quarta-feira, 31 de março de 2010

" Divertir-me ao máximo, tentando chegar ao final "

É já neste fim de semana que se realiza mais uma edição do Rali Rota do Folar.


Esta prova organizada pelo Automóvel Clube de Vilarandelo conta com 40 equipas inscritas, muitas delas vindas da vizinha Galiza como habitualmente.
Este ano fica de fora a super-especial e apenas sábado, dia 3, os pilotos irão para a estrada percorrer os troços de Sanfins/Argeriz e Vale Casas/Vilarandelo com dupla passagem.

Manuel Coutinho, motivado pela vitória no Rota do Medronho, é o grande candidato à vitória.

Nos extras uma estreia absoluta em ralis, o habitual navegador de Luís Bastos(CRRD)e Martinho Ribeiro(CPR), Paulo Marques vai saltar para o lado do piloto e realizar esta prova ao volante de um Nissan Micra.


" Tive a possibilidade de realizar este rali como piloto graças ao Júlio Bastos e ao filho Miguel Bastos. Vou divertir-me ao máximo e obviamente tentar chegar ao final. Mais uma vez um grande obrigado à família Bastos ".

Bom rali Paulo.

Ângelo Ribeiro

quarta-feira, 24 de março de 2010

TankS Rally 2010



Ângelo Ribeiro

Francisco Grilo traído pela mecânica.


O Rali Rota do Medronho ao contrário do que tudo parecia indicar tornou-se numa das provas mais complicadas que o piloto enfrentou até hoje. Apesar de entrar na 1ª pec com algumas cautelas a dupla equipada com os pneus Kumho colocou-se logo em 2º lugar entre os concorrentes Júnior e 1º concorrente albicastrense, “ficámos satisfeitos com a nossa classificação após a pec 3 uma vez que sentimos bastante falta de ritmo”, logo na pec seguinte, a direcção assistida do pequeno Citroen C2 não colaborou, o que se traduziu numa grande perca de tempo bem como descida na classificação. Cumprido estava já metade da prova e o piloto apostado em lutar até ao fim com as armas que tinha apesar do grande esforço que era necessário para conseguir controlar o carro. “Foi logo na pec 5 que apanhámos um dos maiores sustos de sempre quando numa zona em que íamos a cerca de 170km/h, foi a vez de também os travões falharem, o que ia causando um acidente bastante complicado uma vez que era uma curva onde se encontrava muito público”. Livres de perigo a equipa tomou a decisão de abandonar a prova uma vez que não existiam as condições de segurança necessárias tanto para os pilotos como para o público, não antes de ainda ter prestado ajuda ao piloto do Porche 911 que se encontrava com problemas mecânicos a meio da pec.

Mas este é um capítulo já encerrado e o piloto está já a trabalhar no evento que irá ser realizado no Fórum Castelo Branco, a exposição irá ter início no dia 6 de Março, mais pormenores serão adiantados brevemente.

Loeb testa antes da Jordânia



Ângelo Ribeiro

sábado, 20 de março de 2010

FIA ETCC 2010 arranca em Braga‏


FIA ETCC 2010 – Braga de 26 a 28 de Março
Competição europeia arranca em Braga

Pelo segundo ano consecutivo o Clube Automóvel do Minho recebe a Taça Europeia de Carros de Turismo (FIA ETCC),agendada para os dias 26 a 28 de Março,no Circuito Vasco Sameiro,em Braga.Trata‐se da segunda prova internacional de automóveis que tem lugar na capital do Minho,num evento sempre espectacular de seguir,visto as forças em presença.Se o ano passado,a prova coroava o vencedor desta FIA ETCC,este ano,e devido à alteração de formato pela FIA,a prova minhota será a primeira de três, disputando‐se assim um mini campeonato.Depois de Braga,será a vez de,dia 25 de
Julho,Salzburgring,Áustria,terminando no dia 17 de Outubro em Franciacorta,Itália. Estava ainda prevista uma quarta corrida em Oschersleben,Alemanha,mas foi cancelada.
Taça Europeia de condutores Super 2000,Taça Europeia 2000 Diesel,Taça Europeia Super Produção,Taça Europeia Super 1600 e Taça Europeia de Nações de Viaturas de Turismo, são os Troféus em disputa.Este ano apenas são dois os portugueses inscritos. Francisco Carvalho repete a participação e de novo aos comandos de um Seat León S2000,enquanto César Campaniço,campeão nacional em 2008 e 2009,regressa os comandos do BMW 320,para alinhar nesta prova.De resto,o britânico James Thompson (Honda Accord) vai tentar defender a coroa que conquistou o ano passado,depois de vencer uma das corridas e ser terceiro lugar na outra. Thompson,tem como colega de equipa o sueco Tomas Engtström(Honda Accord),outro que poderá ter uma palavra a dizer.A BMW
está bem representada,com sete carros,entre eles os da equipa Bevz Kostantyn,com três ucranianos:Iryna Protasov,Yuriy Protasov e Leonid Protasov.Por parte da formação Sunred Engineering,que inscreve dois Seat León,teremos o russo Timur Sadredinov e o francês Alexander Rossi.O croata Marin Čolak,aos comandos de um Seat León é outra presença a assinalar.

Competições nacionais

Para além da jornada internacional, em Braga vão ainda arrancar o Campeonato Portugal de Circuitos(PTCC),Campeonato de Portugal de Clássicos 1300,Campeonato de Portugal de Clássicos,Taça Nacional de Clássicos,Campeonato de Portugal de GT e Campeonato de Portugal de Sport Protótipos.
Apesar do CAM ter alargado o prazo das inscrições até 23 de Março,já é possível adiantar que no PTCC estão inscritos sete concorrentes,nos GT e Sport Protótipos,12, nos Clássicos,20 e nos Clássicos 1300cc,22.
Na principal competição nacional,há que contar com nomes como os de José Monroy, António João Silva,Nuno Batista,Fábio Mota, António Costa e Gonçalo Manahu.Nos GT/SP,destaque para José Ramos/Patrick Cunha,Miguel Ferreira/Francisco Carvalho, António Nogueira/António Coimbra,Hugo Pereira/António Calado,Tiago Ribeiro/Luis Pedro Martins e Paulo Ramalho/Rui Ramalho,estando inscritas ainda algumas equipas espanholas.
Nos Clássicos conta‐se com Carlos Santos,Joaquim Jorge,Ribeirinho Soares,António Nogueira,Luis Barros e Rui Alves,entre outros,enquanto nos 1300 cm3,saliência para Miguel Ferreira,campeão nacional,João Ramos,Vítor Araújo e Rui Azevedo,entre outros.

CAM apresenta FIA ETCC 2010 em Espanha.



Depois de ter feito a apresentação da FIA European Touring Car Cup 2010, em Brada no dia 17 de Março, o Clube Automóvel do Minho vai proceder a idêntica cerimónia em Espanha.


Esta apresentação terá lugar no dia 23 de Março de 2010, pelas 17h30 (hora local), nas instalações do Turismo do Porto e Norte de Portugal, na Rua do Vilar (junto à Catedral) em Santiago de Compostela

quinta-feira, 18 de março de 2010

XVII Rally del Bierzo



Ângelo Ribeiro

La Vila Joiosa apresenta 70 inscritos.

A abertura do Campeonato de Espanha de Ralis de Asfalto aproxima-se rapidamente do seu início e a Lista Oficial de Inscritos apresenta-nos 70 inscritos.

Para a prova do Campeonato de Espanha de Ralis de Asfalto são 44 os inscritos, sendo de destacar cinco carros S2000.

A Escuderia de Ourense inscreve os dois Ford da Nupel Rallye Team para o Campeão em título, Sergio Vallejo e o seu irmão Diego Vallejo no Fiesta S2000 com o nº 1 e Álvaro Muñiz e Cesar Blanco no Fiesta S2000 com o nº 11.
Alberto Hevia e Alberto Iglesias inscrevem o Skoda Fabia S2000 com o nº 3, enquanto se espera a confirmação da participação de Jonathan Perez no Peugeot 207 S2000 com o nº 7.

A estreia do novo Mistubishi Evo X do campeão da Galiza Pedro Burgo marca também esta prova.


Expectativa quanto à presença dos três S1600 (S1), com a Suzuki Motor Ibérica a inscrever dois Swift S1600, o primeiro para o excelente e versátil piloto Joan Vinyes (nº 5) que nas últimas épocas nos habituou a provas “diabólicas” aos comandos do Clio R3 e Gorka Antuxustegi (nº 10) que em 2009 já tripulou o carro japonês.

Texto: Motoresmagazine

Prolongar série de vitórias.

A segunda prova do CPTT, a Baja Terras d’el Rei, marcada para os dias 20 e 21 de Março, é o desafio que se segue depois do Rali TT Serras do Norte onde Filipe Campos / Jaime Baptista brilharam com a conquista da primeira vitória naquela prova enquanto Bernardo Moniz da Maia / Joana Sotto Mayor foram tocados pelo azar perdendo o segundo lugar devido a um furo e algumas dificuldades técnicas no X3 CC.


A prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve é uma das mais interessantes do calendário nacional e conta este ano com o mesmo figurino de edições anteriores. Os pilotos irão realizar uma Super Especial com 10 quilómetros que serve como aperitivo para os 320 quilómetros de sector selectivo que elegerá o vencedor da prova. Com um percurso sinuoso e duro, é um desafio para pilotos e máquinas beneficiando, este ano, de um clima mais ameno para aplacar a sua habitual dureza.

Vencedor da primeira jornada do CPTT e claro favorito a revalidar o título de campeão alcançado em 2009, Filipe Campos espera conquistar o primeiro lugar do pódio na prova algarvia. “Depois de no ano passado ter andado muito depressa e ter perdido a prova devido a um furo, este ano o objectivo é ganhar apesar de aumentar a concorrência com o regresso do Miguel Barbosa. Confio plenamente no BMW X3 e acreditamos que vamos juntar mais uma vitória no caminho do título que é o grande objectivo deste ano.”


Azarado na jornada inaugural do CPTT 2010, Bernardo Moniz da Maia já esqueceu esse contratempo e está “concentrado na busca do melhor resultado possível por terras algarvias e se possível melhorar o bom desempenho do ano passado, quando terminámos no quarto lugar. Um lugar no pódio é o nosso objectivo reforçando assim a liderança da Yser Racing Team no CPTT.”

A Baja Terras d’El Rei terá o seu início no dia 20 de Março com a realização da Super Especial às 16.00 horas, disputando-se no dia 21 de Março a etapa única onde os pilotos vão cumprir 320 quilómetros de sector selectivo, numa prova cujo percurso total é de 425 quilómetros.

Fotos: Isabel Bento e Bruno Bento

Sergio Vallejo testou Fiesta S2000.



Ângelo Ribeiro

quarta-feira, 17 de março de 2010

Fotos Rali Torrié



Aqui fica uma galeria de fotos do Rali Torrié, por Bruno Fernandes. Seguir link.




Isabel Bento

CAM apresentou FIA ETCC 2010‏


O Clube Automóvel do Minho apresentou ao final da tarde de quarta‐feira uma das suas provas mais importantes do ano de 2010,Taça Europeia de Carros de Turismo(FIA ETCC), agendada para os dias 26 a 28 de Março,no Circuito Vasco Sameiro em Braga.Depois de pela primeira vez passar pela capital do Minho o ano passado,este evento internacional está de volta,este ano em formato diferente,pois deixa de ser disputado em apenas uma prova para ser um mini campeonato com três etapas,disputando‐se agora a primeira.A competição prossegue depois no dia 25 de Julho em Salzburgring,Áustria, para terminar no dia 17 de Outubro em Franciacorta,Itália. Estava ainda prevista uma quarta corrida em Oschersleben,Alemanha,mas foi cancelada.
Taça Europeia de condutores Super 2000,Taça Europeia 2000 Diesel,Taça Europeia Super Produção,Taça Europeia Super 1600 e Taça Europeia de Nações de Viaturas de Turismo, são os Troféus em disputa.Para além da jornada internacional,em Braga vão ainda arrancar o Campeonato Portugal de Circuitos(PTCC),Campeonato de Portugal de Clássicos 1300,Campeonato de Portugal de Clássicos,Taça Nacional de Clássicos, Campeonato de Portugal de GT – CPGT e Campeonato de Portugal de Sport Protótipos –
CPSP. Nesta cerimónia,o Presidente do CAM,começou por agradecer a todas as entidades envolvidas:“Que nos ajudam a colocar de pé mais esta organização que estamos conscientes ser de uma boa importância turística e social,bem como desportiva”. Barbosa Ferreira adiantou ainda que na prova Internacional:“Vão estar em Braga cerca de 20 pilotos oriundos de 12 países.A jornada irá ter ampla divulgação e só em termos televisivos vamos ter duas horas no canal Eurosport e outras tantas na
RTP2.Em termos de estrutura, estamos preparados para receber cerca de dois mil convidados e dez mil espectadores”.Por parte da Câmara Municipal de Braga,o seu presidente não hesitou em:“Enaltecer mais esta iniciativa do CAM a que vamos estando habituados.É mais uma que irá divulgar a nossa região,Braga e Portugal.A nossa cidade agradece e não estamos nada arrependidos do apoio que demos ao CAM
na construção do Circuito Vasco Sameiro.Está provado que foi um bom investimento e sempre acreditámos no trabalho que este clube vem desenvolvendo”.Mesquita Machado não terminou sem endereçar:“Os parabéns por mais esta iniciativa e sabem que podem sempre contar com o apoio da Câmara Municipal de Braga”.Em representação do Turismo Porto e Norte de Portugal,o Dr. Melchior Moreira salientou:“A excelência deste evento que prestigia Braga,o Minho,o Norte e Portugal.Sem dúvida que é um pólo
de dinamização social e vai ajudar a consolidar o turismo”.Aquele responsável, sublinhou também o:“Registo da parceria com o CAM e o reconhecimento e elogio à sua capacidade de organização,bem como os seus valores desportivos”. Da Cruz Vermelha Portuguesa,delegação de Braga,esteve presente o seu presidente Francisco Alvim.
Como já foi divulgado,esta será a instituição social que estará ligada ao evento, acção que não deixou aquele responsável indiferente:“Cada vez mais existe a sociedade providência,o que registo com agrado.Quero saudar o Presidente do CAM por esta iniciativa que pretende ajudar a nossa actividade que passa sempre pelo princípio de ser útil ao semelhante.Por isso só posso estar muito satisfeito
com esta atitude”.

Todas as informações da prova disponíveis em www.camminho.com

Clube Automóvel do Minho com Instituições de Solidariedade Social


A partir deste ano de 2010, o Clube Automóvel do Minho decidiu envolver Instituições
de Solidariedade Social nas suas organizações desportivas com o objectivo principal de dar a conhecer o seu trabalho,bem como apoiá-las.Através desta iniciativa,serão também criadas as mais variadas formas de,através dos eventos desportivos em acções localizadas,criar-se a possibilidade dessas instituições poderem receber apoio monetário:“Queremos aproximar o CAM à sociedade e também que o nosso clube apoie causas sociais”,refere Barbosa Ferreira,presidente do CAM,salientando ainda:“Penso que através desta iniciativa podemos ajudar e divulgar o trabalho dessas instituições que,por vezes,é desconhecido, mas tão importante”.A primeira instituição a estar englobada nesta ideia é a Cruz Vermelha Portuguesa através da prova FIA European Touring Car Cup 2010,agendada para os dias 26 a 28 de Março.Na ocasião vão ser postas em prática algumas actividades direccionadas para esta instituição,com as verbas apuradas a reverterem a seu favor,dando ainda a possibilidade destes darem a conhecer o seu trabalho.Mas o CAM não vai ficar por aqui,pois na Rampa da Falperra,nos dias 1 e 2 de Maio, será a vez do Instituto Monsenhor Airosa,instituição que se dedica ao apoio a jovens do sexo feminino.Mais tarde,na Taça do Mundo de Karting,nos dias 10 a 12 de Setembro,o Instituto Novais e Sousa,cuja actividade se centra no apoio a crianças com dificuldades,será a instituição escolhida.Este será o primeiro grupo envolvido nas organizações desportivas do CAM,numa iniciativa que irá continuar com outras instituições dadas a conhecer oportunamente.

CLUBE AUTOMÓVEL DO MINHO
Gabinete de Imprensa

Federico Villagra testou para Rally da Argentina

Federico Villagra, piloto da WRT Munchi's, testou no dia de ontem para o Rally da Argentina.


Depois do seu primeiro contacto com o novo Ford Fiesta S2000 afirmou: "O carro tem um chassis realmente fantástico, o que permite um bom controlo. Existe uma diferença substancial deste super 2000 para o World Rally Car, principalmente a adaptação à caixa de velocidades mas não deixa de ser um carro competitivo. Pilotar este carro será um grande desafio, mas vamos tentar chegar ao pódio. "



Ângelo Ribeiro

terça-feira, 16 de março de 2010

Nova Época - Novos Desafios

No Open de Ralis de 2009, a Transportes Freitas Rally Team conseguiu no seu ano de estreia resultados muito interessantes ao longo da época culminando com a conquista do titulo de Campeã Nacional de Ralis Júnior através do seu piloto André Pimenta.


Neste ano de 2010 algumas indefinições surgiram no inicio da época, mas o bom desempenho de António Freitas no Rally de Barcelos veio moralizar e dar ânimo para a participação deste piloto a tempo inteiro no Open de Ralis.

Este ano, e após a brilhante época feita pelo André em 2009 o meu objectivo é o de conquistar o Campeonato Júnior em 2010. Fizemos a primeira prova em Montelongo mas desistimos o que me desmoralizou um pouco, mas depois em Barcelos tudo correu bem e fizemos o primeiro lugar na Júnior o que nos abre boas perspectivas. Vamos durante os ralis de asfalto utilizar o carro do ano passado, o Escort Rs2000 que foi revisto e está a 100%. É um carro que me dá imenso gozo a conduzir e sinto que em cada rali que passa estou cada vez mais À vontade com ele. Nas provas de terra em principio iremos alugar um 4×4, mas ainda não está nada decidido até porque ainda falta bastante tempo”, refere António Freitas.

Quanto ao Campeão Júnior em titulo, André Pimenta que nos dois ralis inaugurais da época não participou com a sua equipa habitual ainda não sabe muito bem o que irá fazer em 2010. “ Nas duas primeiras provas corri com um Mitsubishi da Peres Competições a fim de promover o 2º Rali de Barcelos que acabou por ser um grande sucesso. A nível pessoal conseguimos um bom 3º lugar em Montelongo e estávamos a caminho de um outro pódium em Barcelos quando tivemos uma ligeira saída que danificou o Mitsubishi. Ainda não sei o que iremos fazer no resto do campeonato, mas estamos à procura de soluções que nos permitam correr numa viatura mais competitiva. Para já estamos inscritos neste próximo rali. ”

Por enquanto na próxima prova do Open, o Rali do Medronho apenas António Freitas está garantido à partida, sendo que se confirmar a presença de André Pimenta essa será ao volante do Mitsubishi Carisma GT assistido pela Peres Competições.”

Texto: Freitasrallyteam
Foto: Isabel Bento

Francisco Grilo de regresso às competições.

O ex Campeão Nacional Júnior de Ralis irá marcar presença no Rali Rota do Medronho, a próxima ronda do Campeonato Open de Ralis, a realizar nos próximos dias 20 e 21 de Março.


A participação será com o pequeno Citroen C2 R2 equipado com os cada vez mais surpreendentes pneus Kumho, binómio este que em 2009 permitiu ao piloto sagrar-se Vice-campeão.

Esta será uma presença esporádica neste campeonato, uma vez que, o piloto este ano apoiado pela Lopes & Gomes, S.A. vai dedicar grande parte do ano a acções de marketing, “Em conjunto com os nossos parceiros e na altura de crise em que nos encontramos, decidimos dedicar grande parte deste ano a acções promocionais”. Estando já agendada a primeira que será imediatamente a seguir a Páscoa com o jovem talento a marcar presença num Tributo a Ex Campeões Nacionais de Ralis albicastrenses. Este evento será acompanhado de uma interessante exposição bem como da homenagem a André Martinho, Francisco Romãozinho, Manuel Rolo e Francisco Grilo valores do automobilismo nacional no passado, presente e ao que tudo indica também no futuro.

Texto:Ângelo Ribeiro
Foto: Isabel Bento

quarta-feira, 10 de março de 2010

Nuno Matos ruma a Itália.

Nuno Matos e o seu co-piloto Filipe Serra, recém chegados da Rússia, onde disputaram pela primeira vez a Baja Northern Forest, e depois de terem alcançado um resultado absolutamente notável , ao terminarem em terceiro lugar na classificação FIA T2, já preparam uma nova aventura - desta vez uma viagem até á cidade Italiana de Pordenone, onde irão participar na Baja Itália.


Mais uma vez a equipa Cetelem Fedima Team terá pela frente um desafio diferente do que está habituada, pois esta baja é caracterizada pela dureza da sua pista. Durante os dois dias de prova, os pilotos serão levados a percorrerem 350 kms ao longo do leito do rio Tagliamento e pistas circundantes. Na sua maioria o piso é composto por seixos rolados, alguns de grande dimensão, transformando-se esta prova num autêntico martírio mecânico.
Ainda assim, a organização da prova, tentou este ano diminuir a dureza das pistas, procurando alternativas que não sejam tão nefastas para a mecânica das viaturas.

Com esta deslocação a Itália, Nuno Matos irá falhar mais um evento do CPTT, desta vez a Baja Terras del Rei, e deixará não podendo assim defrontar os seus adversários na luta pelo título Nacional na categoria T2. Porém o resultado na Rússia deixa antever boas perspectivas para a temporada na Taça FIA de Bajas, e isto justifica plenamente a opção pela carreira internacional. Recordemo-nos, que Nuno Matos, é actualmente o único piloto nacional de TT com um programa na Taça FIA de Bajas, e que foi inclusivamente o primeiro piloto nacional a deslocar-se á Rússia para participar na Baja Northern Forest, tendo obtido um surpreendente 3º Lugar nos T2 FIA, superando adversários muito mais experientes.

Texto:TodoTerreno

Poucos inscritos no Rali Coração de Ouro

É já este fim de semana que vai para a estrada a primeira edição do Rali Coração de Ouro com a organização a cargo do GAS.

Esta prova é composta apenas por um troço de 13 quilómetros, o troço de Melres utilizado no Rali de Gondomar, com tripla passagem e com centro operacional na Junta de Freguesia de Melres. A presença dos sempre espectaculares Bmw M3 da família Bastos de certeza que vão animar este "mini rali" .

Para visualizar a lista de inscritos clicar AQUI

Ângelo Ribeiro

Filipe Pires com Vasco Mendonça e de C2

Vasco Mendonça, ex-navegador de Emanuel Caldeira, vai formar dupla com Filipe Pires no Rali Porto Santo Line.


Como já sabemos Filipe Pires adquiriu o Citroen c2, que pertenceu a João Moura. Segundo Pires, "vamos participar em todas as provas do campeonato já a partir do Rali Porto Santo Line",sendo que os objectivos passam por conseguir os títulos nas competições em que vai competir.

Resta apenas saber se Vasco Mendonça acompanhará Pires em todas as provas.

Texto:Milton Nunes

Rali Rota do Medronho - para já 72 inscritos!

A Escuderia de Castelo Branco divulgou uma lista provisória de inscritos do Rali Rota do Medronho já com 72 equipas... e espera ainda ter mais algumas!


Para conhecer a lista de inscritos provisória do Rali Rota do Medronho clicar AQUI

Ângelo Ribeiro

terça-feira, 9 de março de 2010

Nem o mau tempo as afastou...

Realizou-se no passado dia 6 de Março a quarta edição do TT no feminino, um evento organizado pelo Nordeste Automóvel Clube, Câmara Municipal de Bragança e Rádio Brigantia.


Com uma lista de participantes recheada em número e qualidade, e com várias regiões do País representadas, catorze jipes, com quarenta participantes a bordo, saíram da Prç. Cavaleiro de Ferreira em Bragança pelas 10h30, para a primeira etapa do passeio, que havia de terminar cerca das 13h00 em Podence, já no vizinho concelho de Macedo de Cavaleiros.
Com Rosário Sottomayor como madrinha desta edição, acompanhada de José Lopes, numa quase estreia nestas coisas de passeios TT, que nada têm a ver com provas “contra o cronómetro”, passados que foram os primeiros quilómetros rapidamente se adaptou aos diferentes estados de piso que iria encontrar e ao GLK da Mercedes que trouxe até ao Nordeste Transmontano.
Equipa também de peso acompanhou a madrinha do passeio de 2008, Lígia Albuquerque, ao volante do seu Toyota, que se fazia acompanhar, a seu lado de Isabel Robalo e no banco de trás de Diva Teixeira.


Também as nossas habituais participantes trouxeram a habitual vivacidade a este evento e o conjunto permitiu mais uma bela jornada e o exemplo de como é possível conjugar estar em família, a desfrutar das belas paisagens da região, da boa gastronomia e ser solidário com quem mais precisa.
Após o almoço visitou-se a Casa dos Caretos de Podence e cerca das 16h00 iniciou-se o percurso de regresso a Bragança, que levaria a caravana até ao Lar de S. Francisco para uma visita às instalações e entrega do donativo apurado este ano, no valor de € 150.00, graças à receita amealhada nas inscrições efectuadas.
Ao jantar procedeu-se à entrega das habituais lembranças, a que se associou também a Câmara Municipal de Bragança, representada pelo Vereador Hernâni Dias, que em nome da Autarquia fez a entrega à madrinha do passeio, Rosário Sottomayor, de uma Salva em Prata assinalando a sua passagem pela sede do concelho.

António Rodrigues regressa aos ralis

O piloto da vila de Murça António Rodrigues vai voltar a disputar um rali depois de mais de um ano de ausência.

O Rali Rota do Medronho marca o regresso do piloto transmontano ao volante do Peugeot 206 GTI, carro com o qual se sente "mais que á vontade" visto ter participado no passado, desde 2003 a 2006, no troféu Peugeot 206 no qual o melhor resultado obtido foi um excelente 2ºlugar geral, no final do troféu em 2006.

A última prova que o piloto marcou presença foi no Pirelli Star Driver Shoot Out onde infelizmente não foi apurado entre diversas estrelas promissoras deste desporto.


Um dos pontos altos da sua carreia aconteceu em 2007 ao volante de um Mitsubishi Evolution IX ao terminar no 3ºlugar geral no Rali Torrié. A estreia não podia ser melhor numa viatura 4x4 vencendo na produção só ficando atrás do Peugeot 207 S2000 de Bruno Magalhães e do Fiat Punto S2000 de Zé Pedro Fontes. No seguimento deste bom resultado estava previsto na altura fazer o resto do campeonato com um Toyota Corolla S2000 mas diversos contrastes fizeram com que o projecto terminasse ali mesmo.

Como se costuma dizer "filho de peixe sabe nadar" e de certeza que António Rodrigues, á semelhança do seu pai José Rodrigues, vai chegar muito longe nos ralis.
Visualize o palmarés do jovem piloto AQUI




Ângelo Ribeiro

segunda-feira, 8 de março de 2010

Fontes espectacular na primeira prova com o Porsche


José Pedro Fontes e Paulo Babo tiveram, no Rallye Torrié,uma participação muito positiva ao volante do impressionante Porsche 997 GT3,conquistando a 6ª posição da geral.Vencendo duas classificativas à geral e fazendo sempre tempos muito próximos das primeiras posições,a equipa da Vodafone mostrou-se muito à vontade ao volante do GT3,deixando excelentes indicações quanto à sua competitividade.Na chegada à Póvoa do Lanhoso,Fontes dizia que “estamos muito satisfeitos com o nosso resultado.Só foi pena um pneu ter-se descolado da jante na 5ªespecial pois,caso isso não acontecesse,poderíamos mesmo ter lutado pela vitória do Rali.Penso que demos espectáculo,imprimimos um ritmo muito forte,e saímos do Torríe motivados por ter vencido duas especiais.”Quanto ao Porsche o piloto adianta que“é um carro fantástico,que dá um enorme prazer de condução e que o público gosta de ver passar. Contudo,há ainda muito trabalho a fazer e o Porsche tem uma boa margem de progressão.”No Rallye Torrié,o piloto do Porto aproveitou também para se associar a uma causa solidária,na tentativa de angariação de um dador de medula óssea compatível com o Afonso,filho do também piloto André Couto.Com apenas 6 anos,foi diagnosticada ao Afonso uma leucemia linfoblástica aguda no passado mês de Outubro, encontrando-se internado e em isolamento total a receber tratamento de quimioterapia no Instituto Português de Oncologia do Porto.Para Zé Pedro “penso que foi uma excelente oportunidade para tentar sensibilizar os adeptos de automobilismo para salvar uma vida.Não pude deixar de fazer este pequeno gesto e estou esperançado que, com a colaboração de todos,se possa encontrar um dador compatível com o Afonso.Quem sabe se a solução não estava entre o público do Rallye Torrié?”
Em Portugal existem diversos centros de atendimento para inscrição como dador de medula,além das diversas campanhas que vão decorrendo ao longo de todo o país. Aquela que,numa primeira fase, representa apenas uma simples colheita de sangue,poderá,posteriormente,significar um vida!
Todas as informações para ajudar o Afonso poderão ser obtidas através do link
www.saveafonso.com.

Roady Competition com excelente resultado no Rali Torrié‏


Objectivos cumpridos
Armindo Neves e Filipe Serra, da equipa Roady Competition, cumpriram plenamente os seus objectivos neste regresso ao Nacional ao serem os segundos melhores no grupo de produção entre os concorrentes portugueses e obtendo ainda 2 pontos à geral, fruto de um sétimo lugar no Campeonato de Portugal de Ralis.

Sendo praticamente a estreia do Mitsubishi Lancer Evo VII em asfalto, Armindo Neves optou por uma estratégia que passava “por andar soltinho e sem arriscar muito, mas que nos permitisse ir evoluindo a nossa condução. O resultado final é o que conta para a classificação e esse deixa-nos muito satisfeitos, pois confirma que a nossa estratégia foi a mais correcta, uma vez que estamos conscientes que, principalmente no asfalto, o nosso Evo VII está algo limitado face aos bem mais actuais e potentes Evos IX e X, pelo que temos que jogar com a cabeça e apostar na regularidade e também numa preparação cuidada do carro, para atingir os objectivos da equipa Roady Competition”.

Começando com algumas cautelas, Armindo Neves / Filipe Serra foram subindo de posições ao longo da prova, para se fixarem no 10º lugar da geral absoluta do rali, pontuando dessa forma para a geral do Campeonato de Portugal de Ralis. “Estes dois pontos para o Campeonato são um prémio para toda a equipa pelo trabalho que tem sido feito. Contudo, os nossos objectivos estão mais virados para o Grupo N, onde conseguimos ser segundos entre os pilotos portugueses, o que é de facto um excelente resultado para início de época”, afirmou Armindo Neves.

A equipa Roady Competition sai assim do Rali Torrié com o sentimento do dever cumprido, levando Filipe Serra a afirmar que “tudo correu muito bem. A equipa esteve excelente, bem como os nossos técnicos, e os pneus Kumho foram uma vez mais um importante aliado neste resultado. Sabemos os meios com que corremos e conhecemos a nossa concorrência, o que nos permite avaliar que este Rali foi um sucesso para nós”.
Albino Carreiras, Director Desportivo da equipa ROADY COMPETITION, estava naturalmente muito satisfeito ”pois o Campeonato de Portugal de Ralis é uma competição muito exigente e disputada, que conta com grandes equipas e pilotos, pelo que obter este resultado logo na estreia deste projecto para 2010 só nos pode deixar a todos muito contentes. Agora, vamos continuar a trabalhar para mantermos este nível e para consolidarmos o nosso projecto de comunicação e imagem ao longo deste campeonato, que tem uma grande importância para nós e para os nossos parceiros”.

Para mais informações:
roady.competition@gmail.com

Paulo Neto e Daniel Amaral no Torrie


Bem se pode dizer que a temporada de 2010 começou da melhor forma para Paulo Neto / Daniel Amaral, ao terminarem no 4º lugar entre osconcorrentes do Citroen Racing Trophy, no Rali Torrié, primeira provado Campeonato de Portugal de Ralis 2010.
O ritmo de competição adquirido em 2009, permitiu a Paulo Neto entrar na temporada de 2010 com outra confiança. O piloto demonstrou uma maior competitividade ao volante do Citroen C2 R2 Max Paulo Neto / Daniel Amaral mas o resultado final só não foi melhor devido a uma errada escolha de pneus para a mais longa secção do rali.

Segundo Paulo Neto “a opção por pneus intermédios para chuva não foi a melhor, pois os troços da primeira secção da 2ª etapa foram ficando secos. Sentimos muitas dificuldades para conduzir nessas condições, o que se reflectiu nos tempos obtidos da parte da manhã até ao 6º troço. Mesmo assim, chegamos a andar na frente de alguma da nossa concorrência directa. Na parte da tarde rodámos mais depressa e mais de acordo com os nossos objectivos, mas um melhor resultado já estava comprometido depois do que se passou de manhã”.

Para Daniel Amaral que se estreava ao lado Paulo Neto e também no Campeonato de Portugal de Ralis, este foi “um bom rali para mim, que exige outra concentração. Gostei bastante de estar ao lado do Paulo e agora só espero ajudar para se obter mais e melhores resultados”.

No final do rali Paulo Neto fez questão de agradecer a todos os parceiros deste projecto, bem como “à equipa Carreto 18, que fez um excelente trabalho antes e durante a prova. O Citroen C2 R2 Max esteve impecável e muito competitivo, o que nos deu muita confiança para andar depressa”.

A presença de Paulo Neto no Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM e no Citroen Racing Trophy, conta com os seguintes parceiros:

- Valadares – Louça Sanitária
- Saint Gobain – Weber – argamassas industriais
- Quantinfor – Consultoria informática
- M.C.D. Garcia – Peças automóveis
- Profiltek – Divisórias de Duche
- Vitarte – Produção gráfica
- Caras Decoração
- MDM – Móveis de banho
- Tres-Torneiras
- Diresco – Superfícies de Quartzo
- Restaurante “O Amaral”
- Paulo Neto, Lda – Materiais de construção



Para mais informações e fotos, contactar:
Paulo Neto
E.mail: pneto@pauloneto.pt

Bernardo Sousa dá "fiesta" no Torrié



Bernardo Sousa / Nuno Rodrigues da Silva tiveram de suar e de revelar muita crença para conseguir chegar ao triunfo no Rali Torrié, onde efectuavam a estreia nacional do Ford Fiesta S2000.

Da parte da manhã, a escolha de pneus não se revelou de todo acertada, com o piloto madeirense a explicar que os pneumáticos vinham a perder a aficácia. Isso explicava porque razão os Grupo N estavam tão perto, e porque razão Miguel Campos e Pedro Peres tinham andado a poucos segundos do Fiesta.

De tarde o Fiesta não revelou a superioridade esperada para um S2000, sendo notório que perdia bastante tempo nos troços rápidos para os N4 e para o Porsche de José Pedro Fontes. Pedro Peres ficou fora da luta ainda de manhã com um furo, depois de uma excelente réplica dada. Miguel Campos continuou a pressionar mas acabou fora da estrada a dois troços do final do rali.

Estes dois troços poderiam ser o "passeio" de Bernardo Sousa, mas isso só aconteceria se o deiferencial traseiro não se quebrasse. Foram dois troços de expectativa, para ver se o tempo perdiodo permitia ficar com o triunfo, o que veio a acontecer por 6,6s. "Foi um rali francamente rápido e onde alguns adversários contavam com uma vantagem adicional assente na potência dos seus carros. Mas conseguimos gerir esse facto, atacando onde nos era mais favorável e defendendo-nos no restante. No final conseguimos a vitória mas quase morríamos na praia, pois nos últimos troços começámos a sentir alguns problemas. Primeiro ficámos sem tracção traseira e depois sem direcção assistida. De uma assentada, perdemos mais de 50 segundos da vantagem que tínhamos sobre o Vítor Pascoal, chegando ao final da prova com uma diferença de apenas 6,6 segundos," explicou o piloto.

Vitor Pascoal teve uma prova de opostos. Uma escolha errada de afinações e pneus, atirou-o para lugares pouco recomendáveis de manhã, mas de tarde recuperou, e ficou a 6,6 segundos de vencer a prova. Para o piloto de Amarante é um bom resultado tendo em conta que utiliza o Peugeot 207 S2000 com as evoluções de 2008. Ricardo Moura também sai satisfeito do Minho, já que revelou um andamento consistente no início desta sua segunda temporada de CPR. Resistiu até onde pode ao Peugeot de Pascoal, mas começou o ano com um pódio.

Alberto Meira e Vitor Senra regressam a Espanha com um bom resultado. O vencedor da primeira prova do campeonato espanhol nunca teve andamento para se bater com os restantes N4, mas acabou por beneficiar dos problemas dos adversários para cegar ao 4º lugar. Vitor Senra colocou o Peugeot 206 S1600 como o melhor 2WD. Depois de um furo matinal, José Pedro Fontes tentou recuperar e acabou por triunfar entre os concorrentes inscritos no CPR2, ganhando folêgo para, quem sabe, trazer este Porsche mais vezes ao CPR.

João Ruivo acaba por conseguir um 2º lugar no CPR na sua estreia, na frente de Adruzilo Lopes que teve uma derradeira superespecial para esquecer. O piloto de Vizela cometeu um erro de percurso, o que o fez perder a liderança no CPR2 que parecia garantida. Ricardo Marques foi o 9º e melhor do Citroen C2, tendo podido respirar de alívio a partir da altura em que Ivo Nogueira saiu de estrada.

Texto: Sportmotores
Foto:Bruno Fernandes

quarta-feira, 3 de março de 2010

Roady Competition no Rali Torrié‏


Armindo Neves e Filipe Serra, da equipa Roady Competition, herdeira da tradição da Equipa StationMarché, que nos últimos anos tem marcado forte presença nos ralis nacionais, estão de regresso ao Campeonato de Portugal de Ralis.

Terminada a aventura no Open de Ralis, este regresso ao Campeonato maior que se realiza no nosso País, “deveu-se à necessidade de divulgação da nova imagem dos Centros-Auto Roady. Entenderam os parceiros, perante a necessidade de projectar a nova imagem comum em toda a Europa, que só fazia sentido continuar nos ralis se fosse precisamente no mais importante campeonato que se realiza em Portugal”, comenta Armindo Neves, justificando desta forma o regresso ao escalão principal dos ralis nacionais.

A equipa Roady Competition começou a preparar a temporada de 2010 desde Dezembro último, altura em que adquiriu um Mitsubishi Lancer Evo VII “Ralliart Alemanha”, tendo feito de pronto um primeiro teste em competição no Rali InterMarché Cidade de Portimão. O carro foi entretanto sujeito a uma revisão profunda, argumentando Armindo Neves que “sendo esta uma temporada de transição, embora a postura da equipa seja sempre a mesma, este é um carro que nos dá garantias de voltar a aprender as provas do nacional, sendo simultaneamente competitivo, o que nos irá permitir evoluir prova a prova ao longo da temporada”.
A estreia com um 4x4 no Campeonato de Portugal de Ralis acontecerá já no Rali Torrié, nos dias 5 e 6 de Março. Filipe Serra, navegador de Armindo Neves, sublinha que, “é uma prova totalmente nova para todos e isso é bom para a nossa equipa. Gostámos de conduzir o carro em asfalto, mas sabemos que ainda temos muito a aprender, até porque este Evo VII nada tem a ver com o Carisma GT que usámos em 2009.”
Albino Carreiras, Director Desportivo da equipa ROADY COMPETITION, refere que ”o Campeonato de Portugal de Ralis é uma grande oportunidade para divulgar a marca Roady, mas também a imagem de todos os nossos parceiros, nomeadamente os pneus Kumho, representados em Portugal pela SPO - Sociedade de Pneus do Oriente, que voltam assim a equipar o nosso carro, e nos quais depositamos muita confiança depois das excelentes performances de 2009. Estamos muito entusiasmados com este regresso ao “Nacional” e confiantes na obtenção de bons resultados como aliás tem sido nosso apanágio desde a primeira hora”.

Roady Competition
roady.competition@gmail.com
Albino Carreiras – 917210835 / Armindo Neves - 916161275

Paulo Neto / Daniel Amaral no Rali Torrié


Nova temporada, novas ambições

Após o regresso aos ralis em 2009, Paulo Neto, agora acompanhado pelo jovem Daniel Amaral, volta a disputar o Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM, integrando também o Citroen Racing Trophy.


Novamente ao volante de um competitivo Citroen C2 R2 Max Paulo Neto / Daniel Amaral vão estar presentes no Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM. A primeira novidade para esta temporada é a presença de um novo navegador, Daniel Amaral, já que Paulo Pereira teve que renunciar por razões profissionais.

Segundo Paulo Neto “a escolha do Daniel Amaral foi natural, já que é meu vizinho, gosta de ralis, tem alguma experiência e pode por isso ser uma mais-valia para a equipa”.

Para Daniel Amaral ter aceite este convite de Paulo Neto foi “uma enorme honra para mim. Representa também mais um passo na carreira e o concretizar de um sonho que era disputar o Campeonato de Portugal de Ralis. Vou dar o meu melhor para ajudar o Paulo Neto a alcançar os nossos objectivos”.

A renovação da aposta no mesmo carro e nas mesmas competições “acabou por ser óbvia, porque irá permitir potenciar a experiência adquirida em 2010. Nesta altura já conhecemos melhor o Citroen C2 o que nos permite encarar esta temporada com objectivos um pouco mais ambiciosos”, revela Paulo Neto, adiantando que “queremos melhorar de uma forma geral os resultados obtidos em 2009. É esse o nosso objectivo para este ano”.

Para o Rali Torrié, que é totalmente diferente da prova de 2009, sendo disputado em pisos de asfalto e não de terra, Paulo Neto pretende “terminar a prova, pois isso é sinónimo de fazer quilómetros, ganhar ritmo competitivo e alcançar já um resultado, o que não aconteceu o ano passado. Sabemos que poderemos andar entre os primeiros do Campeonato de Portugal 2L/2RM, mas é importante não cometer erros e, como disse, quero obter já o melhor resultado possível”.

A presença de Paulo Neto no Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM e no Citroen Racing Trophy, conta com os seguintes parceiros:
- Valadares – Louça Sanitária
- Saint Gobain – Weber – argamassas industriais
- Quantinfor – Consultoria informática
- M.C.D. Garcia – Peças automóveis
- Profiltek – Divisórias de Duche
- Vitarte – Produção gráfica
- Caras Decoração
- MDM – Móveis de banho
- Tres-Torneiras
- Diresco – Superfícies de Quartzo
- Restaurante “O Amaral”
- Paulo Neto, Lda – Materiais de construção


Para mais informações e fotos, contactar:
Paulo Neto
E.mail: pneto@pauloneto.pt

segunda-feira, 1 de março de 2010

Troféu de Ralis Clubes de Trás-os-Montes


Iniciada a competição com a realização do Rali Município de Sabrosa, a Comissão Organizadora do Troféu está satisfeita, uma vez que dos admitidos à partida na prova pontuável para o Campeonato Regional de Ralis Douro, apenas uma equipa não se inscreveu no Troféu.
São já vinte, as equipas que aderiram a este Troféu, uma iniciativa dos Clubes de Trás-os-Montes que de forma inédita tentam atrair mais Concorrentes às suas provas, se bem que a vontade fosse de ir ainda mais longe na distribuição de prémios, mas também para este primeiro ano tal seria incomportável.
No final do rali foram vários os Pilotos e Navegadores que realçaram o valor da iniciativa, prevendo-se que na próxima prova pontuável, o “Rali Rota do Folar”, o número de interessados aumente, até porque são já várias as equipas espanholas que mostraram interesse em vir a participar nas restantes provas do Troféu.

Classificação de pilotos

1.º Manuel Coutinho 20
2.º Renato Pita 19
3.º José Conceição 18
4.º Paulo Silva 17
5.º Ivan Carquejo 16
6.º Hélder Miranda 15
7.º Paulo Macedo 14
8.º Cesar Velasco 13
9.º Luís Amarante 12
10.º João Bessa 11
11.º David Rial 10


Classificação de navegadores

1.º Manuel Babo 20
2.º Marco Macedo 19
3.º Hugo Lisboa 18
4.º Sofia Mouta 17
5.º Alexis Alves 16
6.º Bruno Teixeira 15
7.º Nuno Ponte 14
8.º Francisco Yusto 13
9.º Elsa Amarante 12
10.º Artur Teixeira 11
11.º David Alvarez 10