terça-feira, 17 de novembro de 2009

Fim da festa com o título para decidir

exemplo do que sucede desde 2004, o Campeonato de Portugal de Ralis termina no Algarve, mais precisamente em Portimão, cidade onde o desporto tem presença permanente ao longo do ano.

E, ao contrário que tem sido habitual, o título está em aberto, embora o bi-campeão nacional, Bruno Magalhães (Peugeot 207 S2000/Peugeot Total), tenha tudo a seu favor para alcançar o tri e igualar os feitos de Fernando Peres (1994, 1995 e 1996) e Adruzilo Lopes (1997, 1998 e 2001).

Ao entrar para a derradeira prova da temporada, com cinco pontos de vantagem sobre Vítor Pascoal (Peugeot 207 S2000), Bruno Magalhães precisa de um quarto lugar, em caso de vitória do seu adversário, o único que pode aspirar a um desaire do piloto da equipa oficial da marca do leão.

Mas, por aquilo que sucedeu ao longo da temporada, Bruno Magalhães, que venceu quatro das sete provas efectuadas (só perdeu as provas internacionais – Vodafone Rali de Portugal, SATA Rali Açores e Rali Vinho Madeira), merece ser considerado favorito, face à diferença de condições de que cada um dos interessados no ceptro dispõe.

No que diz respeito ao Agrupamento de Produção, Adruzilo Lopes (Subaru Impreza N2009) que revalidou o ceptro no Rali de Mortágua, parte como um dos mais sérios candidatos ao derradeiro lugar do pódio, partindo do princípio que os dois pilotos da Peugeot ocuparão as duas primeiras posições.

Mas na luta pelo terceiro lugar estarão, ainda, envolvidos Fernando Peres (Mitsubishi Lancer IX), que não conseguiu discutir até ao fim o título, como era seu objectivo, Ricardo Teodósio (Mitsubishi Lancer X), que tem a vantagem de “jogar em casa”, Pedro Meireles (Subaru Impreza), que parece estar em crescendo no final da temporada, Bernardo Sousa (Mitsubishi Lancer IX), que chega ao Algarve com o ritmo do “Mundial”, Pedro Leal (Mitsubishi Lancer X), que vai dispôr de um carro mais competitivo que o usado nas provas anteriores, e José Pedro Fontes (Aston Martin DBR S9/Vodafone Team), recém consagrado Campeão de Portugal de Velocidade, que será uma das atracções da prova por causa do carro que tripula.

De assinalar a presença de cinco duplas insulares, com Luís Rego (Mitsubishi Carisma GT) e Ricardo Rodrigues (Mitsubishi Lancer VII) a juntarem-se ao campeão regional Ricardo Moura (Mitsubishi Lancer IX) no lote de equipas que vêm dos Açores, enquanto João Silva (Renault Clio R3/Team CD Nacional da Madeira/Olca) e Isabel Ramos (Renault Clio R3) representam a Madeira.
No que diz respeito à prova, ela mantém a estrutura utilizada o ano passado, com o rali a arrancar, no sábado, à noite, com uma Super Especial, que terá lugar no Autódromo de Portimão, que conhecer uma enchente.

No dia seguinte, os concorrentes terão de cumprir as restantes sete provas de classificação, que mais não são do que uma dupla passagem pelas especiais de Corchas e Fóia e uma tripla passagem pela classificativa do Alferce, antes da chegada à Praia da Rocha, que, uma vez mais, recebe a festa da derradeira prova do CPR.

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