Nissan 100 NX I I
7 Filipe Baiona José Duarte Opel Corsa I I
8 José Carlos Paté José F. Gago BMW 325 IX II IV
9 Augusto Páscoa Leonel Fernandes Renault 11 Will. I II
10 Jorge Baptista Adgar Gonçalves VW Golf III I II
11 João Palma André Barras Ford Escort Cosw. II IV
12 João Monteiro José Teixeira Ford Sierra Cosw. II IV
14 Rui Coimbra José Martins Opel Corsa I I
15 Luis Nascimento José Charata Opel Corsa 2.0 I II
16 Luis Nunes Claudia Dias Mitsubishi Evo VI II IV
17 Pedro Charneca Luis Assunção Ford Sierra Cosw. II IV
18 Rui Chaparro Rui Serra Subaru Impreza GT II IV
19 Eduardo Valente Filipe Fernandes Ford Escort Cosw. II IV
20 Luis Bastos Paulo Marques BMW M3 I III
21 Julio Bastos Anibal Pereira BMW M3 I III
22 Miguel Costa Rui Santos Renault 11 Turbo I III
23 João Correia Carlos Caliço Peugeot 106 I I
24 Luis Reis Miguel Jorge Renault 11 Turbo I III
25 Manuel Ribeiro Francisco Gonçalves Citroen AX I I
26 Phillipe Vinois NN Peugeot 205 I II
27 Jaime Falcão Luís Bento Rover 114 Gti I I
28 Vitor Francisco NN Ford Escort RS I II
29 Filipe Silva Diogo Elias VW Golf II I II
30 Pedro Franco Vitor Sousa Ford Sierra II IV
EXTRA EXTRA
33 Ricardo Teodósio Pedro Conde Mitsubishi Evo VI II IV
34 Armindo Neves Filipe Serra Mitubishi Evo VII N 4
35 Vitor Teodósio NN Citroen Kit Car A 1
36 Carlos Marreiros Osvaldo Maio Peugeot 206 A 6
37 Pedro Lança Ricardo Batista Citroen Saxo A 2

Ângelo Ribeiro

Rally du Var 2009



Ângelo Ribeiro

Roadu Comptition prepara 2010‏

Apesar de a temporada começar só em Março do próximo ano, a equipa já tem em sua posse a nova máquina que a dupla Armindo Neves e Filipe Serra irão tripular na próxima época. Trata-se de um Mitsubishi Lancer Evo VII Ralliart Alemanha, recentemente adquirido em Portugal, o qual permitirá á equipa regressar ao convívio do “Nacional”.

“É uma nova aposta quer no carro quer na competição escolhida. Os nossos patrocinadores entenderam que estava na altura de regressar ao Campeonato de Portugal de Ralis e depois de analisadas as várias hipóteses, optámos por aquela que melhor servia os interesses de todos.”, refere Armindo Neves bastante entusiasmado.
Filipe Serra complementa ainda dizendo que, “como sempre, iremos dar o nosso melhor para que possamos cumprir na íntegra os objectivos traçados para este ano, que será de aprendizagem e adaptação.”
Já Albino Carreiras, Director Desportivo da equipa ROADY COMPETITION, afirma que ”o Campeonato de Portugal de Ralis é aquele que melhor serve os nossos interesses e de todos os parceiros do projecto, que serão basicamente os mesmos que tivemos em 2009. Por isso mesmo estamos todos bastante motivados e confiantes em que tudo irá correr bem”.
Refira-se que Armindo Neves e Filipe Serra irão estrear o “novo” Mitsubishi Lancer ainda esta temporada, estando prevista a participação no Rali Intermarché Cidade de Portimão, prova que se disputará nos dias 5 e 6 de Dezembro.

Taça de Ralis da Terceira

É lícito afirmar que a presente edição da Taça de Ralis da Ilha Terceira superou as expectativas mais optimistas?
Sem qualquer sombra de dúvida! É uma iniciativa que mudou a face dos ralis nos Açores em geral e na Terceira em particular, dando a conhecer novos valores e iniciando muitos pilotos nestas andanças. Creio que todos os objectivos intrínsecos a este projecto foram largamente ultrapassados, o que me deixa sobremaneira satisfeito.

Em face do quadro vigente, é ponto assente a continuidade da prova?
Infelizmente, não. Estou a ponderar se, de facto, vale a pena continuar com a Taça de Ralis da Ilha Terceira, atendendo a que os apoios existentes estão longe de satisfazer as necessidades. Sou apologista que não se deve onerar ainda mais pilotos e navegadores, que, como se costuma dizer, fazem das tripas coração para participar nas provas. Perante este cenário, o futuro da competição afigura-se, no mínimo, bastante complicado.

Quando sublinha a falta de apoios refere-se às entidades oficiais ou particulares?
Não temos qualquer razão de queixa das chamadas entidades oficiais. Antes pelo contrário. Tanto as autarquias como o executivo regional têm sido extraordinários, acarinhando este projecto e percebendo a sua real dimensão. As dificuldades relacionam-se com os privados, pois, ao que parece, a crise chegou ao mundo dos ralis. Colocar uma prova na estrada acarreta custos elevadíssimos e sem dinheiro tudo se torna complicado. As empresas têm vindo a reduzir a sua contribuição de ano para ano e, sinceramente, o cerco é cada vez mais apertado. Prometi novidades bombásticas para a 3.ª Gala de Ralis da Ilha Terceira mas, sendo certo que ainda estão em curso algumas diligências, a tendência é para que a Taça de Ralis acabe.

Qual é que tem sido o papel do TAC – Terceira Automóvel Clube em todo este processo?
O TAC tem sido um parceiro inseparável e de uma utilidade extrema ao longo destes três anos. Como tal, aproveito para agradecer publicamente a profícua colaboração da prestigiada colectividade, em especial do seu presidente, Gerardo Rosa. Como se sabe, não sendo uma prova federada, a Taça de Ralis da Ilha Terceira implicava alguns riscos. No entanto, desde a primeira hora que a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting percebeu as especificidades próprias do projecto, que visava apenas e só a promoção da modalidade. Também aqui, é da mais elementar justiça reconhecer a acção preponderante do TAC. O êxito da Taça de Ralis da Ilha Terceira é de todos aqueles que, directa ou indirectamente, contribuíram para a concretização da iniciativa.

in "Diário Insular" - Angra do Heroísmo

XIX RALLY RACE SHALYMAR 2009



Ângelo Ribeiro

CPTT começa nas Serras do Norte.

Marcado inicialmente para Reguengos de Monsaraz o Campeonato de Portugal de Todo-Terreno 2010 vai iniciar-se no final de Fevereiro, mais precisamente nos dias 26 e 27 de Fevereiro, quase garantidamente bem no centro do Nordeste Transmontano, em Macedo de Cavaleiros como vem sucedendo nos últimos anos.

Esta prova integrará mais uma vez a competição organizada e desenvolvida pela Mazda com as BT 50 que sempre anima um campeonato que se espera ainda mais competitivo que este ano.

Ângelo Ribeiro