quinta-feira, 14 de maio de 2009

Meeke vence e sobe à liderança do campeonato IRC

O cancelamento da última especial do Sata Rali dos Açores, devido ao atraso na especial número 17 e ao mau estado dos pisos, confirmou o britânico Kris Meeke como grande vencedor da quarta ronda do IRC. Numa prova em que esteve sempre entre os mais rápidos, o piloto da Peugeot conquista uma importante vitória que o coloca na posição de líder do campeonato do IRC. Mas a prova de Meeke não foi fácil uma vez que o britânico tinha a dura tarefa de abrir os troços, muitos deles repletos de água devido às chuvadas desta manhã, e que podiam esconder armadilhas para a sua liderança. Com esta vitória, Meeke reforça a sua candidatura ao título, passando para a primeira posição da tabela do IRC, com 20 pontos, mais dois do que Freddy Loix e seis do que Nicolas Vouilloz. O segundo classificado foi Jan Kopecky, que ofereceu ao Skoda Fabia S2000 um segundo posto também ele importante, na medida em que o carro checo prossegue o seu desenvolvimento. Na geral, Kopecky ficou a 53,1s de Meeke, mas acabou por não ter grandes dificuldades para manter Nicolas Vouilloz atrás de si. O piloto francês, que começou o dia em segundo acabou por não conseguir recuperar o tempo perdido na especial de Graminhais, ficando com o terceiro lugar final. Logo atrás, e em virtude do azar de Anton Alen, Freddy Loix ascendeu ao quarto lugar, embora o belga estivesse a apenas 5segundos e ainda com reais aspirações a ultrapassar Alen pela via 'normal'.
Contudo, o despiste do piloto do Punto S2000 acabou por facilitar-lhe a vida e proporcionar, também, a ascensão do português Fernando Peres ao quinto lugar, naquele que foi mais um excelente resultado de Peres nos Açores. Basta recordar que o piloto do Mitsubishi Lancer Evo IX já venceu esta prova por quatro vezes, a última das quais em 2007. Peres consegue, também, ser o primeiro dos pilotos que competem no Campeonato de Portugal de Ralis.
Franz Wittmann e Conrad Rautenbach ficaram nas duas posições seguintes, ao passo que Ricardo Moura conseguiu levar a melhor sobre Bruno Magalhães e terminar em oitavo, ao passo que bicampeão nacional de ralis ficou com o nono lugar, logo na frente de Bernardo Sousa e Vítor Pascoal.

Tempos:

1º Kris Meeke / Paul Nagle 2:36:48
2 º Jan Kopecký / Petr Starý a 00:53,1
3 º Nicolas Vouilloz / Nicolas Klinger a 01:04,8
4 º Freddy Loix / Frédéric Miclotte a 02:15,2
5 º Fernando Peres / José Pedro Silva a 04:45,2
6 º Franz Wittmann / Bernhard Ettel a 05:33,2
7 º Conrad Rautenbach / Daniel Barritt a 05:35,8
8 º Ricardo Moura / Sancho Eiró a 05:41,3
9º Bruno Magalhães / Carlos Magalhães a 07:03,5
10º Bernardo Sousa / Jorge Carvalho a 08:13,8

Sem comentários:

Enviar um comentário