sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pedro Gaspar na I Especial Macedo de Cavaleiros


No automobilismo, há um piloto natural de Macedo de Cavaleiros que no início deste mês conseguiu a proeza de ser o primeiro português a vencer uma prova de Rali, na categoria de clássicos, no mítico circuito de Le Mans. Chama-se Pedro Gaspar, tem 36 anos e concilia o gosto pelas corridas com a actividade de professor e empresário.
Amanhã vai participar na 1ª Especial de Rali em Macedo.

Pedro Gaspar fala com orgulho da conquista fora do país. O piloto conta que o objectivo era apenas de participar e nunca pensou chegar ao pódio do emblemático circuito de Le Mans ao volante de um Datsun 1200:

“Fui só na paixão de participar naquele circuito mítico. Adaptei-me bem ao circuito, vi que realmente tinha algumas possibilidades, fiquei em quinto lugar nos treinos. Na corrida, fruto de algumas circunstâncias devido à desistência de um ou outro piloto que estavam bem posicionados, consegui assumir a liderança e terminar a prova em primeiro. Para mim foi uma autêntica surpresa, fiquei muito contente. Mas devo dizer que independentemente do resultado era um sonho correr naquele circuito e subir aquele pódio foi marcante”.

O gosto pelas corridas começou em criança mas só há cerca de cinco anos é que decidiu iniciar-se na modalidade, na categoria de clássicos. Ao volante do Datsun 1200, Pedro Gaspar tem participado em várias provas do campeonato nacional.
Para as competições são necessários apoios, o piloto macedense refere que existem alguns patrocínios no entanto é necessário um investimento pessoal:

“Os patrocínios têm que existir e consegui reunir alguns, embora a conjuntura seja bastante desfavorável. Os patrocínios que eu tenho, a maioria, estão ligados à minha actividade empresarial, da minha família e à minha actividade profissional pessoal. Mas, são insuficientes já que qualquer prova fica bastante dispendiosa e temos que programar bem as coisas. Eu não tenho possibilidade de fazer as provas todas do campeonato nacional e tenho seleccionar algumas”.

Além de apoios monetários há que acrescentar ainda uma dose de coragem. Desengane-se quem pensa que quem anda nestas andanças dos ralis não tem algum receio. Pedro Gaspar confessa que em todas as provas há um certo medo que desaparece durante a competição:

“Todas as provas que eu faço tenho sempre medo. Pode parecer estranho estar a dizer isto mas cada vez que participo, sobretudo nos momentos iniciais e na largada, não tenho problema em dizer que tenho sempre medo e bastante. Se calhar é esse gosto pela adrenalina e pelo risco assumido que me atrai em relação a este deporto. No entanto, em determinadas pistas há mais perigo do que noutras. Mas eu acho que um piloto que participa de maneira mais séria tem que ter respeito por este desporto”.

Amanhã o piloto vai marcar presença na 1ª Especial de Rali em Macedo, mas na prova de regularidade. É que o Datsun 1200 tem uma pequena avaria que impossibilita o piloto de participar na corrida.

Pedro Gaspar salienta o esforço das entidades locais para conseguir trazer esta prova para Macedo que depende muito do factor financeiro:

“Estamos a fazer um esforço grande. Tenho que dar um reconhecimento especial à Câmara Municipal de Macedo e à Associação Comercial. Uma vontade imensa de agarrarmos algumas provas em Macedo e criarmos algum elemento distintivo e que se associe ao desporto automóvel na cidade. Quanto à questão de haver poucas provas devo dizer que todas estas provas são muito cobiçadas por outras regiões, O orçamento para montar um evento deste género, neste caso não ficou muito dispendioso, mas costuma ser grande”.

A 1ª Especial de Rali em Macedo tem início amanhã, às 13h30. Vai percorrer as ruas da cidade num percurso com cerca de 2,5 km.

Ângelo Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário