sábado, 18 de julho de 2009

Cá estamos nós, Graciosa!


O barco saiu na tarde de quinta-feira a abarrotar pelas costuras da Praia da Vitória. Destino: Ilha Graciosa.
Ilha Graciosa que vai ser o palco de um rali inédito, onde mais de meia centena de equipas darão o seu melhor para fazer valer todas as apostas locais no evento idealizado pela “Olavo Esteves Competições” a que a “Agraprome” e as autoridades oficiais de imediato se associaram.

Está assim prevista uma prova muito competitiva, até porque – com algumas excepções à parte – o terreno a pisar se apresenta como um mistério para todos, factor que os treinos de hoje irão dissipar. Presentes os principais candidatos às vitórias na Terceira (falamos da taça de ralis, pois claro…), com Tiago Azevedo a apresentar o mais possante bólide, mas com a armada Saxo Cup (Marco Veredas, Fernando Meneses, Artur e César Silva) a estar pronta para o embate, se bem que Meneses, fruto do acidente de domingo, tenha de recorrer ao carro de Rui Rocha, o que poderá inferiorizar o seu ritmo.

Com a ausência de Narciso Martins, Cláudio Cabral, Miguel Soares, Paulo Meneses e os principais VSH assumem objectivos altos, com os não homologados a juntarem Ricardo M. Moura, Marco Sousa, Lizuarte Mendonça e Jorge Sousa ao rápido picoense Mário Jorge e a um lote alargado de presenças. Entre os Clássicos Adelino Sousa e Carlos Borges são os nomes a contar para o espectáculo, num rali onde o campeão açoriano Ricardo Moura voltará a fazer as honras de abertura nos seis troços agendados.

Uma classificativa sinuosa e com características de serra (Vimiais) e um percurso extremamente rápido e de bom piso (a ligação Vitória/Barro Vermelho, a cumprir nos dois sentidos), onde as “chicanes” marcarão presença, são os desafios para as muitas equipas, que se vêem nesta festa dos ralis acompanhadas por uma enorme massa humana que zarpou da Terceira, assim como se associam à conhecida hospitalidade da ilha Branca, onde a população aguarda pela animação que, já hoje, as verificações técnicas e o contacto com máquinas e pilotos fará por apurar.

Com a questão competitiva a ser essencial para a disputa dos lugares cimeiros da taça, importará também realçar a importância de um certame do género numa terra como a Graciosa, ainda a duas semanas das suas festas maiores, mas com a Vila da Praia enfeitada a juntar-se ao reboliço do rali, e sobre o qual a economia local terá boas contas a fazer. Ainda antes de os motores começarem a sua tarefa, e numa altura em que as primeiras notas de andamento estão a ser escritas nos cadernos, resta deixar toda a informação relativa ao 1º rali da ilha Graciosa, e aconselhar a transmissão de imagens da prova em directo na internet (tv.azoresglobal.com), assim como a reportagem áudio que faremos chegar a todos os adeptos (radiograciosa.com).

Desde já parabéns aos intervenientes de um acontecimento que, esperando-se seja para repetir, marcou já o seu lugar na história. Chamem-lhe uma desculpa para uns dias de férias ou o “SATA-dos-pobres”…


Miguel de Sousa Azevedo – “a UNIÃO”
Foto: Ricardo Laureano

Sem comentários:

Enviar um comentário