segunda-feira, 15 de junho de 2009

Rali Ilha Azul: Moura…com naturalidade


Depois de uma SATA Rali Açores que pôs os açorianos em sentido no que toca aos ralis, a vigésima edição do Rali Ilha Azul teve na supremacia de Ricardo Moura a continuidade da tónica dominante que vai levando o campeonato dos Açores nesta época de 2009, com o campeão do Team Além Mar a andar na frente desde o primeiro metro, isto numa edição da prova faialense que, caso não se tenha reparado à primeira vista, foi corrida pelos homens da frente a um ritmo superior ao verificado em 2008 onde, e recorde-se, o micaelense se estreou a vencer à geral, arrancando para um título que o coloca actualmente na alta roda nacional da modalidade. Moura não encontrou concorrência que ameaçasse claramente a sua caminhada para a revalidação de um aguradado título, vencendo todos os troços e gerindo da melhor forma o avanço conquistado.
Gustavo Louro foi, pela segunda vez este ano, o homem que se seguiu à liderança pois, sabendo-se sem argumentos técnicos para chegar ao ritmo de Moura, rapidamente se desmarcou da restante concorrência, naquela que foi mais uma actuação muito positiva do hexa-campeão, a quem apenas (mais) apoios vão faltando para o desejo de voltar a lutar pelos títulos.
Embora com alguma sorte – neste caso amplamente merecida, pois foi coisa que raramente teve em muitos anos de ralis… -, Rui Torres fechou o pódio, beneficiando do atraso de Luís Pimentel – novamente a averbar boas marcas - e do abandono de Ricardo Carmo, que na segunda parte da prova foi infeliz depois de um bom arranque, com o homem da “Rutor” a beneficiar desses factores para somar um bom resultado.
Paulo Rego, desta feita com Pedro Vale na função de navegador, logrou subir 13 lugares ao longo dos troços de sábado, terminando em quarto lugar, na frente do local João Borges que, ao volante de um Subaru Impreza, assinou uma prestação regular e eficaz. Apenas capaz do sexto lugar final, Luís Pimentel foi vítima de vários azares, mesmo se ainda travou uma luta animada com Ricardo Carmo pelo terceiro posto. Valeram-lhe no final os 4 pontos para ainda ocupar o segundo lugar do campeonato. Carmo foi aliás um dos azarados da jornada, sendo uma pedra - que cortou um tubo dos travões do EVO9 – a causa final para parar numa prova sem glória.

Formula 3 com terceiro vencedor do ano


Entre o pelotão dos 1600 a animação foi bastante visível, acabando Sérgio Silva por transformar em vitória o habitual forte andamento, e uma vez que Carlos Costa e Fernando Meneses – embora pela ordem inversa no final - tenham também sido protagonistas de uma luta intensa. Meneses voltou a mostrar que é homem com que se possa contar nos pisos de terra e, mesmo com problemas de suspensão, secundou o vencedor, encurtando a distância pontual para Carlos Costa, que foi infeliz ao ver a manete de velocidades do C2 partir quando desferia um forte ataque a Sérgio Silva.

F2: e vão quatro para Olavo!

Olavo Esteves continua invicto no reino da Formula 2 açoriana em 2009, somando agora quatro pontuações máximas consecutivas, num rali onde os dois mais directos adversários nem pontuaram, casos de João Faria, que partiu o motor do Peugeot, e de Diogo Silva, que viu a caixa de velocidades do Clio acabar com a sua prestação.

Nas restantes categorias em liça, e sendo que Fernando Meneses foi o natural vencedor do Troféu Saxo Olavo Esteves Competições/Auto Avelino, os vencedores das restantes competições foram o local Nuno Oliveira, com o Starlet a bater largamente a concorrência no Troféu OEC/Copitu II, enquanto nos Clio OEC/Açorlanda Alexandre Melo foi o melhor, depois de um grande atraso de Sérgio Cardoso. Nas equipas femininas, e uma vez que Carla Rosado voltou a desistir, Raquel Rodrigues reforçou a sua liderança no campeonato com novo triunfo ao volante do robusto Skoda.

LINK Classificação Final (CAR)

VSH: Vitória para José Paula
A prova reservada aos não-homologados teve um vencedor também natural, isto atendendo ao potencial do Golf 4x4 de José Paula nos pisos de terra, e mesmo se o homem das Lajes começou por ver o Peugeot de Milton Resendes lidera na SE da Praia do Almoxarife. No sábado o picoense foi para a frente, beneficiando também com o atraso inicial de Marco Pinto, que continua a liderar o “regional” da categoria, e que ainda foi segundo depois de marcas muito interessantes ao longo da corrida. Com Resendes também a não ter vida fácil, os irmãos César e Emanuel Romeiro levaram o renovado Celica ao fecho do pódio, num rali onde a participação dos VSH – mesmo se superior a 2008 – foi novamente baixa em quantidade.

LINK Classificação Final (CRRA)

LINKS Fotos Luís Pacheco/Ralis Online: Shakedown - Super Especial - Prova

Texto: Miguel Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário